Série B

Sampaio Corrêa arranca empate fora de casa contra o Operário Ferroviário

Tricolor terá de secar rivais para permanecer no G4 da Série B por mais uma rodada.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Operário Ferroviário e Sampaio Corrêa se enfrentaram no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.
Operário Ferroviário e Sampaio Corrêa se enfrentaram no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. (Andre? Jonsson / Operário Ferroviário EC)

PONTA GROSSA – Depois de ser derrotado pelo América Mineiro em confronto direto pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa voltou a jogar pela Segundona na tarde desta sexta-feira (11), diante do Operário Ferroviário, no Estádio Germano Kruger, pela 28ª rodada da competição nacional. Precisando da vitória para permanecer no G4 da Série B, a Bolívia Querida teve um início de partida abaixo das expectativas contra o Fantasma, que mostrou força e abriu o placar no primeiro tempo, mas melhorou de produção na etapa final e arrancou um empate por 1 a 1, resultado que mantém a equipe maranhense provisoriamente na zona de acesso à Série A.

Jogando em casa, o Operário Ferroviário apertou a saída de bola do Sampaio Corrêa no início de partida, segurou os avanços tricolores e abriu o placar aos 25 minutos, com Rafael Oller, que recebeu passe na ponta esquerda e acertou um belo chute no ângulo, sem chances para Gustavo. Na volta do intervalo, o Sampaio reagiu rápido e buscou o empate aos 55 segundos: após cobrança de falta de Marcinho, Mazinho tentou fazer o corte pelo Operário e marcou gol contra. Depois disso, o Sampaio dominou o jogo, criou várias oportunidades, mas não conseguiu a virada em Ponta Grossa.

Com o empate no Germano Kruger, o Sampaio Corrêa chegou aos 45 pontos em 28 partidas e permanece na terceira colocação da Série B, mas depende de tropeços de Cuiabá e Juventude, que ainda jogam na rodada, para continuar no G4 da Segundona. Já o Operário Ferroviário, com 35 pontos, está na 12ª posição da competição nacional, com sete pontos de vantagem para o Figueirense, primeira equipe na zona de rebaixamento.

Após duas partidas consecutivas como visitante na Série B, o time do Sampaio Corrêa volta a jogar no Estádio Castelão na noite desta terça-feira (15), às 19h15, diante do Avaí, pela 29ª rodada da Segundona. O duelo terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na segunda-feira (14), o Operário Ferroviário recebe a Ponte Preta no Estádio Germano Kruger, a partir das 20h.

O jogo

Disposto a fazer valer o fator casa, o Operário Ferroviário avançou suas linhas no início de partida no Germano Kruger e pressionou o Sampaio Corrêa, que tinha dificuldades para trocar passes em seu campo de defesa. Mesmo com a forte marcação do Fantasma, a Bolívia Querida teve a primeira oportunidade de gol: Léo Costa arriscou o chute da entrada da área, aos 20 minutos, e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos poucos, o Sampaio Corrêa encontrou espaços e passou a incomodar o Operário Ferroviário. Aos 22 minutos, Gustavo Ramos recebeu passe de Léo Costa e arriscou o chute cruzado, que passou perto do gol. O Operário, entretanto, não se intimidou e respondeu com estilo: aos 25 minutos, Rafael Oller foi lançado na ponta esquerda, cortou para o meio, chutou forte e acertou o ângulo de Gustavo, marcando um belo gol para o Fantasma.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa foi com tudo para o ataque e pressionou o Operário Ferroviário, que se limitou a jogar no campo de defesa. Gustavo Ramos, aos 42 minutos, aproveitou levantamento na grande área e arriscou o chute, sendo travado pela defesa do Operário. Já aos 45, Flávio Boaventura fez um desarme no meio-campo, avançou e chutou da entrada da área, sem sucesso.

Sampaio marca “gol relâmpago”, pressiona, mas fica no empate

Insatisfeito com a produção ofensiva do Sampaio Corrêa no primeiro tempo, o técnico Léo Condé promoveu a entrada do atacante Pimentinha no intervalo. Antes que o xodó da torcida tricolor pudesse tocar na bola, a Bolívia Querida conseguiu o gol de empate: com apenas 55 segundos de segundo tempo, Marcinho cobrou falta na grande área, Mazinho tentou afastar o perigo e fez gol contra. Pressionado, o Operário teve a chance do segundo gol aos seis minutos, mas Gustavo, bem posicionado, segurou firme o chute de Douglas Coutinho.

Melhor em campo, o Sampaio Corrêa manteve o ritmo intenso no campo de ataque, diante de um acuado Operário Ferroviário. Aos 17 minutos, Marcinho cobrou falta com força, e Martín Rodriguez teve que espalmar para a lateral. Pouco depois, aos 20, o goleiro do Operário fez outra grande defesa após desvio de cabeça de Diego Tavares na pequena área, aproveitando cruzamento de Marlon.

Precisando da vitória para continuar no G4, a equipe do Sampaio Corrêa continuou com a troca de passes no campo de ataque, enquanto o Operário Ferroviário tentava se fechar e ameaçar nos contragolpes. A melhor chance do Fantasma aconteceu aos 38 minutos: após cruzamento de Sávio, Lucas Batatinha fez o desvio de cabeça, e Gustavo deu um tapinha na bola para evitar o gol por cobertura. O Sampaio teve sua última oportunidade aos 43 minutos, mas Flávio Boaventura cabeceou para fora após levantamento de Marlon.

FICHA TÉCNICA

OPERÁRIO FERROVIÁRIO: Martín Rodriguez; Sávio, Bonfim, Ricardo Silva e Fabiano (Julinho); Mazinho (Leandro Vilela), Jorge Jiménez e Rafael Oller (Diego Cardoso); Douglas Coutinho (Alemão), Ricardo Bueno e Schumacher (Lucas Batatinha). Treinador: Matheus Costa

SAMPAIO CORRÊA: Gustavo; Luis Gustavo, Flávio Boaventura, Daniel Felipe e Marlon; Léo Costa (Vinícius Kiss), Eloir e Marcinho (Dione); Diego Tavares (Roney), Gustavo Ramos (Pimentinha) e Caio Dantas (Jackson). Treinador: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.