Copa do Brasil

Sampaio Corrêa vence o Guarani de Juazeiro e garante vaga inédita na terceira fase

O técnico Francisco Diá estreou no comando do Tricolor com vitória e classificação.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Sampaio Corrêa.
Sampaio Corrêa. (Arte: Imirante.com)

SÃO LUÍS - Estreante no comando do Sampaio Corrêa, o técnico Francisco Diá precisou de apenas uma partida para fazer história na Bolívia Querida. Em duelo disputado na noite desta quarta-feira (1º), no Estádio Castelão, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Sampaio fez a sua melhor atuação na temporada, derrotou o Guarani de Juazeiro por 2 a 0 e garantiu, pela primeira vez em sua história, a classificação para a terceira fase da competição nacional. Antes de passar pelo Leão do Mercado, o Tubarão amargou oito eliminações nesta etapa da Copa do Brasil.

Leia mais

Francisco Diá exalta valentia do Sampaio Corrêa, mas alerta: "tem que melhorar"

Melhor em campo desde os primeiros minutos de jogo, o Sampaio Corrêa criou várias oportunidades de gol na primeira etapa, mas esbarrou em uma grande atuação do goleiro Fábio, que fez boas defesas pelo Guarani de Juazeiro. Entretanto, no segundo tempo, o Tricolor transformou a sua superioridade em bola na rede: logo aos três minutos, Giovani acertou um belo chute e abriu o placar para o time maranhense, enquanto Breno, aos 21, fez o segundo gol, confirmando a histórica classificação.

Em sua inédita participação na terceira fase da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa enfrentará o Internacional, que já conquistou o torneio em 1992 e garantiu a classificação depois de eliminar o Oeste (SP), em jogo único no Beira-Rio. As datas e locais dos dois jogos ainda não foram definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Depois do grande feito na Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa volta as suas atenções para o primeiro turno do Campeonato Maranhense: neste sábado (4), às 16h, o Tricolor enfrenta o São José de Ribamar, no Estádio Dario Santos. Na mesma data, mas às 19h30, o Guarani de Juazeiro visita o Maranguape, no Estádio Domingão, pela nona rodada do Campeonato Cearense.

O jogo

Mesmo tendo que lidar com o gramado pesado do Estádio Castelão, castigado por uma forte chuva, e com a responsabilidade de um jogo decisivo, o Sampaio Corrêa não se intimidou e partiu para cima do Guarani de Juazeiro. Aos 16 minutos, Cleitinho arriscou a finalização e a bola passou perto do gol dos visitantes. Henrique, aos 22 minutos, teve duas oportunidades, que foram defendidas pelo goleiro Fábio.

Como o Guarani de Juazeiro não conseguia trocar passes e sair jogando, o Sampaio Corrêa manteve o ritmo forte no ataque, mas faltou pontaria para a equipe maranhense. Giovani, aos 28 minutos, recebeu a bola na grande área e chutou para fora, para desespero da torcida tricolor. Depois disso, Fábio virou o protagonista da primeira etapa, salvando o Guarani nas finalizações de Daniel Barros, aos 32 minutos, e Esquerdinha, aos 34. O Leão do Mercado só chegaria com perigo ao ataque aos 40 minutos, com Adenílson, que parou nas mãos de Jean.

No segundo tempo, o Sampaio Corrêa rapidamente mostrou que a pressão sobre o Guarani de Juazeiro não teria trégua. Logo aos dois minutos, Daniel Barros chutou, e Fábio fez mais uma grande defesa. Porém, no minuto seguinte, Giovani conseguiu uma bela finalização, que só parou no fundo das redes do Guaraju, para festa da torcida tricolor.

Apesar da vantagem, a equipe do Sampaio Corrêa continuou no ataque, disposto a ampliar o placar e confirmar uma classificação sem sustos. Aos 21 minutos, a missão foi cumprida: após cobrança de falta de Daniel Barros, Breno conseguiu o desvio e anotou o segundo gol do Tricolor. No prejuízo, o Guarani de Juazeiro criou uma boa chance aos 24, com Adenilson, mas Jean, atento, salvou o Sampaio. Henrique, aos 33 e 36 minutos, teve duas oportunidades para marcar o terceiro gol, mas parou em Fábio. Os lances perdidos pelo atacante tricolor, entretanto, não fizeram falta para o Sampaio, que registrou a sua melhor campanha na história da Copa do Brasil com a vitória no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Jean; Artur, Breno, Alex e Esquerdinha; Diego Valderrama, Daniel Barros (Felipe Costa), Cleitinho (Rhuan) e Hiltinho; Henrique (Cloves) e Giovani. T: Francisco Diá

GUARANI DE JUAZEIRO: Fábio; Talisson Calcinha, Regineldo, Pedro Lucas (Sadrak) e Zé Aquiraz; Dim, Da Silva (Roberto Jacaré), Adenilson e Leílson; Ronda (Emerson) e Ítalo. T: Washington Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.