Campeonato Brasileiro Série B

Sampaio Corrêa derrota o líder Fortaleza e respira na luta contra o rebaixamento

Tricolor encerrou um jejum de três meses sem vitórias em casa na Série B e deixou a lanterna.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
O Sampaio Corrêa bateu o Fortaleza e fez a festa da torcida no Castelão.
O Sampaio Corrêa bateu o Fortaleza e fez a festa da torcida no Castelão. (Lucas Almeida / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS – Angustiado com a série de tropeços e a última posição no Campeonato Brasileiro Série B, o torcedor do Sampaio Corrêa procurava, quase desesperadamente, um motivo para sonhar com a permanência na Segundona para a próxima temporada, e essa luz no fim do túnel tricolor apareceu na noite desta sexta-feira (14). Mesmo atuando diante do Fortaleza, líder isolado da competição nacional, a Bolívia Querida mostrou sua força no Estádio Castelão, venceu por 1 a 0 e deixou claro que não vai se entregar ao rebaixamento sem luta. O Sampaio não conquistava um triunfo como mandante na Série B desde o dia 9 de junho, quando bateu o Oeste por 2 a 0.

Melhor em campo desde o primeiro tempo, com destaque para a forte marcação no meio-campo, o Sampaio Corrêa sofreu um susto aos 20 minutos do primeiro tempo, após Marcinho ser derrubado por César Sampaio na grande área, mas Andrey pegou a cobrança de pênalti de Bruno Melo e evitou o primeiro gol do Fortaleza. Com a defesa bem protegida, o Tubarão mordeu o Leão aos 42 minutos: após grande jogada de Fernando Sobral, que acertou a trave, a bola sobrou nos pés de Bruninho, que fez o gol da vitória. Na etapa final, o Sampaio controlou as tentativas do Fortaleza e confirmou o importante triunfo na luta contra a degola.

Com a vitória no Castelão, o Sampaio Corrêa chegou aos 25 pontos em 27 rodadas e subiu para a penúltima posição da Série B, ultrapassando o Boa Esporte, que tem um jogo a menos. O Fortaleza, por sua vez, chegou a quatro jogos sem vitórias na competição nacional, mas permanece na liderança isolada, com 47 pontos, um a mais que o segundo colocado CSA.

Depois de enfrentar o Fortaleza em casa, o Sampaio Corrêa terá pela frente uma série de duas partidas como visitante no Campeonato Brasileiro Série B. O primeiro desses duelos seguidos como visitante será no próximo sábado (22), às 21h, contra o Avaí, no Estádio da Ressacada, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na próxima sexta-feira (21), o Fortaleza recebe o Vila Nova na Arena Castelão, a partir das 21h30.

O jogo

Mesmo pressionado pela situação delicada na Série B e diante do líder da competição, o Sampaio Corrêa não se intimidou e tomou a iniciativa contra o Fortaleza, contando com o apoio da torcida no Castelão. Com muita troca de passes e marcação intensa sem a bola, o Tubarão dificultou a vida do Leão do Pici no início de partida. Apesar do bom começo do Sampaio, quem teve a primeira finalização perigosa foi o Fortaleza: aos 14 minutos, Marcinho recebeu passe de Bruno Melo, chutou forte e obrigou Andrey a espalmar a bola pela linha de fundo.

Aproveitando a dificuldade do Sampaio Corrêa no campo de ataque, o Fortaleza esboçou uma pressão e teve a grande chance de abrir o placar aos 20 minutos, após Marcinho passar por dois defensores do Tubarão e ser derrubado por César Sampaio na grande área. Na cobrança do pênalti, entretanto, Bruno Melo parou em uma grande defesa de Andrey, que levantou de vez a torcida no Castelão. Pouco depois, aos 26, o Sampaio respondeu em uma grande jogada de Eloir, que invadiu a área e fez o passe para trás, mas Fernando Sobral e Uilliam não conseguiram o desvio para o gol.

O pênalti defendido animou o Sampaio Corrêa, que prendeu o Fortaleza em seu campo de defesa e começou a criar chances de gol. Aos 33 minutos, Fernando Sobral avançou pela ponta direita e fez o cruzamento para Alyson, que chutou forte, em cima de Marcelo Boeck. Já aos 42, o Sampaio furou o bloqueio do Leão do Pici: após grande jogada individual, Fernando Sobral invadiu a área, chutou na saída de Marcelo Boeck e acertou a trave, mas Bruninho estava atento ao rebote e abriu o placar para o Tubarão.

Fortaleza esboça pressão, mas Sampaio segura vitória em casa

Depois de ser sufocado pelo Sampaio Corrêa na reta final do primeiro tempo, o Fortaleza avançou as suas linhas na etapa final e assumiu o domínio da partida, enquanto a Bolívia Querida apostava na marcação forte e na transição rápida para o campo de ataque. Com a defesa encaixada, o Sampaio afastou as primeiras tentativas do Leão do Pici e ainda chegou com perigo aos 18 minutos: após passe de Fernando Sobral, Marcos Aurélio arriscou o chute rasteiro e foi travado por Tinga.

Insatisfeito com o desempenho ofensivo do Fortaleza, Rogério Ceni promoveu a entrada do experiente atacante Ederson, no lugar do zagueiro Ligger. A mudança, entretanto, não mudou o cenário do jogo: com uma marcação sólida, oferecendo poucos espaços ao Leão do Pici, o Sampaio Corrêa permaneceu em situação tranquila na partida, mesmo sem chegar com perigo ao campo de ataque. João Paulo, aos 28, teve a oportunidade para marcar o segundo gol do Bolivão e chutou em cima da defesa do Fortaleza.

Sem encontrar espaços no toque de bola, o Fortaleza assustou o Sampaio Corrêa pelo alto. Aos 32 minutos, Ederson cobrou escanteio, Bruno Melo fez o desvio de cabeça, e a bola passou muito perto do canto esquerdo de Andrey. Depois disso, o Leão do Pici insistiu nos cruzamentos, mas o Sampaio se segurou e garantiu a vitória em casa, para festa da torcida no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Luis Gustavo (Bruno Moura), Joécio, César Sampaio e Alyson; Willian Oliveira, Fernando Sobral, Eloir (Marcos Aurélio) e João Paulo (Wellington Rato); Bruninho e Uilliam. Treinador: Marcinho Guerreiro

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Roger Carvalho, Ligger (Ederson) e Bruno Melo; Derley, Felipe e Dodô; Rodolfo (Romarinho), Marcinho (Wilson) e Gustavo. Treinador: Rogério Ceni

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.