Troféu Mirante Esporte

Em sua 12ª edição, Troféu Mirante premia destaques do esporte maranhense em 2016

Realizado no auditório da Fiema, o evento condecorou atletas de 27 modalidades.
Gustavo Arruda / Imirante Esporte27/01/2017 às 00h05

SÃO LUÍS – O Auditório Alberto Abdalla, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), recebeu, na noite desta quinta-feira (26), mais uma edição histórica do maior evento do esporte maranhense. Em sua 12ª edição, o Troféu Mirante Esporte, promovido pelo Sistema Mirante e com transmissão ao vivo do Imirante Esporte, contou com a presença dos principais atletas do Estado e premiou os destaques de 2016 em 27 modalidades. Além dos troféus individuais, o Troféu Mirante também prestou homenagem a Joaquim Haickel, desportista e político que criou a Lei de Incentivo ao Esporte, entregou a Homenagem Paralímpica ao Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC), e premiou a federação destaque do ano.

Leia mais

Melhor atleta do MA, Júlia Nina agora sonha com Tóquio 2020

Medalhista olímpico, Codó recebe homenagem por bronze em 2008

Estreante do jiu-jitsu leva prêmio do júri popular no Troféu Mirante Esporte

Campeão veterano quer chegar aos 100 anos competindo

Na abertura do Troféu Mirante Esporte, Fernando de Carvalho cantou o hino nacional, que foi muito aplaudido pelo público no Auditório da Fiema. Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo do Sistema Mirante, Fernando Sarney, falou do crescimento da principal festa do esporte maranhense, valorizou o empenho dos atletas locais e destacou a importância do apoio a quem representa o Estado no Brasil e no Mundo. “O Troféu Mirante Esporte é o pódio favorito dos atletas maranhenses, aqui não existem vencidos ou derrotados nesta noite. A indicação faz de todo mundo um vencedor”, afirmou Fernando, que também prestou homenagem a José Carlos Moreira, o “Codó”, que se tornou, na quarta-feira (25), o segundo maranhense na história a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, graças à desclassificação da equipe da Jamaica.

Entre os premiados da 12ª edição do Troféu Mirante, destaque para velhos conhecidos do torcedor maranhense. Datinha, destaque do beach soccer, conquistou o prêmio pela sexta vez e se tornou um dos maiores vencedores do “Oscar do Esporte Maranhense”, e Isadora Andrade faturou o quarto troféu consecutivo no tênis de mesa. Outros cinco atletas subiram ao palco para receber o seu terceiro prêmio na história do evento: Fábio Cadasso (automobilismo), Débora Raquel Freire Pereira (karatê), Amauri de Melo Oliveira (surfe), Shirley Orivane (triatlo) e Nicolau Duailibe Leitão (xadrez).

Por outro lado, 13 atletas conquistaram o Troféu Mirante Esporte pela primeira vez. Destaque da temporada histórica do Moto Club em 2016, o meia Marcos Paulo foi o melhor atleta do futebol, e Pedro da Silva Araújo, de 70 anos, foi o vencedor do tênis de mesa. Além disso, duas novas modalidades marcaram presença: a sinuca, que teve Bartolomeu Cardoso Feitosa como destaque, e o kitesurf, vencido por Bruno Lobo, dono de dois troféus no triatlo.

Depois de uma animada apresentação do Bicho Terra, a reta final da cerimônia de premiação foi destinada aos principais troféus da noite. A Federação Maranhense de Futebol foi escolhida a federação destaque, as empresas Armazém Paraíba, Omega Energia e Cemar receberam o Troféu Incentivo ao Esporte, e Joaquim Haickel recebeu uma emocionante homenagem pelos serviços prestados ao esporte maranhense. No voto popular, Thalisson Amorim Santos, do jiu-jitsu, foi escolhido o atleta do ano, enquanto Júlia Nina, da natação, faturou o prêmio na escolha do júri técnico.

Confira os vencedores de cada categoria do Troféu Mirante Esporte:

Atletismo: Saul Santos do Nascimento

Automobilismo: Fábio Cadasso

Basquete: Allan Hass

Badminton: Ana Luisa Leite Zecchin

Beach Soccer: Luís Alberto do Nascimento Braga (Datinha)

Capoeira: Jardiely dos Santos Sá

Ciclismo: Cláudio Guimarães

Fisiculturismo: Orlando Gomes Martins

Futebol: Marcos Paulo

Futsal: Carlos Henrique Costa Soares

Ginástica: Ana Paula Carneiro Martins

Handebol: Gilvana Mendes Nogueira

Jiu-Jitsu: Thalisson Amorim Santos

Jogo de Damas: Thalyane Bianca Sá Santos

Judô: Pedro Rezende

Karatê: Débora Raquel Freire Pereira

Kitesurf: Bruno Lobo

Motociclismo: Cleidson Silva Sousa

Natação: Júlia Leal Nina

Sinuca: Bartolomeu Cardoso Feitosa (Beto)

Surfe: Amauri de Melo Oliveira

Tênis de Mesa: Pedro da Silva Araújo

Tênis de Quadra: Isadora Andrade

Tiro Esportivo: Thiago Nelson Farias dos Reis

Triatlo: Shirley Orivane

Vôlei: Pablo Neruda Linhares Silva

Xadrez: Nicolau Duailibe Leitão

Troféu Incentivo ao Esporte: Armazém Paraíba, Omega Energia e Cemar

Homenagem Paralímpica: Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC)

Homenagem Especial: Joaquim Haickel

Federação Destaque: Federação Maranhense de Futebol

Atleta do ano (júri popular): Thalisson Amorim Santos (jiu-jitsu)

Atleta do ano (júri oficial): Julia Leal Nina (natação)

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.