Série C

Imperatriz encerra jejum, derrota o ABC e sai da zona de rebaixamento da Série C

Cavalo de Aço chegou aos oito pontos e afundou o Alvinegro Potiguar na lanterna da Terceirona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
ABC e Imperatriz duelaram no Estádio Frasqueirão, em Natal.
ABC e Imperatriz duelaram no Estádio Frasqueirão, em Natal. (Andrei Torres / ABC FC)

NATAL – Após cinco partidas de jejum, o Imperatriz voltou a vencer no Campeonato Brasileiro Série C. Em duelo válido pela sétima rodada da fase de grupos da Terceirona e disputado na tarde deste sábado (8), o Cavalo de Aço não se intimidou com a pressão da torcida no Estádio Frasqueirão, derrotou o ABC por 4 a 2 e conquistou a segunda vitória nesta edição da competição nacional.

No confronto dos últimos colocados do Grupo 1 da Série C, o Imperatriz mostrou sua força logo aos seis minutos, abrindo o placar com Lucas Campos. O ABC empatou com Jefinho, aos 18, mas Renan Dutra, já aos 46, recolocou o Cavalo de Aço na liderança do placar antes do intervalo. Mesmo em vantagem, o Imperatriz não diminuiu o ritmo e fez o terceiro gol com Matheus Lima, aos 12 minutos. Apesar de sofrer o segundo gol do ABC, marcado por Jefinho aos 35, o time maranhense garantiu a vitória aos 45, com mais um gol de Matheus Lima.

Com a vitória no Frasqueirão, o Imperatriz chegou aos oito pontos em sete jogos, deixou a zona de rebaixamento e pulou para a sétima colocação do Grupo 1 da Série C. Já o ABC, que sofreu a quinta derrota consecutiva na Terceirona, está na última posição da chave, com apenas quatro pontos em sete compromissos.

A próxima partida do Imperatriz na Série C está marcada para o próximo sábado (15), às 16h, contra o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, com cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante AM. Na mesma data, mas às 19h15, o ABC enfrenta o Sampaio Corrêa no Estádio Castelão, em São Luís.

O jogo

Mesmo pressionado pelo jejum de vitórias e jogando fora de casa, o Imperatriz tomou a iniciativa diante do ABC. Logo aos seis minutos, o ataque colorado trocou passes até a bola chegar a Lucas Campos, que finalizou bem e abriu o placar no Frasqueirão. Pouco depois, aos 12, o Cavalo de Aço teve mais uma oportunidade com Vitor Xavier, em chute que passou perto do gol de Saulo.

Depois da pressão inicial do Imperatriz, o ABC se organizou e buscou o empate aos 18 minutos. Após finalização de Ivan, Jean deu rebote nos pés de Jefinho, que deixou tudo igual no Frasqueirão. Empurrado pela torcida, o Alvinegro teve uma grande chance para virar o jogo aos 27: após tabela com Boris Sagredo, Luan acertou o travessão, e Ivan chutou o rebote para fora.

Na reta final do primeiro tempo, o Imperatriz voltou com tudo ao campo de ataque e deixou o ABC sem resposta. Aos 45 minutos, Matheus Lima foi lançado, chutou forte e parou em grande defesa de Saulo. Já aos 46, a pressão colorada surtiu efeito: após cruzamento de Jonas, o zagueiro Renan Dutra apareceu como elemento surpresa na zaga alvinegra e recolocou o Cavalo de Aço na frente do placar.

Eficiente, Imperatriz garante vitória no Frasqueirão

Precisando da vitória em casa, o ABC voltou com uma postura mais agressiva para o segundo tempo. Em apenas três minutos, Jefinho e Henrique finalizaram com perigo ao gol do Imperatriz. Como os donos da casa não aproveitavam suas oportunidades, o Cavalo de Aço teve que mostrar como se faz: aos 12 minutos, Renan Luís avançou pela ponta esquerda e serviu Matheus Lima, que anotou o terceiro gol colorado.

Com dois gols de vantagem, o Imperatriz diminuiu o ritmo e deu espaço ao ABC, que esboçava uma pressão, mais na base do desespero que da organização. Hélio Paraíba, aos 29 minutos, recebeu passe de Jefinho e chutou por cima do gol de Jean. Pouco depois, aos 35, o Alvinegro diminuiu o prejuízo: após a arbitragem marcar um toque de mão da defesa do Imperatriz na grande área, Jefinho cobrou pênalti e fez o segundo gol dos donos da casa.

Empolgado, o ABC foi ao ataque em busca do empate, diante de um Imperatriz que fechava bem os espaços e assustava nos contragolpes. Lucas Campos, aos 42, passou pela marcação alvinegra e bateu por cima de Saulo, mas Henrique, em cima da linha, salvou os donos casa. Aos 45, entretanto, o Cavalo de Aço confirmou a vitória com Matheus Lima, que fez grande jogada individual e fechou o placar a favor da equipe maranhense.

FICHA TÉCNICA

ABC: Saulo; Ivan (Bocão), Henrique, Joécio e Xavier; Wenderson, Valdemir (Mossoró) e Boris Sagredo (Hugo); Jefinho, Luan e Hélio Paraíba. Treinador: Sérgio Soares

IMPERATRIZ: Jean; Jonas, Gustavo Henrique, Renan Dutra e Renan Luís; Xaves, Da Silva (Tibiri) e Gabriel Caju (Diogo Oliveira); Lucas Campos, Matheus Lima e Vitor Xavier (Aelson). Treinador: Paulinho Kobayashi

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.