Série D

Com ajuda de rivais, Maranhão Atlético garante vaga na Série D

Terceiro colocado do Estadual, o Quadricolor voltará a disputar a Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
O Maranhão Atlético está confirmado na disputa do Campeonato Brasileiro Série D.
O Maranhão Atlético está confirmado na disputa do Campeonato Brasileiro Série D. (Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - Com a vitória por 2 a 1 sobre o Imperatriz, na noite desta quinta-feira (5), pelas semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa ajudou um de seus maiores rivais a garantir calendário para o restante da temporada: com a eliminação do Cavalo de Aço do Estadual, o Maranhão Atlético está confirmado como segundo representante do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D. Antes disso, o Moto Club também deu sua força ao MAC, eliminando o Cordino.

Com o aumento do número de participantes do Campeonato Brasileiro Série D em 2016, por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Maranhão passou a ter duas vagas na Quarta Divisão, sendo que a primeira delas foi garantida pelo Moto Club, campeão do primeiro turno do Estadual. Finalista do returno e segundo colocado na classificação geral, com 29 pontos, o Sampaio Corrêa já disputa a Série B e deixou a vaga na Série D para o Maranhão Atlético, que somou 21 pontos e ocupa a terceira posição.

Depois de uma passagem pela Segundinha Maranhense em 2015, o Maranhão Atlético fez uma grande campanha no primeiro turno do Campeonato Maranhense, somando 20 pontos em 10 jogos, mas foi derrotado na final pelo Moto Club. No segundo turno do Estadual, o MAC somou apenas um ponto e foi eliminado na primeira fase, mas a vaga na Série D foi garantida pelo bom desempenho na etapa anterior da competição.

De acordo com a CBF, a Série D terá 68 participantes, que serão divididos em 17 grupos, com os líderes e os 15 melhores vice-líderes garantindo vaga na segunda fase. Os maranhenses ficarão nos grupos A4 e A5, sendo que o grupo A4 terá times do Amapá, Pará e Tocantins, enquanto o grupo A5 conta com equipes de Piauí, Ceará e Bahia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.