Handebol

Definidos os campeões da quarta edição do São Luís Open de Handebol

As decisões da competição foram realizadas no Ginásio do IPEM Calhau.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Cubanas Handebol conquistou o título na categoria máster feminino.
Cubanas Handebol conquistou o título na categoria máster feminino. (Iori Filmes)

SÃO LUÍS - Após sete dias de disputas e uma maratona de jogos com a participação de 35 equipes, o 4º São Luís Open de Handebol - Troféu Professor Magueirão terminou na terça-feira (1º). No ginásio do IPEM - Calhau, foram realizadas as seis finais das categorias: máster, adulto e infanto (feminino e masculino).

A rodada começou com a equipe 'Cubanas Handebol' (MA) encarando o time da AABB/ Belém (PA), categoria máster feminino. Na primeira fase, a única derrota da equipe maranhense foi para o time do Pará. Por isso, a vitória das Cubanas por 22 x 26 teve sabor de revanche com a taça nas mãos.

Na categoria máster masculino, o duelo foi entre Piauí e Pará. O GHC (PI) e AABB/ Belém (PA) fizeram um jogo equilibrado, se alternando na liderança do placar. No último tempo, a defesa e o goleiro do GHC fecharam o gol piauiense. Vitória do GHC por 19 x 17. O GHC ainda teve o melhor jogador máster da competição, Giuliano Ramos.

"Foi um prazer participar da competição e receber esse prêmio. Foi muito bom rever amigos, além de ser um incentivo para continuarmos no handebol, mesmo depois dos 40 anos. Afinal, o esporte ajudou e continua me ajudando em vários aspectos da minha vida", afirma Giuliano Ramos.

Depois das categorias máster, tiveram as finais da categoria juvenil. As equipes do Barbosa de Godóis (BGH/ CEMAR/ Uninassau) foram as vencedoras. No feminino, o 'BGH ' venceu a equipe 'AESF' por 21 a 17. Já a equipe masculina do BGH venceu o Sportivus por 26 x 10.

Para fechar o 4º São Luís Open de Handebol, tiveram as finais da categoria adulto. E o ISDH (Instituto Silvia de Handebol) e AESF/Cse fizeram um jogo com placar equilibrado até os últimos minutos. Mas prevaleceu a experiência da equipe liderada pela ex-atleta olímpica, Silvia Helena, que também foi eleita a melhor atleta da categoria. E com o placar de 28 x 24, o ISDH ficou com o título.

A final da categoria masculino adulto, entre AESF e São Luís HC, marcou o jogo com maior número de gols desta última etapa. Foram 59 gols. No segundo tempo, o coletivo da equipe do AESF fez a diferença. Placar final 33 a 26, para o AESF.

Durante a premiação das equipes, o homenageado do evento, professor Mangueirão, se emocionou com o reconhecimento: "Foi uma honra receber essa homenagem. Muitos que estão competindo já foram meus alunos. Fico feliz em ver o nosso handebol sendo valorizado e a importante ajuda para revelar talentos do nosso esporte", disse Mangueirão, que coleciona títulos pela seleção maranhense de handebol, enquanto atleta e técnico. Atualmente, ele é coordenador da APAE e do ParaJems.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.