Série C

Sampaio Corrêa é derrotado pelo Fortaleza na Arena Castelão

Agora, o Tubarão precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à final da Série C.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Divulgação / Sampaio Corrêa FC)

FORTALEZA - Após conquistar a tão cobiçada vaga na Série B em 2018, o Sampaio Corrêa voltou a campo na noite desta segunda-feira (2), para enfrentar o Fortaleza na Arena Castelão, em duelo válido pelas semifinais do Campeonato Brasileiro Série C. Visitante indigesto nesta edição da Terceirona, o Tubarão não repetiu as boas atuações dos últimos jogos, foi derrotado por 1 a 0 pelo Leão do Pici e se complicou na briga pelo tetracampeonato nacional.

Leia mais

Diego Silva reconhece má atuação do Sampaio: "ficamos devendo"

Ainda vivendo o clima de acesso, Fortaleza e Sampaio Corrêa fizeram um primeiro tempo tímido, sem muitas finalizações perigosas, mas voltaram com outra postura para a etapa final. Empurrado pela torcida, o Leão criou mais oportunidades que o Bolivão e fez o gol da vitória aos 14 minutos, com Leandro Cearense, que driblou Maracás, invadiu a área e chutou no canto esquerdo de Alex Alves.

Com o tropeço em terras cearenses, o Sampaio Corrêa só garante vaga na final da Série C com uma vitória por dois ou mais gols de diferença. O Fortaleza, por sua vez, avança com um triunfo em São Luís, um empate ou mesmo uma derrota, desde que seja por um gol de diferença e a partir de 2 a 1. Se o Sampaio vencer por 1 a 0, a presença na decisão da Terceirona será decidida nos pênaltis. A partida de volta será neste sábado (7), às 17h, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte.

Quem avançar na semifinal entre Sampaio Corrêa e Fortaleza, enfrenta CSA ou São Bento na final da Série C. No primeiro jogo, disputado em Sorocaba, o CSA venceu por 1 a 0. Vale lembrar que os semifinalistas da Terceirona já estão com a presença garantida na próxima edição da Série B.

O jogo

Dono da melhor campanha como visitante nesta Série C, o Sampaio Corrêa levou perigo ao gol do Fortaleza em apenas 50 segundos de jogo. Em jogada pela direita, Marlon avançou, fez o cruzamento, e Jerffeson Recife chutou para fora. Com dificuldades para passar pela forte marcação do Tubarão e sem muita criatividade no ataque, o Fortaleza demorou 15 minutos para conseguir uma boa finalização com o lateral Felipe, que arriscou de longa distância, mas para fora.

Após as primeiras tentativas de gol, Fortaleza e Sampaio Corrêa se anularam com suas estratégias. Enquanto o representante cearense não encontrava espaço para finalizações mais perigosas, a Bolívia Querida sofria para impor a sua velocidade na transição da defesa para o ataque. Aos 27, o Sampaio arriscou com Felipe Marques, que chutou por cima do gol, enquanto o Fortaleza, aos 30, quase abriu o placar com o zagueiro Adalberto, após cobrança de escanteio de Éverton.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o ritmo do jogo caiu ainda mais. Enquanto o Fortaleza insistia em cruzamentos para a grande área, sem sucesso, o Sampaio Corrêa continuava com dificuldades para puxar os contragolpes. Éverton, aos 38 minutos, tentou surpreender Alex Alves em levantamento para a grande área, e o camisa 1 do Tubarão, de soco, garantiu o empate sem gols no primeiro tempo.

Fortaleza pressiona e garante vitória em casa

Depois de uma primeira etapa sem maiores emoções, Fortaleza e Sampaio Corrêa voltaram com uma postura mais agressiva para o segundo tempo. Felipe Marques, aos oito minutos, finalizou de fora da área e obrigou Marcelo Boeck a fazer grande defesa pelo Fortaleza, enquanto Hiago, no minuto seguinte, respondeu pela equipe cearense e acertou o travessão de Alex Alves.

O lance animou o Fortaleza, que permaneceu no campo de ataque e conseguiu furar o bloqueio do Sampaio aos 14 minutos: após receber passe na direita, Leandro Cearense ganhou a disputa com Maracás, invadiu a área e chutou no canto esquerdo, abrindo o placar na Arena Castelão.

Com a vantagem no placar e a torcida eufórica, o Fortaleza manteve a pressão sobre o Sampaio Corrêa. Aos 17 minutos, Bruno Melo fez o cruzamento, Leandro Lima cabeceou, e Alex Alves salvou o Tubarão. O camisa 1 do Sampaio também teve que espalmar finalizações de Bruno Melo, aos 29, e Jô, aos 31.

A pressão do Fortaleza continuou nos últimos minutos de partida. Aos 43, Ronny fez o cruzamento, Paulo Sérgio finalizou, mas Alex Alves, bem posicionado, salvou o Sampaio Corrêa mais uma vez. A Bolívia Querida, mesmo sem fazer uma grande atuação, ainda teve a chance do empate aos 44: após passe em profundidade, Reginaldo Junior invadiu a área, ganhou a disputa com Edimar e chutou para fora.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Felipe, Adalberto, Edimar e Bruno Melo; Anderson Uchôa, Pablo, Leandro Lima (Ronny) e Éverton (Jô); Hiago e Leandro Cearense (Paulo Sérgio). T: Antônio Carlos Zago

SAMPAIO CORRÊA: Alex Alves; Pedro, Odair, Maracás e Jerffeson Recife (Diego Valderrama); Zaquel (Reginaldo Junior), Diego Silva, Fernando Sobral, Marlon e Felipe Marques; Isac (Uilliam). T: Francisco Diá

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.