Série B

Sampaio tem 99% de risco de cair, apontam matemáticos

Tricolor precisa "desmentir" a matemática para seguir na Série B.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Sampaio faz contas para evitar rebaixamento. (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Sampaio faz contas para evitar rebaixamento. (Foto: Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS – Não apenas os resultados dentro de campo se tornaram inimigos para o Sampaio Corrêa. Para fugir do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, o time maranhense precisará “desmentir” a matemática. É claro que dirigentes, jogadores e torcedores irão se apegar, até o fim, em qualquer tipo de esperança para que o Sampaio consiga realizar um verdadeiro “milagre”. No entanto, a esperança nos números e nas contas, cada vez mais complexas, vai diminuindo rodada após rodada. Tanto que os matemáticos chegam a apontar 99% de risco de o Sampaio ser rebaixado em 2016.

Com apenas 14 pontos em 21 jogos, o Sampaio Corrêa está em uma situação para lá de complicada. Acreditar em uma recuperação avassaladora do time tricolor nas últimas 17 partidas da Série B é algo para quem realmente tem muita fé. Para o site Chance do Gol, o time maranhense tem 99,6% de ser rebaixado.

PARTICIPE DA ENQUETE: O que o Sampaio vai conseguir fazer no restante da Série B?

Para ainda lutar pela permanência na Série B, o Sampaio precisaria, pelo menos, chegar aos 43 pontos. O site acredita que o time que atingir tal pontuação terá 50% de seguir na Segunda Divisão. Neste cenário, o Sampaio precisaria de dez vitórias nos 17 jogos restantes para chegar a 44 pontos e aumentar suas chances de permanência na Série B para pelo menos 60%.

Já nas contas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances de o Sampaio cair são menores, mas nem tanto assim. Na situação atual com 12 pontos a menos que o primeiro time fora do Z4, o Tricolor tem 97,2% de risco de rebaixado.

Por isso, se o Sampaio quiser desmentir os números e a matemática precisará começar a fazer a sua parte. Nesta terça-feira (30), o time maranhense encara o Paraná no Estádio Durival Britto, em Curitiba, pela 22ª rodada da Série B e vencer passou a ser mais do que obrigação para o Sampaio: é sobrevivência. A bola rola às 19h15, e o Imirante Esporte acompanha o minuto a minuto e toda a repercussão da partida.

Para Chance de Gol (e), Sampaio tem 99,6% de cair; UFMG (d) acredita em 97,2%. (Foto: Reprodução)
Para Chance de Gol (e), Sampaio tem 99,6% de cair; UFMG (d) acredita em 97,2%. (Foto: Reprodução)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.