Tênis

Wawrinka se vinga e elimina tricampeão Djokovic em cinco sets

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

O suíço Stanislas Wawrinka esperou aproximadamente um ano, mas se vingou do sérvio Novak Djokovic pela eliminação do Aberto da Austrália da temporada passada. Na manhã desta terça-feira, noite de Melbourne, o tenista de Lausanne conseguiu uma esperada revanche contra o vice-líder do ranking mundial e venceu o duelo por 3 sets a 2, parciais de 2/6, 6/4, 6/2, 3/6 e 9/7 , em 4h de partida, nas quartas de final do primeiro Grand Slam do ano.

Em 2013, Djokovic e Wawrinka se encontraram nas oitavas de final do Grand Slam de Melbourne e fizeram um duelo épico de mais de 5h de duração, considerado um dos melhores de toda a temporada. Então líder do ranking mundial, o tenista sérvio se recuperou na partida depois de ter 1/6 e 2/5 no placar e venceu com parciais de 1/6, 7/5, 6/4, 6/7 (5-7) e 12/10 a partida que terminou à 1h40 do horário local.

O duelo desta terça-feira foi o terceiro consecutivo entre Djokovic e Wawrinka em Grand Slams decidido em cinco sets, já que os dois se enfrentaram também no Aberto dos Estados Unidos e o sérvio venceu por 3 a 2.

Nesta manhã, Djokovic, campeão em Melbourne em 2011, 2012 e 2013, jogou o primeiro set com clara superioridade sobre seu adversário, obteve uma quebra de saque no sexto game e se manteve à frente do marcador até fechar a parcial inicial. Na segunda, Wawrinka começou a jogar melhor e deixou a disputa empatada vencendo também um set.

A terceira parcial de partida foi atípica. Considerado um tenista aguerrido, Djokovic esteve apático em quadra e cometeu muitos erros não forçados. O jogador suíço aproveitou a oportunidade e melhorou ainda mais. Com duas quebras, fez 6/2 com bastante tranquilidade para assumir a frente do placar.

O tenista sérvio recuperou a confiança no quarto set de jogo e colocou um pouco de pressão sobre Wawrinka, que tentou utilizar o potente primeiro serviço para se salvar. Mas Djokovic conseguiu uma quebra no oitavo game e depois confirmou seu saque para vencer a parcial.

No quinto e decisivo set, o nervosismo atrapalhou os dois atletas, que fizeram um jogo instável e com muitos erros. Djokovic conseguiu vencer o serviço do suíço já no terceiro game, mas perdeu seu saque logo no game seguinte. O duelo, que já era dramático, ganhou novos ingredientes no fim do 11º game, quando uma chuva fraca atingiu a Rod Laver Arena.

A partida ficou interrompida por cerca de cinco minutos, tempo em que a precipitação cessou. Quando o jogo foi retomado, os tenistas seguiram confirmando seus saques até o 16º game, em que Djokovic diminuiu ritmo. No primeiro match point que teve, Wawrinka contou com um erro de voleio do sérvio e venceu.

Foi apenas a terceira vitória do tenista suíço em 18 jogos contra Djokovic, que havia vencido as 14 últimas partidas entre eles. Na semifinal, Wawrinka enfrenta o tcheco Tomas Berdych, em duelo que tem vantagem de 8 a 5 no retrospecto do confronto direto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.