Campeonato Maranhense

Moto Club vence o Santa Quitéria e avança às semifinais do Estadual

Com a vitória sobre a Raposa, o Papão também assumiu a liderança provisória do Campeonato Maranhense.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Moto Club x Santa Quitéria, no Estádio Castelão.
Moto Club x Santa Quitéria, no Estádio Castelão. (De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Invicto, líder e classificado. Apesar de todos os problemas extracampo, o Moto Club garantiu, na noite desta quinta-feira (1º), mais uma vitória no Campeonato Maranhense e confirmou a classificação antecipada para as semifinais da competição. Atuando ao lado de sua torcida, no Estádio Castelão, o Rubro-Negro teve altos e baixos, mas derrotou o lanterna Santa Quitéria por 5 a 3 e confirmou o seu terceiro triunfo em seis partidas no Estadual.

Leia mais

Moto Club anuncia último reforço para a fase final do Estadual

Contratado para ser o homem-gol do Moto Club no Campeonato Maranhense, o atacante Val Barreto fez uma grande atuação contra o Santa Quitéria e marcou três dos cinco gols do Papão. Ricardo Maranhão e Rafael Santos também balançaram as redes pelo Rubro-Negro. O Santa Quitéria descontou o prejuízo com Filipe, duas vezes, e Rodrigo Corrêa.

Com 12 pontos em seis rodadas, o Moto Club já está confirmado nas semifinais do Campeonato Maranhense e assumiu temporariamente a primeira colocação, ultrapassando o Imperatriz, que tem dois pontos e um jogo a menos. Já o Santa Quitéria, com apenas dois pontos e nenhuma vitória, depende de um tropeço do Bacabal, que enfrenta o São José de Ribamar neste sábado (3), para não ser rebaixado de forma antecipada.

Moto Club e Santa Quitéria voltam a campo na tarde da próxima quarta-feira (7), às 15h45, para os seus últimos compromissos na fase de classificação do Campeonato Maranhense. Enquanto o Papão faz o clássico Maremoto contra o Maranhão Atlético, em duelo marcado para o Estádio Castelão, a Raposa encara o Bacabal no Estádio Rodrigão, em partida que pode determinar o único rebaixado do Estadual.

O jogo

Como as duas equipes precisavam da vitória, a partida no Castelão começou em um ritmo alucinante. O Santa Quitéria, com Toquinho, teve duas grandes chances aos 10 e 15 minutos, mas Rodrigo Ramos salvou o Moto Club. A resposta do Papão foi imediata e precisa: aos 16, Val Barreto arriscou o chute forte, Israel deu rebote, e Ricardo Maranhão desviou para as redes.

Mesmo com o prejuízo no placar, o Santa Quitéria não se acomodou e até pressionou o Moto Club, que tentava responder nos contragolpes. Filipe, aos 30 minutos, teve a chance do empate e parou em uma grande defesa de Rodrigo Ramos. O lance acordou o Rubro-Negro, que foi ao ataque e quase fez o segundo gol aos 35 minutos, com Val Barreto, que acertou a trave. No minuto seguinte, porém, Val Barreto aproveitou a sobra de uma cabeçada de Ricardo Maranhão na trave e ampliou a vantagem do Papão.

O segundo gol do Moto Club não desanimou o Santa Quitéria, que esbanjou coragem, manteve a pressão no ataque e foi premiado com o gol de Rodrigo Corrêa, aos 43 minutos, aproveitando o erro da defesa rubro-negra em cruzamento de Carneirinho. Nos acréscimos, Heider e Rodrigo tiveram a chance do empate da Raposa, mas o Moto se segurou.

Val Barreto garante vitória do Moto na etapa final

No intervalo, o Moto Club sofreu uma baixa significativa: referência da defesa rubro-negra, Rodrigo Ramos sentiu uma lesão e foi substituído por Solano. Empolgado com o excelente fim de primeiro tempo, o Santa Quitéria voltou para a etapa final com tudo e quase empatou logo no primeiro minuto, com Toquinho, que chutou para fora. Jaílson, aos sete, tentou responder pelo Moto, em chute defendido por Israel, mas a Raposa era superior e buscou o empate: aos 10 minutos, Toquinho serviu Filipe, que se atirou de carrinho e desviou a bola para o gol.

Com o empate do Santa Quitéria e as críticas de alguns torcedores, o Moto Club voltou ao campo de ataque e contou com a estrela de Val Barreto para encaminhar a vitória. Aos 15, Jadelson Azul serviu o camisa 9, que soltou a bomba e recolocou o Rubro-Negro em vantagem no placar. Aos 22, Barreto recebeu assistência de Diego Renan e fez o seu terceiro gol no jogo.

Novamente com dois gols de vantagem, a equipe do Moto Club não cometeu o mesmo erro do primeiro tempo e valorizou a posse de bola, aproveitando o abatimento do Santa Quitéria. Tranquilo em campo, o Papão fez o quinto gol aos 41 minutos, em chute forte de Rafael Santos. Insistente, o Santa Quitéria também balançaria a rede mais uma vez aos 48, com Filipe, que foi derrubado por Solano na grande área e bateu o pênalti com perfeição.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Rodrigo Ramos (Solano); Matheus Rubens (Diego Renan), Betão, Wanderson e Chico Bala; Rafael Santos, Bruno Menezes, Robinho (Jadelson Azul) e Jaílson; Ricardo Maranhão e Val Barreto. Treinador: Marcinho Guerreiro

SANTA QUITÉRIA: Israel; Léo Café, Renato (Alessandro), Heider e Carneirinho; Rodrigo Corrêa (Deivid), Barbudo, Kléo e Rodrigo; Toquinho e Filipe. Treinador: Marquinhos Fumê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.