Copa do Brasil

Times tradicionais estão no caminho de Imperatriz e Moto Club na Copa do Brasil

Futebol maranhense terá três representantes na próxima edição da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Ao lado do Sampaio Corrêa, Imperatriz e Moto Club representarão o Maranhão na próxima Copa do Brasil.
Ao lado do Sampaio Corrêa, Imperatriz e Moto Club representarão o Maranhão na próxima Copa do Brasil. (De Jesus / O ESTADO)

RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, nesta terça-feira (10), os potes do sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2020, que será realizado na tarde desta quinta-feira (12), a partir das 14h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro. De acordo com a CBF, a competição nacional contará com 91 equipes, sendo que 11 delas entram na disputa a partir das oitavas de final. O torneio começa em fevereiro e terá sua final realizada em setembro, para evitar conflito com as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e as finais de competições continentais, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.

Em 2020, o Maranhão contará com três participantes na Copa do Brasil pela segunda vez consecutiva. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) ganhou mais uma vaga após ultrapassar o Rio Grande do Norte e assumir a 14ª colocação no Ranking de Federações, que permite a participação de três times. Dessa forma, o Sampaio Corrêa, terceiro colocado no Campeonato Maranhense, se junta a Imperatriz e Moto Club, que já estavam confirmados na competição nacional por terem sido finalistas do Estadual.

Colocados no Pote E do sorteio, de acordo com a posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF, Moto Club e Imperatriz não terão vida fácil na primeira fase da Copa do Brasil. Logo de cara, o Papão do Norte e o Cavalo de Aço enfrentarão um dos 10 melhores ranqueados nesta fase da competição, que estão no Pote A: Cruzeiro, Atlético (MG), Bahia, Chapecoense, Fluminense, Botafogo, Vasco, Sport, Vitória e América Mineiro.

Como estão abaixo de seus prováveis rivais no ranking da CBF, Moto Club e Imperatriz disputam a partida única da primeira fase da Copa do Brasil em casa. Os clubes maranhenses, entretanto, terão que vencer seus confrontos para garantir vaga na segunda fase, já que os visitantes terão a vantagem do empate.

Já o Sampaio Corrêa, posicionado no Pote C do sorteio da Copa do Brasil, enfrentará na primeira fase um time do Pote G, que conta com: Galvez (AC), Independente (PA), Vitória (ES), Bahia de Feira (BA), Gama (DF), Bangu (RJ), XV de Piracicaba (SP), Operário (MT), Santo André (SP) e Águia Negra (MS).

Ao contrário de Moto Club e Imperatriz, o Sampaio Corrêa fará a sua estreia na primeira fase da Copa do Brasil fora de casa, mas terá a vantagem do empate para garantir vaga na segunda fase. Em 2019, a Bolívia Querida disputou as oitavas de final da competição nacional pela primeira vez na história, por ter conquistado a Copa do Nordeste em 2018, mas foi eliminada após duas derrotas para o Palmeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.