Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete derrota o Vera Cruz Campinas e fica a uma vitória do título da LBF

Tricolor abriu 2 a 0 na série decisiva e pode garantir o bicampeonato nesta quinta-feira (22), em São Luís.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O Sampaio Basquete conquistou a segunda vitória consecutiva diante do Vera Cruz Campinas e está perto do título da LBF.
O Sampaio Basquete conquistou a segunda vitória consecutiva diante do Vera Cruz Campinas e está perto do título da LBF. (Álvaro Jr / LBF)

CAMPINAS – A cada partida, o sonho do bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) está se tornando realidade para o Sampaio Corrêa Basquete. Embalado pela vitória no primeiro jogo da final da Liga, o Tricolor voltou a enfrentar o Vera Cruz Campinas na noite deste domingo (18), no Ginásio do Tênis Clube, e encaminhou a conquista de mais um troféu: impecável na quadra de ataque e esbanjando disposição na defesa, o Sampaio não deu chances ao time campineiro, venceu por 81 a 72, abriu 2 a 0 na decisão da competição nacional e está a um triunfo do título. Foi a 12ª vitória consecutiva do time maranhense na temporada, considerando primeira fase e playoffs.

Principal contratação do Sampaio Basquete para os playoffs da LBF, a ala-pivô Clarissa dos Santos se redimiu de uma atuação discreta no primeiro jogo da final e liderou o triunfo tricolor na segunda partida, com 20 pontos e oito rebotes. A ala Tati Pacheco, por sua vez, contribuiu com 17 pontos e cinco rebotes, enquanto a ala-armadora Tainá Paixão saiu do banco de reservas para anotar 13 pontos.

Pelo lado do Vera Cruz Campinas, a armadora Babi fez mais uma boa atuação, com 15 pontos e três assistências. Desfalque na primeira partida da decisão, a experiente ala Jeanne também se destacou, anotando 14 pontos e pegando quatro rebotes em pouco mais de 22 minutos. Principal atleta da equipe campineira, a armadora argentina Melissa Gretter fez apenas oito pontos e deixou a quadra mais cedo, por causa de uma lesão na mão direita.

Com 2 a 0 na série, o Sampaio Basquete só precisa de uma vitória em três jogos para confirmar o bicampeonato da LBF, enquanto o Vera Cruz Campinas terá de conquistar três triunfos consecutivos. A próxima partida entre Sampaio e Vera Cruz será disputada na noite desta quinta-feira (22), às 19h, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, com transmissão ao vivo do Imirante.com.

O jogo

Contando com suas principais atletas desde o primeiro minuto de partida, o Sampaio Basquete não demorou a abrir vantagem diante do Vera Cruz Campinas. Com Clarissa dominante no garrafão e Briahanna Jackson pontuando em infiltrações, o Tricolor abriu nove pontos de liderança no placar após 10 minutos.

Mesmo com a entrada da rotação no segundo quarto, o Sampaio Basquete manteve o nível nos dois lados da quadra e freou a reação do Vera Cruz Campinas. Com grande atuação de Jeanne, o time campineiro até tentou cortar o prejuízo, mas o Tricolor, aproveitando a mão certeira de Tati e a raça de Vitória Marcelino, levou uma vantagem de 12 pontos para o intervalo.

Pressionado, o Vera Cruz Campinas voltou para o terceiro quarto com uma marcação mais forte e cortou a diferença para menos de 10 pontos, com Jeanne liderando as jogadas na quadra de ataque. O Sampaio Basquete, entretanto, não sentiu a pressão e manteve a liderança no placar, graças a Tainá Paixão, que fez sete dos 13 pontos da equipe maranhense no período.

Sem Melissa Gretter e tendo que cortar 12 pontos de vantagem do Sampaio Basquete, o Vera Cruz Campinas avançou a marcação para a quadra de defesa do Tricolor e forçou algumas jogadas rápidas, sem muito êxito. Tranquilo em quadra, o Sampaio cometeu poucos erros e apostou na força de seu jogo coletivo, liderado por Clarissa e Raphaella Monteiro, para confirmar a vitória sem sustos no Ginásio do Tênis Clube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.