Tênis

Em duelo de 4h40, Nadal vence Djokovic e vai à final

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Depois de 4h40 de disputas, o espanhol Rafael Nadal levou a melhor no confronto contra o sérvio Novak Djokovic, considerada a final antecipada de Roland Garros, nesta sexta, em Paris, na França. O número quatro do mundo mostrou sua força no saibro e venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1 e 6/7 (3-7) e 9/7.

A decisão do Grand Slam da capital francesa será disputada no domingo. Nadal briga pelo título contra o vencedor do outro duelo pela outra semifinal entre seu compatriota David Ferrer e o francês Jo-Wilfried Tsonga, que conta com o apoio da torcida para conseguir a vaga, ainda nesta sexta. Contra ambos os possíveis rivais, Nadal possui larga vantagem no retrospecto.

Foi a 20ª vitória de Rafael Nadal diante do sérvio, cujo histórico já soma 35 duelos, desde 2006, quando se encontraram pela primeira vez no circuito profissional, justamente na disputa de Roland Garros. Em 2013, foi a segunda partida e o espanhol devolveu a derrota sofrida no Masters 1000 de Monte Carlo.

Os dois primeiros sets da partida foram marcados pelo equilíbrio entre os jogadores. Nadal venceu o primeiro e viu Djokovic terminar o segundo na frente. A terceira parcial, no entanto, foi surpreendente com grande domínio do espanhol, que quase conseguiu um “pneu” sobre o rival. A disputa voltou a ficar equilibrada e o sérvio levou a decisão para o set desempate, depois de vencer no tie-break. No quinto set, a quebra decisiva foi obtida por Nadal apenas com a parcial em 9/7.

O jogo - A partida começou bastante disputada, mas nenhum dos tenistas perdeu a chance de confirmar o serviço, apesar das dificuldades, e o duelo seguiu empatado até 3/3. No entanto, Djokovic não resistiu à pressão no game seguinte e viu Nadal conseguir a quebra, mesmo depois do sérvio salvar dois break point. O espanhol ampliou com um ace e se aproximou da vitória na parcial, fechada em 6/4.

No segundo set, a quebra veio mais cedo, mas novamente favorável a Rafael Nadal, que aproveitou a sucessão de erros de Djokovic para fazer 3/2. O sérvio, no entanto, devolveu a quebra na parcial seguinte e impediu que o espanhol abrisse vantagem. Em melhor momento, o número um do mundo voltou a quebrar o adversário em 5/3 e confirmou o serviço para empatar o jogo.

Nadal entrou motivado e concentrado na terceira parcial. Com um saque forte e pressão para cima do sérvio, ele conseguiu duas quebras que o colocaram com uma vantagem inédita até então na partida, com 4/0 favoráveis no placar. A situação ficou ainda mais confortável quando o espanhol confirmou o serviço e por pouco não fechou com um “pneu”. Djokovic evitou o vexame, mas não o tropeço no set.

O sérvio voltou para o jogo no quarto set, porém Nadal continuou a dar trabalho. A partida esteve empatada em 3/3, até que o espanhol conseguiu mais uma quebra, em momento decisivo do duelo. Todavia, Djokovic, mostrando tranquilidade, também anotou sua quebra na sequência. O duelo seguiu empatado e foi levado ao tie-break, onde o dono do topo da ATP se impôs e levou o jogo para ser decidido no quinto set.

A derrota na quarta parcial, quando teve a chance de fechar a partida, parece ter abalado o espanhol para o início do set decisivo, que começou com erro do número quatro e quebra de Djokovic. O sérvio manteve a quebra de vantagem e administrou a partida até que Nadal conseguiu o empate em 4/4 e colocou ainda mais emoção no final de jogo. O confronto seguiu sem que os tenistas desperdiçassem o saque e o espanhol só conseguiu uma nova quebra para fechar em 9/7.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.