Série B

Com grande atuação, Sampaio Corrêa vence o Vila Nova e encaminha permanência na Série B

Em noite inspirada no Castelão, Tricolor sobe para o 10º lugar da Segundona e só será rebaixado se houver uma improvável combinação de resultados.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 19h09
Jogando em casa, o Sampaio Corrêa derrotou o Vila Nova.
Jogando em casa, o Sampaio Corrêa derrotou o Vila Nova. (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Depois de acumular atuações ruins e tropeços consecutivos no segundo turno do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa arrancou o sorriso do torcedor na noite desta quinta-feira (11) e respirou aliviado na luta contra o rebaixamento. Em duelo válido pela 35ª rodada da Série B e disputado no Estádio Castelão, o Tricolor fez um de seus melhores jogos nesta edição da competição nacional, venceu o Vila Nova por 3 a 0 e agora só fica fora da Segundona em 2022 se houver uma improvável combinação de resultados.

Dominante desde o começo da partida, o Sampaio Corrêa abriu o placar no Castelão com apenas três minutos do primeiro tempo: Roney arriscou chute da entrada da área, a bola desviou em Rafael Donato, enganou o goleiro Georgemy e foi parar no fundo do gol. Na etapa final, o Tricolor manteve a pressão e garantiu a vitória, com Pimentinha ampliando a vantagem aos 13 minutos, e Léo Artur fechando o placar aos 27.

Com a segunda vitória consecutiva, o time do Sampaio Corrêa subiu para a 10ª colocação da Série B e chegou aos 46 pontos, oito a mais que o Londrina, equipe de melhor campanha na zona de rebaixamento. Matematicamente, o Tricolor ainda não evitou a queda, mas a probabilidade se tornou bem remota, inferior a 0.2%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Vila Nova, por sua vez, caiu para a 13ª posição da Segundona, com 44 pontos, e ainda precisa de uma vitória para evitar qualquer risco de rebaixamento para a Série C.

Sampaio Corrêa e Vila Nova voltam a campo na noite de segunda-feira (15), a partir das 18h, em compromissos válidos pela 36ª rodada da Série B. Enquanto o Tricolor encara o Náutico no Estádio dos Aflitos, no Recife, em duelo com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte, o Vila Nova recebe o Vasco no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia.

O jogo

Animado com o apoio da torcida no Castelão e a possibilidade de encaminhar a permanência na Série B, o Sampaio Corrêa precisou de apenas três minutos para abrir o placar contra o Vila Nova. Após ser lançado por Watson na ponta direita, Pimentinha chamou a marcação e deu um passe na medida para Roney, que arriscou o chute na entrada da grande área e contou com o desvio de Rafael Donato para enganar o goleiro Georgemy, que não teve como evitar o gol tricolor. Pouco depois, aos oito, o Tubarão perdeu uma grande chance de ampliar a vantagem: após erro na saída de bola, Georgemy cortou cruzamento de Eloir para Ciel, mas a bola sobrou para Rony, que cabeceou por cobertura e quase marcou um belo gol.

Em um ritmo impressionante, o Sampaio Corrêa acumulava oportunidades perdidas diante de um Vila Nova sem muita inspiração. Aos 12 minutos, Georgemy saiu mal do gol em cobrança de escanteio e Allan Godói conseguiu o desvio de cabeça, que passou perto da trave direita. Já aos 14, Pimentinha inverteu o jogo para Roney, que encarou a marcação na ponta esquerda, arriscou o chute cruzado e quase marcou o segundo gol do Tubarão.

Com o passar do tempo, o time do Sampaio Corrêa reduziu a pressão, porém, o Vila Nova não teve muita força para sufocar a equipe maranhense. O Tigre só conseguiu assustar o Tubarão aos 17 minutos, com Diego Tavares, que recebeu passe de Alesson na grande área e mandou a bola por cima do gol. O Sampaio, por sua vez, só voltaria a criar uma boa chance de gol aos 38 minutos: Ciel arriscou um chute forte da entrada da área, e Georgemy, bem posicionado, segurou firme.

Sampaio mantém pressão e consegue grande vitória no Castelão

O cenário da partida não sofreu alterações no segundo tempo: enquanto o Sampaio Corrêa pressionava em busca do segundo gol, o Vila Nova se preocupava apenas com a defesa, sem oferecer perigo no contragolpe. De tanto insistir, o Tricolor ampliou a vantagem aos 13 minutos, com Pimentinha, que puxou o contra-ataque, tabelou com Léo Artur e chutou da entrada da área, sem chances para Georgemy.

Mesmo com a vitória encaminhada, o Sampaio Corrêa não recuou e continuou criando chances. Léo Artur, aos 20 minutos, finalizou de muito longe, e a bola tirou tinta da trave direita do Vila Nova. Pouco depois aos 27, após erro na saída de bola do Vila Nova, Betinho fez um belo lançamento para Pimentinha, que deu um passe na medida para Léo Artur desviar a bola na pequena área e marcar o terceiro gol do Tubarão.

Depois do terceiro gol, a partida teve uma queda considerável de ritmo, mas isso não impediu o Sampaio Corrêa de pressionar o Vila Nova em busca do quarto gol. Maurício, aos 38 minutos, cobrou falta com categoria e obrigou Georgemy a se esticar todo para espalmar a bola, que estava a caminho do ângulo esquerdo. Já aos 40, Léo Artur arriscou o chute na ponta-direita e quase marcou um gol antológico no Castelão. Depois disso, o Sampaio apenas esperou o tempo passar para confirmar uma grande vitória em casa e praticamente selar a permanência na Série B em 2022.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Allan Godói, Nilson Junior e Éder Lima; Watson (Maurício), Betinho, Ferreira e Eloir (Léo Artur); Pimentinha (Gabriel Popó), Roney (Jean Silva) e Ciel (Jackson). Treinador: João Brigatti

VILA NOVA: Georgemy; André Krobel, Rafael Donato, Renato Silveira e Willian Formiga; Pedro Bambu (Tiago Real), Éder e Arthur Rezende (Kallyl); Diego Tavares (Kelvin), Alesson (Alan Grafite) e Pedro Junior (Rafael Silva). Treinador: Higo Magalhães

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.