Campeonato Maranhense

FMF divulga tabela básica do Campeonato Maranhense 2021

Competição contará com a participação de oito equipes e começa no dia 14 de fevereiro.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O Sampaio Corrêa conquistou o Campeonato Maranhense em 2020. (Foto: Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)
O Sampaio Corrêa conquistou o Campeonato Maranhense em 2020. (Foto: Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou, nesta quinta-feira (31), a tabela básica da primeira fase do Campeonato Maranhense, que terá início no dia 14 de fevereiro. Atendendo a uma determinação do Estatuto do Torcedor, o Estadual será realizado no mesmo formato de 2020, já que o último torneio passou por mudanças em relação a 2019 e a legislação prevê a manutenção do regulamento por, no mínimo, dois anos. O Maranhense 2021 será disputado por oito equipes: Sampaio Corrêa, Moto Club, Juventude Samas, São José de Ribamar, Imperatriz, Pinheiro, IAPE e Timon.

Na primeira fase do Campeonato Maranhense, os oito times se enfrentarão em turno único, totalizando sete rodadas. Os dois times de melhor campanha avançam às semifinais, enquanto as outras duas vagas serão definidas em confrontos entre os times que ficarem entre a terceira e a sexta colocação na etapa inicial do Estadual. Os dois últimos colocados na primeira fase do Maranhense serão rebaixados para a Segundinha em 2022. Os jogos da segunda fase, das semifinais e da final serão disputados em ida e volta, sem critério do gol fora, com o time de melhor campanha tendo a vantagem do mando de campo. Em 2020, o campeão maranhense foi o Sampaio Corrêa, após vencer o Moto Club na decisão.

De acordo com a FMF, o campeão maranhense garantirá vagas em três competições em 2022: Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. O vice-campeão, por sua vez, terá vaga apenas na Copa do Brasil. As outras vagas na Série D e na Copa do Brasil ficam com o vencedor da Copa FMF, competição prevista para o segundo semestre de 2021.

Pendência

Apesar de ter sido incluído pela FMF na tabela básica, o Timon ainda encara uma denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA), protocolada pelo Bacabal, por causa de uma suposta escalação irregular na disputa da Segundinha Maranhense. O resultado da final não foi homologado pela FMF, a pedido do TJD-MA.

Confira a tabela básica do Campeonato Maranhense de 2021:

(Foto: Divulgação / FMF)
(Foto: Divulgação / FMF)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.