Série D

Moto Club perde para o Fast nos pênaltis e se despede da Série D

Papão do Norte arrancou empate no tempo normal, mas falhou nos momentos decisivos das penalidades máximas.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Após disputa emocionante no tempo normal e nos pênaltis, o Fast eliminou o Moto Club da Série D.
Após disputa emocionante no tempo normal e nos pênaltis, o Fast eliminou o Moto Club da Série D. (Adílson Nascimento)

MANAUS - Depois de uma semana caótica, com mudança de treinador, protesto do elenco por causa de salários atrasados e sete atletas infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), o Moto Club decidiu o seu destino no Campeonato Brasileiro Série D na noite deste domingo (13), diante do Fast, na Arena da Amazônia, em Manaus, na partida de volta pela segunda fase da Quarta Divisão. Não faltou fibra e garra ao Papão do Norte, que segurou a pressão da equipe amazonense e arrancou um empate por 1 a 1, mesmo placar do jogo de ida em São Luís, mas faltou precisão e tranquilidade na disputa por pênaltis, com o Fast aproveitando dois erros rubro-negros, vencendo por 6 a 5 e eliminando o Moto da competição nacional.

Para surpresa do Fast, o Moto Club fez um primeiro tempo equilibrado e até esboçou alguns momentos de pressão na Arena da Amazônia, principalmente no início de jogo. Os donos da casa, entretanto, seguraram o ataque motense e abriram o placar aos 48 minutos, com Janeudo, que recebeu cruzamento de Bernardo e cabeceou firme, sem chances para Saulo. Em desvantagem, o Moto não se abateu e reagiu rápido: logo no primeiro minuto da etapa final, Edrean aproveitou lançamento e deixou tudo igual para o Papão do Norte. Depois disso, o Fast foi ao ataque e esbarrou em grande atuação do goleiro motense Saulo, que segurou o empate no tempo normal. Na disputa por pênaltis, porém, deu Fast, aproveitando os erros de Abu, que teve a chance de garantir o Moto nas oitavas de final, e Gleydison, já nas cobranças alternadas.

Classificado, o Fast terá pela frente nas oitavas de final da Série D o time do Globo (RN), que avançou de fase após uma vitória em casa e um empate como visitante no clássico estadual contra o ABC. As datas das duas partidas ainda serão definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Moto Club, por sua vez, terá algumas semanas de preparação até os últimos compromissos na temporada: nos dias 8 e 26 de janeiro, o Papão do Norte enfrentará o CSA, em duelos válidos pela fase preliminar da Copa do Nordeste de 2021. Vale lembrar que o Moto já está garantido na próxima edição da Série D, por ter sido vice-campeão maranhense.

O jogo

Mesmo atuando como visitante, o Moto Club tomou a iniciativa na Arena da Amazônia e rapidamente levou perigo ao gol do Fast. Logo no primeiro minuto de jogo, Vitinho cobrou falta, e Alencar fez grande defesa. No minuto seguinte, Derlan aproveitou cobrança de escanteio, fez o desvio e quase abriu o placar para o Papão do Norte. Sufocado, o Fast só finalizou com perigo aos 13 minutos: Marco Goiano tentou cobrança de falta por baixo da barreira, e a bola foi para fora.

Aos poucos, o Fast aumentou a posse de bola e tentou assustar o Moto Club, mas a defesa rubro-negra, bem posicionada, afastava os avanços da equipe amazonense. Em um dos raros avanços do Fast, aos 33 minutos, Marco Goiano recebeu passe de Mateus Oliveira e arriscou o chute, que passou perto da trave.

Sem demonstrar nervosismo, o Moto Club manteve sua proposta de jogo e quase foi premiado aos 36 minutos, com Wallace Lima chutando forte e parando em mais uma defesa de Alencar. Quando o empate parecia certo na Arena da Amazônia, entretanto, o Fast mostrou sua força: aos 46 minutos, Bernardo avançou pela direita e serviu Janeudo, que cabeceou firme e abriu o placar.

Moto busca empate e segura pressão do Fast

Assim como na etapa inicial, o Moto Club voltou para o segundo tempo com muita disposição no campo de ataque e não demorou para deixar tudo igual na Arena da Amazônia. Edrean, logo no primeiro minuto, recebeu passe de Julio Pitt e balançou as redes pelo Papão do Norte. Animado, Edrean teve a chance da virada aos nove minutos, parando em uma boa intervenção de Alencar.

A pressão inicial do Moto Club, porém, não se manteve no restante do segundo tempo. Disposto a não levar o jogo para os pênaltis, o Fast foi com tudo para o campo de ataque e sufocou o Rubro-Negro, que teve de se defender da maneira que podia. Aos 15 minutos, Ronan fez uma bela jogada pelo Fast, passando por dois marcadores, mas a finalização por cobertura foi para fora. Já aos 25, Márcio Passos chutou forte, obrigando Saulo a se esticar todo para salvar o Papão.

Na reta final de partida, Saulo se transformou em destaque, salvando o Moto Club das finalizações de Tiago Pará, aos 38 minutos, e Márcio Passos, aos 42. A última oportunidade do Fast veio com Thiago Spice, que recebeu passe de Dija Baiano aos 53 minutos, conseguiu o desvio na pequena área e quase decretou a vitória da equipe amazonense em casa.

Pênaltis

Após 12 minutos de espera por causa de um apagão na Arena da Amazônia, Fast e Moto Club iniciaram a disputa de pênaltis. Após Bernardo desperdiçar a primeira cobrança pelo Fast, todos os demais batedores converteram seus chutes até a quinta cobrança: Charles marcou pela equipe amazonense, mas Abu, que garantiria a classificação do Moto em caso de acerto, mandou a bola por cima do gol. Nas cobranças alternadas, Régis iniciou bem pelo Fast, e Derlan marcou pelo Moto na sequência. Já na sétima batida de cada equipe, a classificação foi definida para a equipe amazonense, com Thiago Spice anotando um gol pelos donos da casa e Gleydison acertando o travessão pelo Moto.

Pelo Fast, seis jogadores acertaram pênaltis: Márcio Passos, Ronan, Dija Baiano, Charles, Régis e Thiago Spice, enquanto Bernardo perdeu sua cobrança. O Moto, por sua vez, contou com cinco acertos de Flamel, Vitinho, Wallace, Edrean e Derlan, mas Abu e Gleydison não tiveram sucesso em suas finalizações.

FICHA TÉCNICA

FAST: Alencar; Bernardo, Bernardo Benjamin, Thiago Spice e Ítalo (Alison); Denis Pedra (Régis), Márcio Passos, Marco Goiano (Dija Baiano) e Janeudo (Charles); Ronan e Mateus Oliveira (Tiago Pará). Treinador: Lecheva

MOTO CLUB: Saulo; Jeff Silva, Martony, Julio Pitt e Vitinho; Hélder (Abu), Derlan, Guilherme Rocha (Gleydison) e Flamel; Edrean e Wallace Lima. Treinador: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.