Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa vence Flamengo (PI), mas é eliminado do Nordestão

Pela segunda temporada seguida, o Tricolor não passou da fase de grupos.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Não deu para o Sampaio Corrêa: mesmo com a vitória sobre o Flamengo (PI), o Tricolor está fora da Copa do Nordeste. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Não deu para o Sampaio Corrêa: mesmo com a vitória sobre o Flamengo (PI), o Tricolor está fora da Copa do Nordeste. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - Em seu primeiro contato com a torcida do Sampaio Corrêa, na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Castelão, o técnico Dejan Petkovic tinha uma missão e tanto: além de vencer o Flamengo (PI), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, o Bolivão precisava de uma combinação de resultados para garantir uma inédita vaga nas quartas de final da competição regional. O Tricolor até fez a sua parte e venceu o Rubro-Negro de Teresina por 2 a 1, mas o placar não foi suficiente para a classificação.

Leia mais

Eliminação não abala Petkovic: "Sampaio está melhorando"

Logo de cara, o Sampaio Corrêa viu que não teria vida fácil: aos três minutos, Capela recebeu na grande área e marcou o primeiro gol do Flamengo (PI). A reação tricolor veio rápida, com gols de Guilherme Lucena e Edgar, ainda no primeiro tempo, mas o Bolivão não conseguiu ampliar a sua vantagem na etapa final e passou a depender de outros resultados, que não ajudaram a equipe maranhense.

Com a vitória no Castelão, o Sampaio Corrêa chegou aos 10 pontos, assumiu a vice-liderança do Grupo E da Copa do Nordeste, mas apenas os três melhores segundos colocados avançaram: Salgueiro, Santa Cruz e Fortaleza, todos com os mesmos 10 pontos do Bolivão, foram melhores nos critérios de desempate. O Flamengo (PI), por sua vez, encerrou a “Lampions League” na última posição do grupo, com apenas um ponto.

Eliminados da Copa do Nordeste, Sampaio Corrêa e Flamengo (PI) voltam as suas atenções para os Estaduais: enquanto o Bolivão recebe o Cordino neste sábado (26), às 19h15, no Estádio Castelão, o Rubro-Negro joga na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Estádio Albertão, onde receberá o Cori-Sabbá.

O jogo

Disposto a fazer sua parte na briga pela classificação, o Sampaio Corrêa levou um susto aos três minutos: após jogada de Caio Eltink, o atacante Capela conseguiu uma boa finalização e marcou o primeiro gol do Flamengo (PI), não só no jogo, mas em toda a competição. Surpreendido pelo grande início de jogo dos visitantes, o Sampaio tentou uma reação imediata, mas as finalizações de Guilherme Santos, aos 10 minutos, e Daniel Barros, dois minutos depois, foram para fora.

Apesar dos problemas iniciais, o Sampaio Corrêa não se abateu, continuou pressionando e viu a sua insistência ser premiada com estilo: aos 15 minutos, Guilherme Lucena arriscou um chute de fora da área e acertou o ângulo de Paulo Sérgio, marcando um belo gol no Castelão. No minuto seguinte, após erro do Flamengo na saída de bola, Guilherme Lucena apareceu novamente e fez um cruzamento na medida para Edgar, que aproveitou a saída equivocada de Paulo Sérgio e virou o jogo para o Bolivão.

Guilherme Lucena vibra: o lateral empatou o jogo com um belo gol. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Guilherme Lucena vibra: o lateral empatou o jogo com um belo gol. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Depois da virada do Sampaio Corrêa, a situação do jogo não mudou muito: enquanto o Bolivão se lançava ao ataque, disposto a ampliar a vantagem, o Flamengo esboçava algumas jogadas no contragolpe. Em um desses lances, o Rubro-Negro quase empatou com Daniel Silva, aos 25 minutos, mas Rafael fez grande defesa. Daniel Barros ainda teve duas chances de marcar o terceiro gol do Sampaio, aos 36 e 43 minutos, em finalizações de longa distância que foram defendidas por Paulo Sérgio.

Sampaio pressiona, mas não marca e não avança

Mesmo com a vitória parcial, o Sampaio Corrêa precisava de mais gols para ampliar as suas chances de classificação, mas o Flamengo (PI), bem fechado, neutralizava boa parte das jogadas tricolores. O Bolivão só voltou a assustar os visitantes aos 15 minutos, com Edgar, que recebeu passe de Pimentinha e chutou para fora.

O Sampaio tentou ampliar a vantagem, mas o Flamengo se segurou. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
O Sampaio tentou ampliar a vantagem, mas o Flamengo se segurou. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Sem muita motivação, o Flamengo ainda teve uma chance de gol aos 18 minutos, em cabeçada de Vitor Recife, mas foi pressionado pelo Sampaio no restante do jogo. Aos 22 minutos, Pimentinha chutou, Paulo Sérgio espalmou e a bola sobrou para Edgar, que bateu para fora. Pimentinha teria outra oportunidade de cabeça, aos 35, mas desperdiçou a chance. Por fim, o estreante Marco Damasceno também tentou deixar a sua marca pelo jogo aéreo, só que a bola insistiu em não entrar e o Sampaio lamentou mais uma eliminação na Copa do Nordeste.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rafael; Guilherme Lucena, Rodrigo Arroz (Genilson), Luiz Otávio e Guilherme Santos; Diego Lorenzi, Daniel Barros e Felipe (Auremir); Pimentinha, Edgar (Marco Damasceno) e Carlos Alberto. T: Dejan Petkovic

FLAMENGO (PI): Paulo Sérgio; Juliano, Leandro (Calebe) e Marlon; Niel, Leonardo, Vitor Recife e Daniel Silva; Robertinho, Capela e Caio Eltink (Dudu). T: Athirson

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.