Contra o racismo

Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é preso e solto após depoimento

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

A polícia espanhola anunciou hoje (30) que prendeu o torcedor do Villarreal que atirou uma banana em Daniel Alves que jogava pelo Barcelona, no domingo (27), em rodada do Campeonato Espanhol. A detenção foi feita ontem. O jovem prestou depoimento e se encontra em liberdade.

O gesto foi enquadrado no artigo 510 do código penal, que diz respeito à promoção de descriminação, ódio ou violência contra grupos ou associações por motivos racistas. O caso seguirá ainda para julgamento e há a possibilidade de ser arquivado.

O torcedor foi identificado no dia seguinte da partida e teve a carteira de sócio do clube suspensa. Além disso, foi proibido de entar no estádio. O Villarreal disse "lamentar e repudiar profundamente o incidente ocorrido na partida contra o Barcelona".

O ocorrido gerou reação em todo o Brasil, principalmente nas redes sociais com a campanha #somostodosmacacos lançada pelo jogador Neymar Jr. A campanha publicitária criada pela agência Loducca foi, no entanto, criticada pelo movimento negro.

Nesta quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff disse que a Copa do Mundo no Brasil terá uma força muito grande na luta contra o preconceito.

*Com informações da RTVE

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.