Copa do Nordeste

Moto Club perde para o CSA e está eliminado da Copa do Nordeste

Papão se despede da competição regional na fase preliminar e foca agora na disputa do Estadual.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O CSA derrotou o Moto Club no Estádio Rei Pelé.
O CSA derrotou o Moto Club no Estádio Rei Pelé. (Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)

MACEIÓ - Mesmo com muito esforço e determinação, o Moto Club não conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa do Nordeste. No segundo duelo pela etapa preliminar do Nordestão, disputado na noite desta terça-feira (26), o Papão do Norte conseguiu equilibrar as ações diante do CSA, mas a equipe azulina justificou o favoritismo, venceu por 2 a 0 no Rei Pelé, garantiu a classificação e deixou o Rubro-Negro pelo caminho na competição regional, depois de um empate por 0 a 0 no jogo de ida em São Luís.

Disposto a não deixar a vaga escapar, o CSA sufocou o Moto Club no início de partida no Rei Pelé e abriu o placar logo aos quatro minutos, com Marquinhos, que aproveitou bate-rebate após cobrança de escanteio de Andrigo e desviou para o gol. Tendo que lidar com um prejuízo precoce, o Moto criou suas chances, ficou com um jogador a mais após a expulsão do zagueiro azulino Ignácio, mas não teve habilidade para balançar as redes dos donos da casa, que confirmaram a classificação com um gol do zagueiro Luciano Castan, já aos 28 minutos do segundo tempo.

Com a vitória em casa, o CSA confirmou presença na fase de grupos da Copa do Nordeste pela quinta temporada consecutiva e terá mais uma oportunidade de conquistar o título regional pela primeira vez em sua história. Já o Moto Club encerra sua quarta participação no Nordestão, que terá o Sampaio Corrêa, atual campeão estadual, como único representante do futebol maranhense em 2021.

Fora da Copa do Nordeste, o Moto Club volta aos treinos para a continuação da temporada, que ainda reserva as disputas do Campeonato Maranhense, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série D. O próximo compromisso do Papão será no dia 15 de fevereiro, às 20h, contra o Imperatriz, no Estádio Castelão, pela rodada de abertura do Estadual. O CSA, por sua vez, encara o Náutico na noite desta sexta-feira (29), às 21h30, no Estádio dos Aflitos, pela última rodada da Série B, precisando de uma vitória e de um tropeço do Juventude, que encara o Guarani, para retornar à Primeira Divisão.

O jogo

Jogando em casa, o CSA tomou a iniciativa e quase abriu o placar logo aos três minutos: Paulo Sérgio recebeu cruzamento de Lucas Dias, fez o desvio de cabeça e obrigou Joanderson a se esticar todo para salvar o Moto Club. No lance seguinte, entretanto, o Azulão fez o primeiro gol com Marquinhos, que aproveitou bate-rebate após cobrança de escanteio de Andrigo e desviou para o fundo do gol. Mesmo em vantagem, o CSA não diminuiu o ritmo e quase ampliou a vantagem aos 12 minutos, após Paulo Sérgio chutar forte, Joanderson se atrapalhar na tentativa de defesa e a bola bater na trave.

Como o Moto Club tinha dificuldades para avançar, mesmo valorizando a posse de bola, o CSA manteve a pressão no campo de ataque. Aos 19 minutos, Rodrigo Pimpão cruzou na grande área, Marquinhos fez o desvio, e Joanderson rebateu com o pé. Na sobra, Paulo Sérgio bateu firme, para mais uma defesa de Joanderson. A resposta do Moto veio aos 23: Lenílson cobrou falta, a bola bateu na trave, voltou para a área, e Alisson fez o desvio de cabeça, também parando na trave.

Depois da chance desperdiçada no ataque, o Moto Club se fechou, e o CSA voltou a pressionar. Rodrigo Pimpão, aos 30 minutos, arriscou da entrada da área, e Joanderson salvou o Papão mais uma vez. Pouco depois, aos 33, Andrigo fez um levantamento na medida para Paulo Sérgio, que subiu sozinho e cabeceou para fora.

CSA segura o Moto com um a menos e amplia vantagem

Na volta do intervalo, o CSA tentou sufocar o Moto Club em busca do segundo gol, que quase saiu aos três minutos: Andrigo recebeu cruzamento de Rodrigo Pimpão e fez o desvio, que foi rebatido por Joanderson, mas Marquinhos mandou o rebote para fora. A iniciativa do CSA, porém, foi reduzida com a expulsão do zagueiro Ignácio, aos cinco minutos.

Com um jogador a mais em campo e precisando do empate para forçar uma disputa de pênaltis, o Moto Club foi ao ataque. Aos 16 minutos, Cleitinho chutou da entrada da área e a bola sobrou para Andrezinho, que não conseguiu a conclusão para o gol. Já aos 25, Gleydisson foi lançado por Cleitinho e cabeceou para fora. No momento em que o Moto era superior, o CSA encaminhou a vitória: aos 28 minutos, Gabriel cobrou falta, Pedro Junior desviou, e Luciano Castan chutou firme, sem chances para Joanderson.

Satisfeito com o placar, o CSA se fechou no campo de defesa e evitou uma pressão maior do Moto Club, mesmo com um atleta a menos. Rendell, aos 34, arriscou a finalização de fora da área pelo Papão do Norte e parou em uma boa defesa de Thiago Rodrigues. Felipe Leal, aos 46, teve a última chance do Moto, em finalização forte que saiu pela linha de fundo.

FICHA TÉCNICA

CSA: Thiago Rodrigues; Lucas Dias, Ignácio e Luciano Castan; Rodrigo Andrade, Marquinhos, Andrigo (Victor Paraíba) e Igor Fernandes; Rafael Bilu (Gabriel), Paulo Sérgio (Pedro Junior) e Rodrigo Pimpão (Wallace). Treinador: Mozart

MOTO CLUB: Joanderson; Diego Renan (Camarão), Alisson, Wanderson e Felipe Leal; Rendell, Victor Manoel (Abu), Cleitinho e Lenílson (Wallyson); Andrezinho e Felipe Ferreira (Gleydisson). Treinador: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.