Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa empata com o Juventude Samas e garante vaga na final do Campeonato Maranhense

Tricolor administrou larga vantagem e conseguiu classificação para decidir título contra o rival Moto Club.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Sampaio Corrêa e Juventude Samas se enfrentaram no Estádio Castelão.
Sampaio Corrêa e Juventude Samas se enfrentaram no Estádio Castelão. (Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa confirmou, na noite desta quarta-feira (16), a classificação para a final do Campeonato Maranhense. Em partida válida pelas semifinais do Estadual e disputada no Estádio Castelão, a Bolívia Querida segurou o empate por 1 a 1 diante do Juventude Samas e garantiu vaga na decisão do torneio sem maiores dificuldades, já que venceu o duelo de ida por 4 a 0, em São Mateus do Maranhão.

Saiba mais: Imirante Esporte transmitiu Sampaio x Juventude; reveja os lances

Precisando de uma goleada histórica para avançar à final do Campeonato Maranhense, o Juventude Samas foi ao ataque diante de um tranquilo Sampaio Corrêa, mas só conseguiu balançar as redes aos 23 minutos do segundo tempo, com o lateral-direito Vivico. Após o susto, o Sampaio evitou a derrota e decretou a classificação aos 32 minutos, após cobrança de pênalti certeira do atacante Jackson.

Maior campeão da história do Campeonato Maranhense, com 33 troféus, o Sampaio Corrêa está de volta à decisão do Estadual após três anos: a última final do Tricolor na competição foi em 2017, quando derrotou o Cordino. A Bolívia Querida decidirá o título contra o rival Moto Club, que se classificou após dois empates e vitória nos pênaltis diante do São José de Ribamar. De acordo com a programação da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Moto e Sampaio se enfrentarão nos dias 23 e 26 de setembro.

Com a vaga na final do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa garantiu presença na Copa do Brasil de 2021. Será a 13ª participação consecutiva da Bolívia Querida na competição nacional. O Juventude Samas, com o ponto somado no empate diante do Sampaio, assegurou a terceira colocação na classificação geral do Estadual e também está confirmado na próxima edição da Copa do Brasil, um feito inédito na história do clube da cidade de São Mateus do Maranhão.

Agora, Sampaio Corrêa e Juventude Samas voltam as suas atenções para as competições nacionais. Enquanto o Sampaio enfrenta o Avaí na manhã deste domingo (20), às 11h (horário de Brasília), no Estádio da Ressacada, pela Série B, o Juventude faz a sua estreia na Série D diante do Santos (AP) na tarde deste sábado (19), às 16h, no Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão.

O jogo

Com larga vantagem, o Sampaio Corrêa apenas administrou a posse de bola e tentou frear os avanços do Juventude Samas, que precisava de quatro gols para levar a decisão da vaga na final do Campeonato Maranhense para os pênaltis. Logo aos dois minutos, o Peixe Poraquê teve uma grande chance com Índio Potiguar, que finalizou bem e obrigou Neguete a fazer grande defesa. Aos 22, Vivico tentou o passe para a conclusão de Índio Potiguar, mas Neguete saiu do gol e interceptou o cruzamento. Apesar da insistência, o Juventude não conseguiu balançar as redes no primeiro tempo.

O Juventude Samas voltou ainda mais agressivo do intervalo e quase abriu o placar aos seis minutos do segundo tempo: Vivico arriscou o chute, e Neguete fez a defesa em dois tempos. A pressão do Peixe Poraquê só surtiu efeito aos 23, com Vivico recebendo passe de Alemão e acertando um belo chute, sem chances para Neguete. Atrás no placar, o Sampaio acordou e reagiu rápido, aos 31 minutos: após Roney ser derrubado por Igor na grande área, Jackson bateu o pênalti com estilo, decretou o empate tricolor e fechou o placar no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Neguete; Diego Tavares (Luis Gustavo), Daniel Felipe, Flávio Boaventura e Marlon; André Luis (Vinicius Kiss), Léo Costa e Daniel Penha (Jackson); Roney, Robson e Caio Dantas (Thiago Santos) (Gustavo Ramos). Treinador: Léo Condé

JUVENTUDE SAMAS: Igor; Vivico, Betão, Anderson Alagoano e Chico Bala; Rômulo Ferreira, Aquino, Márcio Diogo (Cleyton) e Alemão (Gotinha); Cleber Pereira (Caio Fernando) e Índio Potiguar (Daniel). Treinador: Cardosinho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.