Liga de Basquete Feminino

Vera Cruz Campinas bate o Sampaio Basquete e empata final da LBF

Tricolor fez boa atuação, mas sofreu virada no fim; dois próximos jogos serão no Castelinho.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Pedro Teixeira / LBF)

CAMPINAS – Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete protagonizaram, na noite desta terça-feira (22), mais uma grande partida pela final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Vencedor do primeiro jogo da final, que está sendo decidida em melhor de cinco, o Tricolor fez mais uma atuação brilhante e deu a impressão de que encaminharia a conquista do bicampeonato nacional, mas a equipe de Campinas superou as dificuldades e buscou a vitória por 59 a 58 nos últimos segundos, para delírio da torcida no Ginásio da Ponte Preta.

Nos primeiros minutos de jogo, o Sampaio Basquete teve melhor aproveitamento nos arremessos e abriu sete pontos de vantagem. Entretanto, o Vera Cruz Campinas reagiu, embalado pela torcida, e fechou o primeiro período com a vitória por 20 a 17. No segundo quarto, mesmo encontrando dificuldades para pontuar, o Sampaio retomou a liderança no placar, mas a equipe de Campinas se recuperou e levou cinco pontos de vantagem para o intervalo.

No início do terceiro período, o Vera Cruz Campinas abriu sete pontos de vantagem e assustou o Sampaio Basquete. Liderada por Tati Pacheco, Leila e Ziomara, a Bolívia Querida reagiu, cortou a vantagem das donas da casa e foi para o último quarto com apenas três pontos de prejuízo. Já nos 10 minutos finais, o Sampaio manteve o equilíbrio, não permitiu que o Vera Cruz disparasse no placar e até virou o jogo com um arremesso preciso de Ziomara, a 37 segundos do fim. Porém, o Vera Cruz garantiu a vitória com uma cesta de Melissa Gretter.

Quatro das cinco titulares do Sampaio Basquete anotaram mais de 10 pontos na segunda partida contra o Vera Cruz Campinas. A cestinha tricolor foi a armadora norte-americana Briahanna Jackson, que fez 14 pontos em 35 minutos. A ala Tati Pacheco, a ala-pivô Karina Jacob e a pivô Ziomara Morrison anotaram 10 pontos cada. Pelo lado do Vera Cruz Campinas, destaque para os 17 pontos da pivô Aline Moura.

Com a decisão da Liga de Basquete Feminino empatada por 1 a 1, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas voltam a se enfrentar em duas partidas no Ginásio Castelinho, sendo que a primeira delas acontecerá neste domingo (27), às 15h, com cobertura completa do Imirante Esporte. Se vencer os dois jogos em casa, o Tricolor fica com o bicampeonato da LBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.