Campeonato Maranhense

São José de Ribamar vence o Maranhão Atlético de virada e encerra jejum no Estadual

Peixe-Pedra ganhou fôlego na luta contra a degola; MAC perde a chance de assumir liderança.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Lance da partida entre Maranhão Atlético e São José de Ribamar, no Estádio Castelão.
Lance da partida entre Maranhão Atlético e São José de Ribamar, no Estádio Castelão. (Divulgação / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - Depois de um início irregular no Campeonato Maranhense, o São José de Ribamar conquistou, na tarde deste sábado (15), a primeira vitória na competição. Em duelo válido pela quarta rodada do Estadual e disputado no Estádio Castelão, o Peixe-Pedra derrotou o Maranhão Atlético por 2 a 1, de virada, e ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento.

Invicto na temporada, o Maranhão Atlético vivia a expectativa de confirmar o favoritismo diante do São José de Ribamar e assumir a liderança provisória do Campeonato Maranhense, mas o Peixe-Pedra foi valente e segurou o empate sem gols na primeira etapa. No segundo tempo, mesmo com o São José melhor, o Maranhão abriu o placar aos 15 minutos, com o zagueiro Maicon, após cobrança de escanteio. Pressionado, o Peixe-Pedra se lançou ao ataque e contou com a estrela do atacante Jô, que deixou tudo igual aos 31 minutos e decretou a virada aos 46.

Com a vitória no Castelão, a equipe do São José de Ribamar deixou a zona de rebaixamento e pulou para a quarta colocação do Campeonato Maranhense, com quatro pontos em quatro rodadas. Já o Maranhão Atlético, que sofreu a primeira derrota no ano, tem cinco pontos e permanece na terceira colocação do Estadual.

Agora, o São José de Ribamar terá um longo período de preparação até o seu próximo compromisso no Estadual, que será no dia 3 de março, às 20h, contra o Imperatriz, no Estádio Castelão. Antes disso, no dia 1º de março, o Maranhão Atlético enfrenta o Pinheiro no Estádio Costa Rodrigues.

O jogo

Para surpresa de boa parte dos torcedores que estavam no Castelão, o invicto Maranhão Atlético sofreu com a pressão do São José de Ribamar no começo de partida. Aos oito minutos, Popó balançou as redes pelo Peixe-Pedra, mas a arbitragem marcou impedimento. Pouco depois, aos 15, Jô finalizou bem e acertou a trave do MAC.

Enquanto o Maranhão Atlético se organizava, o São José de Ribamar acumulava chances desperdiçadas no campo de ataque. Guna, aos 23 minutos, arriscou o chute e parou em boa defesa de Diego Cerqueira. A resposta do MAC veio em duas finalizações de Monga, aos 24, e Adrian, aos 25, sem muito perigo ao gol do Peixe-Pedra. Superior em campo, o São José teve mais uma oportunidade aos 29, com Guna, que chutou cruzado pela linha de fundo.

Depois de um início intenso de partida, o São José de Ribamar diminuiu o ritmo, e o Maranhão Atlético, com dificuldades na armação, não aproveitou o momento. A última finalização perigosa da primeira etapa foi do Peixe-Pedra: aos 44, Jô serviu Guna, que arriscou o chute e foi travado por Maicon.

São José insiste e consegue vitória de virada

Mesmo depois da boa atuação no primeiro tempo, o São José de Ribamar voltou do intervalo com mudança, apostando na entrada do experiente meia Kléo, que quase abriu o placar aos sete minutos, em finalização que foi travada pela defesa do Maranhão Atlético. O lance acordou o MAC, que foi ao ataque e conseguiu furar o bloqueio do Peixe-Pedra aos 15 minutos: após cobrança de escanteio de Samuel, Maicon conseguiu o desvio e marcou para o Quadricolor.

O gol do Maranhão Atlético não mudou a postura do São José de Ribamar, que continuou pressionando no campo de ataque. Kléo, aos 17 minutos, cobrou falta com estilo, e Diego Cerqueira salvou o MAC. A resposta do Quadricolor veio aos 19, com Samuel, que finalizou bem e obrigou Anderson Testa a fazer grande defesa. O São José ainda teve mais uma chance aos 29: Popó arriscou de fora da área, e Diego Cerqueira foi buscar a bola no ângulo, evitando o empate do Peixe-Pedra.

Depois de muita insistência, o São José de Ribamar conseguiu o gol de empate aos 31 minutos. Após tabela com Kléo, Guna serviu Jô, que estava bem posicionado e acertou um belo chute para deixar tudo igual no Castelão. Com o empate, o Maranhão Atlético voltou ao campo de ataque e desperdiçou uma grande oportunidade aos 45: após chute cruzado de Adrian, Monga tentou o desvio para o gol e não conseguiu. O lance custou caro ao MAC, já que o São José conseguiu o gol da virada aos 46, com Jô, que recebeu cruzamento de Carioca e decretou o triunfo do Peixe-Pedra.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Diego Cerqueira; Seedorf (Diogo), Maicon, Cris (Fernando) e Paulo Victor (Deyvson); Amorim, Samuel e Jefferson Abreu; Adrian, Zé Neto e Monga. Treinador: Lucas Andrade

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: Anderson Testa; Matheus Moura, Abu, Anderson e Brenno (Carioca); Matheus Alles, Codó (Péricles) e Popó; Felipe (Kléo), Guna e Jô. Treinador: Carlos Ferro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.