Pré-Copa do Nordeste

Imperatriz perde para o Botafogo (PB) e se despede da Pré-Copa do Nordeste

Cavalo de Aço fez duelo equilibrado, mas o Belo aproveitou melhor as oportunidades de gol no Almeidão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Botafogo-PB e Imperatriz se enfrentaram no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Botafogo-PB e Imperatriz se enfrentaram no Estádio Almeidão, em João Pessoa. (Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

JOÃO PESSOA - Depois de uma classificação dramática nos pênaltis diante do Fluminense-PI, o Imperatriz encarou, na noite desta quarta-feira (20), um desafio ainda maior pela segunda fase da Pré-Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB, que contou com o apoio da torcida no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O Cavalo de Aço até equilibrou as ações em boa parte da partida, mas o Belo mostrou força em casa, venceu por 2 a 0 e decretou a eliminação da equipe colorada da competição regional.

Precisando da vitória fora de casa para avançar de fase na Pré-Copa do Nordeste, o Imperatriz adotou a estratégia do contragolpe contra o Botafogo-PB, que avançou suas linhas e tentou pressionar o time maranhense. O Cavalo de Aço se segurou bem durante boa parte do primeiro tempo, entretanto, o Belo abriu vantagem antes do intervalo: Éderson, aos 26 minutos, aproveitou rebote de Diego Martins em finalização de Daniel Felipe e abriu o placar para a equipe paraibana. Na etapa final, o Imperatriz foi ao ataque em busca de um gol que levaria a decisão da vaga para os pênaltis, mas o Botafogo-PB mostrou força na marcação e garantiu a vitória com um gol de Bruno aos 46 minutos.

Na terceira fase da Pré-Copa do Nordeste, o Botafogo-PB enfrentará o Vitória, que se classificou após bater o Itabaiana no Barradão. Os dois times se enfrentarão em duelos de ida e volta, e o vencedor desse confronto avança à fase de grupos do Nordestão em 2022. O Imperatriz, por sua vez, perdeu a chance de voltar a disputar a etapa principal da competição regional, o que aconteceu pela última vez em 2020.

Ainda vivo na disputa da Pré-Copa do Nordeste, o Botafogo-PB volta agora as suas atenções para o Campeonato Brasileiro Série C. O próximo duelo do Belo, que está na segunda fase da Terceirona, será disputado na noite deste sábado (23), às 19h, contra o Criciúma, no Estádio Almeidão. Já o Imperatriz volta agora as suas atenções para a Copa FMF, torneio que começa em novembro e definirá os últimos representantes do futebol maranhense na Copa do Brasil e na Série D de 2022.

O jogo

Mesmo apostando no contra-ataque, o Imperatriz teve a primeira grande chance de gol no Almeidão. Logo aos três minutos, Lineker cobrou falta, e Felipe espalmou a bola pela linha de fundo. A resposta do Botafogo-PB não demorou: aos 12 minutos, Luã Lúcio chutou cruzado, Daniel Felipe fez o desvio, e Diego Martins, atento, salvou o Imperatriz.

Animado, o Botafogo-PB voltou a assustar o Imperatriz em duas finalizações de Marcos Aurélio, aos 17 e 20 minutos, mas Diego Martins segurou firme. Aos 26, entretanto, a pressão do Belo surtiu efeito: após levantamento de Marcos Aurélio, Daniel Felipe cabeceou firme, Diego Martins fez uma difícil defesa, mas Éderson mandou a sobra para o gol.

Na reta final do primeiro tempo, o Imperatriz aumentou a pressão sobre o Botafogo-PB. Aos 38 minutos, Luís Gustavo tentou cortar cruzamento de Hudson, mandou para o próprio gol e obrigou Felipe a afastar o perigo pelo Belo. Pouco depois, aos 39, Lineker arriscou o chute pelo Cavalo de Aço, e Felipe salvou mais uma vez a equipe paraibana. O Botafogo-PB só levaria perigo novamente ao Imperatriz aos 42: após cobrança de falta de Marcos Aurélio, Diego Martins voou para fazer mais uma defesa pela equipe colorada.

Botafogo-PB define jogo nos acréscimos e confirma eliminação do Imperatriz

Disposto a matar o jogo o quanto antes, o Botafogo-PB foi ao ataque no começo do segundo tempo. Aos 10 minutos, Gabriel Araújo cobrou falta e quase marcou o segundo gol do Belo. Já aos 12, Sávio fez o cruzamento para Éderson, que desviou e levou perigo ao gol do Imperatriz.

Com o passar do tempo, o Botafogo-PB tentou valorizar a posse de bola e encontrar espaços na defesa do Imperatriz, que, por sua vez, buscava um contragolpe para empatar o duelo. Aos 20 minutos, a zaga colorada não afastou cobrança de escanteio de Marcos Aurélio e a bola sobrou para Éderson, que chutou de bicicleta e parou em defesa firme de Diego Martins. A resposta do Cavalo de Aço veio em cobrança de falta de Lineker, aos 28 minutos, mas a finalização do meia colorado saiu pela linha de fundo.

Sentindo a dificuldade do Imperatriz no campo de ataque, o Botafogo-PB voltou a pressionar a equipe colorada em busca do segundo gol. Aos 39 minutos, Marcos Aurélio cobrou falta, para mais uma defesa de Diego Martins. A insistência do Belo só foi premiada aos 46: após passe de Marcos Aurélio, Bruno conseguiu a finalização, marcou o segundo gol e confirmou a classificação do time paraibano.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-PB: Felipe; Sávio, Daniel Felipe, Luís Gustavo e Gabriel Araújo; Amaral (Gabriel Yanno), Juninho (Tinga), Cleyton (Esquerdinha) e Marcos Aurélio; Luã Lúcio (Juba) e Éderson (Bruno). Treinador: Gerson Gusmão

IMPERATRIZ: Diego Martins; Hudson, Romário, Paulo Vitor e Andrey Juan (Joãozinho); Marcão (Cícero Júnior), Yure Silva, Valker (Rodolfo Junior) e Lineker (Halyson); Raí Teles (Ailton Júnior) e Jheimy. Treinador: Charles Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.