Copa do Mundo

Após falhas, Valcke diz que foco para 2014 são os estádios

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke voltou a se pronunciar oficialmente. Nesta sexta-feira, o dirigente divulgou uma carta aberta através do site oficial da entidade na qual admitiu falhas na organização da Copa das Confederações, mas elogiou o desempenho do Brasil, tetracampeão do torneio após vitória por 3 a 0 sobre a Espanha na final. Além disso, Valcke afirmou que o foco da Fifa para 2014 serão os estádios que ainda não estão prontos.

“Para nós, organizadores, o principal foco agora são os 12 estádios, sendo que naturalmente haverá um monitoramento mais firme das seis arenas ainda em construção. O segredo fundamental do êxito do grande torneio do ano que vem é que possamos começar a instalar a infraestrutura complementar de tecnologia da informação, telecomunicações e transmissão de rádio e TV já no início de 2014 em todos os estádios”, disse.

Até aqui, dos 12 estádios que serão utilizados na Copa do Mundo, seis ainda não foram entregues: Arena Corinthians (São Paulo), Arena da Baixada (Curitiba), Arena Pantanal (Cuiabá), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena das Dunas (Natal) e Arena Amazônia (Manaus). Os outros seis, por sua vez, sediaram a Copa das Confederações e já estão recebendo jogos do Campeonato Brasileiro.

Apesar da excelente média de público (49,7 mil – a segunda maior da história) e do sucesso comercial da Copa das Confederações, Valcke admitiu que houve falhas no torneio-teste para o Mundial do ano que vem.

“É claro que houve algumas dificuldades e deficiências. É por isso que este evento era tão importante. Ficamos muito satisfeitos de que elas tenham acontecido agora, para que possamos trabalhar para melhorar esses aspectos para 2014. Não se pode esperar que tudo funcione perfeitamente em estádios novos em folha”, explicou.

Para a Copa do Mundo, o secretário-geral da Fifa afirmou que, em fevereiro de 2014, a entidade organizará um seminário para as 32 seleções classificadas ao torneio. Sem revelar o local oficial, Valcke disse que a decisão será tomada em outubro. A cidade favorita, porém, é Florianópolis.

Por fim, o dirigente voltou a explicar como será a mecânica de venda dos ingressos para o maior campeonato de futebol do mundo, que se inicia no dia 20 de agosto, às 7 horas (de Brasília).

“Atualmente, estamos fazendo um grande esforço para garantir que possamos oferecer o melhor serviço aos torcedores. Mas ninguém precisa esperar por esse momento exato para fazer sua solicitação de ingressos. Isso porque não importa se você fizer o pedido em 20 de agosto ou 10 de outubro (quando se encerra a primeira fase de vendas), já que reuniremos todas as solicitações e, a seguir, realizaremos um sorteio para as categorias e jogos que tiverem mais pedidos do que assentos disponíveis”, encerrou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.