Campeonato Espanhol

CR7 é expulso, mas Real derrota Córdoba de virada

Vitória mantém time merengue na liderança do Campeonato Espanhol.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Divulgação/Real Madrid)

CÓRDOVA - A zebra quase apareceu em Córdova, neste sábado, na abertura do segundo turno do Campeonato Espanhol. No El Arcángel, o Córdoba deu trabalho para o poderoso Real Madrid, mas sofreu a virada por 2 a 1, no último minuto. Com o resultado, a vida do líder da competição segue tranquila com 48 pontos, que ainda vê o segundo colocado e grande rival Barcelona em sua cola, com 44 – os catalães também entram em campo neste sábado, contra o Elche.

O time merengue entrou em campo com o que tinha de melhor à disposição, com direito a Kroos, Cristiano Ronaldo, Bale, James Rodríguez e Benzema. As exceções eram o zagueiro Pepe e o meia Isco, poupados. Ainda assim, a equipe de Carlo Ancelotti quase foi frustrada pelo mediano adversário, que agora ocupa a 12ª posição na tabela da Liga BBVA, com apenas 18 pontos somados.

Com sumiço de CR7, Real leva susto

A má sorte madridista começou cedo. Logo no primeiro minuto, o árbitro viu um toque de mão de Sergio ramos dentro da área e anotou o pênalti para o Córdoba. Na cobrança, Ghilas colocou no ângulo direito da meta, abrindo o placar sem dar qualquer chance para Casillas.

Desnorteado, o Real tentava reagir rapidamente, mas a marcação do Córdoba fechava os espaços e não permitia a descida merengue. Essa dificuldade ficou evidente no jogo de Bale, que não conseguia se livrar dos marcadores adversários, que o cercavam constantemente na ponta direita. O galês só obteve êxito em uma jogada aos 14 minutos, quando resolveu inverter seu próprio jogo e arriscar a descida pela esquerda. Ainda assim, o jogador só ganhou escanteio – cobrado por James e afastado por Pantic.

Enquanto o Real se esforçava para ganhar escanteios, o Córdoba se aproximava do segundo. Aos 18 minutos, Bebé recebeu dentro da grande área e chutou cruzado da direita, vendo a bola passar muito perto do gol de Casillas. Assim como os colegas de equipe, Cristiano Ronaldo demorou para levar perigo. Aos 21, o português arriscou sua primeira jogada na partida, mas a finalização saiu sem levar perigo para a meta de Juan Carlos.

Se as tentativas pelo chão não funcionavam, a saída foi jogar pelo alto. Em cobrança de escanteio pela esquerda, aos 26, James levantou para a área e Bale desviou de cabeça sem jeito. Por sorte, ela caiu nos pés do bem posicionado Benzema, que fuzilou as redes e carregou a bola para o centro do campo. Cinco minutos depois, o duelo foi paralisado por um lance atípico: Bale cruzou pela direita e Cristiano Ronaldo tentou o domínio com o nariz, caindo no gramado com dores – a imagem que resume o primeiro tempo do português.

Cristiano Ronaldo explode, mas Bale vira com frieza

Tal como começou o primeiro tempo, a etapa final teve início com ímpeto ofensivo do Córdoba. Aos 11 minutos, Bebé venceu a defesa do Real Madrid na corrida e desceu ao ataque pela esquerda. Mesmo sem muito ângulo, o português obrigou Casillas a aquecer as luvas com uma bela defesa.

Enquanto isso, o Real seguia perdido em seu próprio meio de campo, a ponto de Khedira levar uma caneta do adversário e cometer falta na sequência, por nervosismo. Em seguida, o Córdoba desceu em contra-ataque e Florín quase marcou por cobertura, mas para a sorte de Casillas – que afastou a bola com os olhos –, ela bateu na trave esquerda e saiu. Nas arquibancadas, a torcida da casa entoava o canto de “Sí se puede!” (cuja tradução seria “sim, é possível!”), demonstrando confiança na vitória.

A situação merengue ficou ainda mais complicada aos 37, quando Cristiano Ronaldo enfim deu voz ao nervosismo que prejudicou seu futebol no El Arcángel. Visivelmente irritado, o português agrediu o lateral-esquerdo brasileiro Edimar e foi expulso. Sem deixar a marra de lado, o craque – eleito melhor do mundo pela terceira vez na carreira – deixou o gramado fingindo limpar o escudo de campeão europeu e mundial em seu uniforme, ironizando a torcida que o vaiava.

Para a frustração do time da casa, o árbitro viu toque de mão de Cartabia dentro da área e assinalou pênalti para o Real aos 41 minutos – além do cartão vermelho direto para o meia –, no apagar das luzes do confronto. Sem Cristiano Ronaldo, Bale pegou a bola e assumiu a responsabilidade da cobrança. Com frieza, o galês acertou o meio do gol e comemorou a virada do Real Madrid, líder isolado do Campeonato Espanhol, uma vez que não havia mais tempo para um novo empate do Córdoba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.