Copa do Nordeste

Sorteio define grupos da Copa do Nordeste 2017

Representantes maranhenses, Moto e Sampaio ficaram em grupos diferentes.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Vinte clubes disputarão a Copa do Nordeste em 2017.
Vinte clubes disputarão a Copa do Nordeste em 2017. (Divulgação)

JOÃO PESSOA - Os cinco grupos da Copa do Nordeste 2017 foram sorteados na noite desta terça-feira (4), com uma grande festa realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa (PB). Assim como nas últimas duas edições, quando começou a incluir times do Maranhão e do Piauí, a “Lampions League” contará com 20 participantes, que foram divididos em quatro potes, de acordo com a posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os grupos foram montados com uma equipe de cada pote.

Atual campeão maranhense e quarto colocado no Campeonato Brasileiro Série D, o Moto Club terá duas pedreiras em sua segunda participação na Copa do Nordeste. Logo na primeira fase, o Papão enfrentará o Bahia, vice-campeão baiano e forte candidato ao acesso à Série A nesta temporada, e o Fortaleza, campeão cearense e classificado para as quartas de final da Série C. O Altos, vice-campeão do Piauiense e dono de uma campanha surpreendente na Série D, completa o grupo 2.

Única equipe do Maranhão a garantir presença em três Copas do Nordeste e representante do estado na Série B, o Sampaio Corrêa terá um reencontro com o Sport em 2017: na edição de 2015, o Leão garantiu a classificação na primeira fase e o Bolivão ficou pelo caminho, prejudicado pela perda de pontos por escalar irregularmente o volante Curuca. O campeão piauiense River e o Juazeirense, terceiro colocado no Baiano, também enfrentarão o Sampaio na fase de grupos do Nordestão.

Na primeira fase da Copa do Nordeste, as equipes se enfrentam dentro de seus grupos, em partidas de ida e volta, totalizando seis rodadas. Os líderes de cada grupo e os três vice-líderes de melhor campanha garantem vaga nas quartas de final. O campeão da Copa do Nordeste terá o direito de disputar a Copa Sul-Americana de 2018. Em 2016, o Santa Cruz ficou com o título do Nordestão, após derrotar o Campinense na decisão.

Confira os grupos da Copa do Nordeste 2017:

Grupo 1: Náutico, Santa Cruz, Campinense e Uniclinic*

Grupo 2: Bahia, Fortaleza, Moto Club e Altos

Grupo 3: Sport, Sampaio Corrêa, River e Juazeirense

Grupo 4: ABC, CRB, CSA e Itabaiana

Grupo 5: Vitória, América-RN, Botafogo-PB e Sergipe

(*O Uniclinic desistiu da competição. O segundo representante do Ceará na Copa do Nordeste será definido nos próximos dias)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.