Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete perde para o Vera Cruz Campinas e continua em jejum na LBF

Tricolor reagiu no último quarto, mas sofreu a terceira derrota consecutiva na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Vera Cruz e Sampaio Basquete se enfrentaram no Ginásio AAPP Paineiras, em Campinas.
Vera Cruz e Sampaio Basquete se enfrentaram no Ginásio AAPP Paineiras, em Campinas. (Fábio Leoni / Vera Cruz Campinas)

CAMPINAS - Ainda em busca do melhor ritmo de jogo e aguardando as contratações que estão atuando no exterior, o Sampaio Corrêa Basquete sofreu, na noite desta sexta-feira (23), a terceira derrota consecutiva na temporada 2021 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Em reedição da última final nacional, o Tricolor visitou o Vera Cruz Campinas no Ginásio AAPP Paineiras e esbanjou valentia diante de uma das favoritas ao título da LBF, mas a rotação curta e o aproveitamento irregular na quadra de ataque pesaram contra o time maranhense, que viu a equipe campineira vencer por 79 a 71.

Jogando em casa, o Vera Cruz Campinas teve um início arrasador diante do Sampaio Basquete e abriu 16 pontos de vantagem logo no primeiro quarto, aproveitando o baixo aproveitamento do Tricolor nos arremessos. Nos dez minutos seguintes, a equipe campineira chegou a liderar o duelo por 20 pontos, mas o Sampaio cortou um pouco o prejuízo para se manter no jogo.

Depois de um primeiro tempo pouco inspirado, o Sampaio Basquete voltou do intervalo com uma defesa mais atenta e forçou vários erros do Vera Cruz Campinas. Além disso, o Tricolor melhorou a produção na quadra de ataque. No último quarto, o Sampaio chegou a ficar a 10 pontos do empate, porém, restava pouco tempo para uma reação histórica, e o Vera Cruz, gastando o cronômetro e selecionando bem seus arremessos, administrou a vitória em casa.

Mesmo com a derrota, a armadora e capitã Débora Costa se destacou pelo Sampaio Basquete. Atuando durante todos os 40 minutos de partida, Débora registrou um duplo-duplo com 13 pontos e 10 assistências, além de contribuir na defesa com cinco roubadas de bola. A pivô Gil também teve boa atuação e foi a cestinha tricolor, anotando 17 pontos, enquanto a armadora Luana Leite contribuiu com 16 pontos. Pelo Vera Cruz Campinas, a ala-pivô Licinara foi dominante no garrafão e fez 27 pontos, sendo eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da partida pela organização da LBF.

Ainda sem vencer após três partidas disputadas na temporada 2021, o Sampaio Basquete permanece na oitava e última colocação da LBF, enquanto o Vera Cruz Campinas, com quatro vitórias em cinco jogos e 80% de aproveitamento, assumiu a liderança da competição nacional.

Curiosamente, os próximos compromissos de Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas na LBF serão contra o Ituano, fora de casa, no Ginásio Ditinho Xavier. Enquanto o Tricolor encara o Galo na manhã deste domingo (25), às 11h, o Vera Cruz joga diante do Rubro-Negro de Itu na noite de quinta-feira (29), às 19h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.