Campeonato Maranhense

FMF confirma fórmula de disputa do Campeonato Maranhense 2019

Oito clubes disputarão a próxima edição do Estadual; o Moto Club é o atual campeão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Congresso Técnico do Estadual foi realizado no auditório do TJD-MA.
Congresso Técnico do Estadual foi realizado no auditório do TJD-MA. (Divulgação / FMF)

SÃO LUÍS – A Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou, na tarde desta quarta-feira (7), no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), a reunião do congresso técnico do Campeonato Maranhense 2019, com a participação de representantes dos oito clubes que disputarão o Estadual na próxima temporada: Moto Club, Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético, Imperatriz, Cordino, Santa Quitéria, São José de Ribamar e Pinheiro. De acordo com a FMF, o Campeonato Maranhense começa no dia 19 de janeiro e será realizado em 12 datas.

Obedecendo ao Estatuto do Torcedor, que prevê dois anos de duração do Regulamento Específico da Competição (REC), a fórmula de disputa do próximo Campeonato Maranhense será a mesma de 2018. Os oito clubes se enfrentam em turno único na primeira fase, totalizando sete rodadas, e os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, enquanto o lanterna será rebaixado para a Segundinha Maranhense. Equipes de melhor campanha terão vantagem do mando de campo e do empate do placar agregado nas semifinais e na final, que serão realizadas em jogos de ida e volta.

Além de confirmar o regulamento, a FMF divulgou as três primeiras rodadas da fase classificatória do Campeonato Maranhense. O primeiro jogo será disputado entre Imperatriz e Santa Quitéria, no dia 19 de janeiro. Atual campeão, o Moto Club inicia a defesa do título no dia 20 de janeiro, contra o Pinheiro, que conquistou a Segundinha Maranhense e está de volta à elite estadual após 26 anos. A tabela completa e detalhada do Estadual será divulgada pela FMF nas próximas semanas.

O campeão maranhense de 2019 garante vaga na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D da temporada seguinte, caso não esteja confirmado em alguma divisão do Brasileirão. O vice-campeão do Estadual, por sua vez, só terá vaga na Copa do Brasil. A segunda vaga na Série D, assim como em 2018, será definida através da Copa FMF, e o segundo classificado para o Nordestão será o time de melhor desempenho no ranking da CBF.

Confira as três primeiras rodadas do Campeonato Maranhense 2019:

1ª rodada

(19/01)

Imperatriz x Santa Quitéria

(20/01)

Cordino x Maranhão Atlético

Pinheiro x Moto Club

Sampaio Corrêa x São José de Ribamar

2ª rodada

(23/01)

Moto Club x Imperatriz

Cordino x Sampaio Corrêa

(24/01)

Maranhão Atlético x Pinheiro

Santa Quitéria x São José de Ribamar

3ª rodada

(30/01)

Sampaio Corrêa x Imperatriz

São José de Ribamar x Maranhão Atlético

(31/01)

Santa Quitéria x Moto Club

Pinheiro x Cordino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.