Futebol

Laterais brasileiros estão entre as piores contratações do ano

Douglas, do Barcelona, e Filipe Luís, do Chelsea, são alvos de críticas diariamente.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Após trocar São Paulo pelo Barça e realizar "sonho", Douglas segue encostado no elenco azul-grená.
Após trocar São Paulo pelo Barça e realizar "sonho", Douglas segue encostado no elenco azul-grená. (Reprodução)

BARCELONA - O jornal Mundo Deportivo, que tem sede em Barcelona, divulgou uma lista nesta quinta-feira elencando as dez piores contratações do futebol europeu em 2014. Entre os nomes listados, dois laterais brasileiros aparecem: Douglas, contratado pelo Barcelona, e Filipe Luís, que trocou o Atlético de Madri pelo Chelsea, mas teve poucas oportunidades sob o comando de José Mourinho até o momento.

Contratado junto ao São Paulo por 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 18,6 milhões) em meados deste ano, o lateral Douglas não conseguiu ter sequência com Luis Enrique por conta de uma lesão muscular sofrida logo após sua estreia. Após chegar ao Camp Nou sob rótulo de aposta, aos 24 anos, para substituir Daniel Alves, Douglas tem recebido diversas críticas por parte da imprensa e sendo preterido até mesmo pelo zagueiro Bartra, que vem atuando de forma improvisada pelo lado do campo.

O outro brasileiro na relação é Filipe Luís, que ficou de fora da Copa do Mundo no Brasil e voltou a ser chamado para a Seleção a partir da chegada de Dunga. Assim como Diego Costa e Courtois, Filipe trocou o Atlético de Madri pelo Chelsea nesta temporada, mas não conseguiu repetir o sucesso dos companheiros, que se firmaram como titulares no time de Mourinho. Courtois deixou o experiente Cech na reserva, enquanto Diego Costa levou vantagem sobre Drogba e Remy.

Amargando a reserva durante a maior parte do tempo, Filipe Luís, assim como Douglas, tem sido preterido por um jogador improvisado. Se no Barça é o zagueiro Bartra quem vem atuando pelo lado do campo, no Chelsea o lateral direito Azpilicueta tem atuado no lado oposto, fazendo às vezes de lateral esquerdo. Há pouco mais de uma semana, Filipe marcou seu primeiro gol em um jogo da Copa da Liga Inglesa, diante do Derby County, após quase seis meses de sua contratação.

Além dos brasileiros, outros oito estrangeiros completam a relação, encabeçada pela contratação de Mario Balotelli pelo Liverpool. Fora da Copa do Mundo por conta da relação estremecida com o então técnico Cesare Prandelli, Balotelli trocou o Milan pelo Liverpool e até agora não inspirou confiança a Brendan Rodgers, marcando apenas dois gols em 15 partidas. Se não pelos gols, Balotelli ganhou as capas de jornal recentemente por ter se envolvido em uma polêmica com relação ao racismo em virtude de uma postagem no Twitter.

O goleiro Oblak, contratado pelo Atlético de Madri para suprir a ausência do belga Courtois, não conseguiu ter sequência com Simeone, abrindo espaço para o jovem Moya, cria da basecolchonera. A contratação de Torres pelo Milan também foi elencada como um mau negócio, assim como a de Vidic pela Inter de Milão. Outros nomes citados foram Immobile no Borussia Dortmund, o mexicano Ochoa no Málaga e o grego Mitroglou no Fulham.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.