Futebol

Primeiro negro a marcar pelo Bilbao na história agradece apoio da torcida

O gol contra o Torino, em jogo que terminou empatado por 2 a 2.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(undefined)

BILBAO - Aos 21 anos, Iñaki Williams precisou de apenas oito minutos contra o Torino, em jogo válido pela Liga Europa, para pôr fim a um “tabu” de 117 anos. Pela primeira vez na história, um jogador negro balançou as redes pelo Athletic Bilbao. Filho de pai ganês e mãe liberiana, o jovem Iñaki nasceu em na província espanhola em 1994 e, por ser de origem basca, pode atuar pelo Bilbao apesar da ascendência africana. Depois do feito histórico, o jogador utilizou-se das redes sociais para agradecer o apoio dos torcedores.

O gol contra o Torino, em jogo que terminou empatado por 2 a 2, válido pela fase 32 avos da Liga Europa, não foi só o primeiro gol negro da história do Bilbao, como o primeiro gol de Iñaki como profissional do clube espanhol. Por meio de sua conta no Instagram, o jogador manifestou sua satisfação ao publicar uma foto de sua comemoração. “Tudo chega para aquele que sabe esperar. Muito obrigado por todos os elogios!”, escreveu.

Quarto maior campeão da Espanha, atrás dos grandes Real Madrid, Barcelona e Atlético, o Bilbao tem uma política de administração um tanto quanto restrita e só permite que jogadores bascos ou de ascendência basca defendem as cores do clube. O jovem Williams, por obra do acaso, encaixa-se nesse perfil.

Revelado pelo Pamplona, primeiro clube profissional – que atualmente está na quarta divisão espanhola – Iñaki foi comprado pelo Bilbao em 2012, que levou a melhor na concorrência com Zaragoza e Osasuna (outros times que disputavam a contratação do jogador). Integrado ao time B, o atleta se destacou nos torneios nacionais e foi promovido para o time principal no fim de 2014 pelo técnico Ernesto Valverde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.