Retrospectiva 2016

Moto acaba com jejum, e MA brilha em várias modalidades

Confira o que foi destaque no mês de maio no cenário esportivo.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS – Um mês repleto de conquistas. Assim pode ser considerado o mês de maio de 2016 no âmbito do esporte. No futebol, foram conhecidos os campeões estaduais e o campeão da Europa. Os atletas maranhenses deram show nas quadras, piscinas, na areia e nos ringues. O que não faltou foram gritos de campeão.

Mas nem tudo foi alegria. No Sampaio Corrêa, a fase era ruim. Mudança de técnico e cobranças públicas da direção aos jogadores marcaram o mês para a equipe maranhense. Para piorar, o Moto Club havia garantido o título estadual.

Mesmo assim, houve espaço para que recordes fossem quebrados no futebol e na Fórmula 1. Confira todos os destaques de maio.

Papão em alta; Sampaio em baixa

O Moto Club acabou com jejum de títulos estaduais ao ser campeão maranhense de 2016. Após vencer o primeiro turno, o time rubro-negro repetiu a dose e também levou o returno. E o gosto da conquista foi ainda melhor porque veio sobre o Sampaio Corrêa.

O título do Moto garantiu a equipe no Campeonato Brasileiro da Série D e, de quebra, “derrubou” Petkovic do comando do Sampaio Corrêa. O vice-campeonato no Estadual foi a gota d’água para que o sérvio fosse mandado embora e viesse, em seu lugar, Wagner Lopes.

Além de não ter conseguido manter a hegemonia no Maranhão, o time tricolor teve um começo desastroso na Série B ao ser goleado pelo Vasco por 4 a 0 e perder o jogo de ida da Copa do Brasil para o Figueirense.

A fase tricolor era tão ruim que, o recém-aposentado Arlindo Maracanã chegou a afirmar sentir “vergonha” do momento e obrigou o presidente do clube, Sérgio Frota, a criticar as “farras” do elenco boliviano.

Maranhenses brilham

Maio foi um mês de inúmeras conquistas ao Maranhão. Não importava qual era a modalidade porque os maranhenses sempre subiam ao pódio. Na Copa Nordeste de Ciclismo, a delegação do Estado levou cinco medalhas. No judô, Adryelly Santos foi prata no Campeonato Brasileiro Sub-18. Já no beach soccer, o Sampaio Corrêa foi campeão da primeira etapa da Copa do Brasil.

Na natação, jovens promessas garantiram 12 medalhas no Norte-Nordeste. Enquanto isso,Júlia Nina e Carol Hertel subiam ao pódio na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Nos ringues, Antonio Carlo Buiú venceu no Shooto 63, enquanto que a estudante Chelsea Magalhães sagrava-se campeã brasileira de kickboxing. No handebol, a maranhense Ana Paula conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa.

Mais campeões

No Brasil, maio também foi o mês de serem conhecidos os campeões estaduais pelo país. No Rio de Janeiro, deu Vasco. No Rio Grande do Sul, o título ficou com o Internacional. Em Santa Catarina, a Chapecoense soltou o grito de campeão e, em São Paulo, triunfo do Santos. Na final da Copa Verde, o Paysandu levou a melhor sobre o Gama. Na Bahia, deu Vitória. Em Goiás, triunfo do Goiás sobre o Anápolis.Já no Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, o Flamengo foi campeão.

Na Europa, o Real Madrid sofreu, mas sagrou-se campeão da Liga dos Campeões. A vitória sobre o Atlético de Madrid veio somente nos pênaltis.

A Seleção Brasileira de Basquete Feminino também comemorou um título em maio. De forma invicta, Iziane e companhia foram campeãs do Campeonato Sul-Americano.

Pelo mundo

Na Fórmula 1, Vestappen fez história ao ser o piloto mais jovem a vencer um Grande Prêmio. Já na Terceira Divisão de futebol do Equador, um time fez história ao vencer uma partida por 44 a 1. Quem também entrou para universo de melhores do mundo no futsal foi o craque português Ricardinho. Na Inglaterra, o Leicester ficou com o título do Campeonato Inglês.

Enquanto isso, a Fifa anunciou o banimento de dirigentes sul-americano, e um ataque terrorista matou 16 torcedores do Real Madrid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.