Série D

Juventude Samas vence o Palmas e chega aos quatro pontos na Série D

Peixe Poraquê está na zona de classificação para a segunda fase; equipe tocantinense ocupa a lanterna do Grupo 2.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O Juventude Samas derrotou o Palmas em jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Série D.
O Juventude Samas derrotou o Palmas em jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Série D. (Christian Alencar)

PALMAS - O Juventude Samas conquistou, na tarde deste sábado (12), a primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série D. Em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Quarta Divisão e disputado no Estádio Nilton Santos, o Peixe Poraquê não se intimidou com a vantagem do mando de campo do Palmas, derrotou a equipe tocantinense por 2 a 1 e subiu na classificação do Grupo 2 da competição nacional.

Depois de um primeiro tempo morno, o Juventude Samas voltou com uma postura mais agressiva do intervalo e abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo, com Doda, que desviou um chute de Matheus Rubens e não deu chances ao goleiro Matheus Silva. O Palmas chegou a empatar o jogo aos 29 minutos, com o zagueiro Pierre, mas Baianinho, já aos 40, puxou o contragolpe, driblou Matheus Silva e só teve o trabalho de desviar a bola para o gol vazio, decretando a vitória do Juventude Samas na capital tocantinense.

A vitória no Nilton Santos coloca o Juventude Samas na terceira colocação do Grupo 2 da Série D, com quatro pontos em duas rodadas, atrás apenas do líder Guarany de Sobral, com seis pontos, e do 4 de Julho, que tem os mesmos quatro pontos do Peixe Poraquê, mas leva vantagem no saldo de gols. Já o Palmas, sem pontos após dois jogos, está na última colocação da chave.

O Juventude Samas volta a campo pela Série D na tarde do próximo domingo (20), às 15h30, contra o Moto Club, em partida que será realizada no Estádio Pinheirão e contará com cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na tarde de sábado (19), o Palmas visita o Guarany de Sobral no Estádio do Junco, a partir das 15h.

O jogo

Atuando em seus domínios, o Palmas tentou pressionar o Juventude Samas no começo de jogo, mas faltou criatividade no campo de ataque. Mesmo com a iniciativa do rival, o Peixe Poraquê teve a primeira grande chance aos 11 minutos, com Baiano, que arriscou o chute e levou perigo ao gol da equipe tocantinense.

Com uma marcação eficiente, sem dar muitos espaços ao Palmas, o Juventude Samas continuou com as melhores oportunidades no Nilton Santos. Baianinho, aos 33 minutos, fez bela jogada individual, arriscou o chute e parou em grande defesa de Matheus Silva.

Na reta final do primeiro tempo, o Palmas foi ao ataque, mas sem levar muito perigo ao Juventude Samas. Aos 42 minutos, Elenilson avançou e fez o cruzamento para Rafael Gladiador, que não conseguiu o desvio para o gol.

Juventude consegue furar bloqueio do Palmas e garante vitória

Antes que o cenário do segundo tempo se desenhasse no Nilton Santos, o Juventude Samas mostrou sua força. Logo aos dois minutos, Matheus Rubens arriscou o chute da entrada da área, Doda esticou a perna e fez o desvio para o gol. Tendo que lidar com o prejuízo no placar, o Palmas assustou o Peixe Poraquê aos 13 minutos: após troca de passes com Rafael Gladiador, Elenilson finalizou com perigo.

Mais recuado e apostando no contragolpe, o Juventude Samas tentou administrar a vantagem, porém, o Palmas teve sua insistência premiada. Aos 29 minutos, o zagueiro Pierre aproveitou levantamento de Tchô e deixou tudo igual para a equipe tocantinense.

Animado depois do gol de empate, o Palmas teve uma grande oportunidade para virar o jogo aos 33 minutos, em chute de Bruno Humberto que passou perto do gol. Mantendo sua postura paciente de jogar no contragolpe, o Juventude Samas não desperdiçou a oportunidade decisiva: aos 40 minutos, Baianinho avançou pelo meio-campo, tocou para Caio, recebeu de volta na grande área, driblou Matheus Silva e bateu para o gol vazio. O Palmas ainda voltou ao ataque em busca de um novo empate, mas o Juventude segurou o resultado favorável.

FICHA TÉCNICA

PALMAS: Matheus Silva; Igor, Pierre, Gabriel e Matheus Destro (Bombado); João Victor (Nona), Ryan, Elenílson e Tchô (Kanon); Bruno Humberto e Rafael Gladiador. Treinador: Rodrigo Dias

JUVENTUDE SAMAS: Bruno; Matheus Rubens, Betão, Wallace e Caxambu; Cleyton, Baiano (Emerson), Doda e Chico (Pimenta) (Dedé); Baianinho e Rone (Caio). Treinador: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.