Basquete

Brasil bate Argentina e conquista título do Sul-americano

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Na noite deste domingo, a Seleção Brasileira feminina de basquete conquistou o título do Sul-americano, torneio disputado em Mendoza (ARG), ao superar a Argentina, seleção anfitriã, pelo placar de 67 a 58.

Com o resultado, o Brasil conquista o 24º título da competição, sendo o 14º caneco sul-americano consecutivo invicto. A Seleção não deixa escapar o título do Sul-americano desde 1986.

O Brasil foi para os vestiários, no intervalo do jogo, perdendo por um ponto de diferença (36 a 35), mas uma grande reação das comandadas do técnico Luiz Augusto Zanon no terceiro quarto, vencido pela Seleção pela parcial de 22 a 10, abriu o caminho para a vitória. No último quarto, mesmo com uma derrota parcial por 12 a 10, a Seleção Brasileira confirmou o triunfo e o título.

No terceiro quarto, a ala Jaqueline Silvestre acabou se lesionado e teve que sair carregada de quadra.

A cestinha da partida foi a armadora Tainá da Paixão, que saiu de quadra com 19 pontos, além de cinco rebotes e duas assistências. A pivô Damiris do Amaral também teve papel de destaque e fechou com double-double de 18 pontos e 11 rebotes, tendo ganhado o título de melhor jogadora (MVP) do Campeonato Sul-americano.

Do lado da seleção argentina, a atleta que mais brilhou no duelo foi Gisela Vega, que fechou o embate com duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes.

Também neste domingo, o Chile derrotou a Venezuela pelo placar de 74 a 56 e ficou na terceira colocação do torneio. Já o Paraguai superou a Colômbia por 75 a 67 e fechou o Sul-americano na quinta colocação.

Com os resultados do Sul-americano, Brasil, Argentina, Chile e Venezuela estão classificados para a Copa América do México, que será realizada entre os dias 23 e 28 de setembro e dá vaga aos três melhores países para o Campeonato Mundial da Turquia, que será em 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.