Campeonato Maranhense

Maranhão busca empate nos acréscimos e elimina o Sampaio

O Quadricolor sofreu, mas garantiu a vaga na final do primeiro turno do Estadual.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Artilheiro do MAC, Gileard comemora: o Quadricolor está na final do primeiro turno.
Artilheiro do MAC, Gileard comemora: o Quadricolor está na final do primeiro turno. (De Jesus / O Estado)

SÃO LUÍS - Protagonistas da rivalidade mais antiga do futebol maranhense, Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa disputaram um Samará eletrizante neste domingo (6), pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Pressionado por uma série de quatro jogos sem vitórias, o Tubarão foi ao ataque e esteve com a classificação na mão por duas vezes, mas o Quadricolor, dono da melhor campanha na primeira fase, foi valente e garantiu a classificação para a final com um empate por 3 a 3, com dois gols nos minutos finais do clássico.

Estreando com a camisa do Sampaio Corrêa, o atacante Carlos Alberto precisou de apenas nove minutos para mostrar as suas credenciais ao torcedor tricolor: após marcar o primeiro gol do jogo, aos quatro minutos, o camisa 9 serviu Edgar, que ampliou a vantagem do Tubarão. Antes do fim do primeiro tempo, entretanto, o jovem Gileard descontou para o MAC. Já na etapa final, o Sampaio colocou as mãos na vaga com um gol de Felipe Costa, mas Paulo César e Ratinho, que começaram o jogo no banco de reservas, confirmaram o Maranhão na decisão.

Classificado, o Maranhão Atlético terá uma semana de preparação para o primeiro duelo da final do turno, contra o Moto Club, que terá a vantagem do empate no placar agregado por ter melhor campanha no turno. Maranhão e Moto se enfrentam no próximo domingo (13), às 17h, no Estádio Castelão. Fora da decisão, o Sampaio Corrêa volta a campo nesta quinta-feira (10), às 21h30, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, contra o Vitória da Conquista. O duelo será disputado no Estádio Lomanto Júnior.

O jogo

Precisando vencer por dois gols de diferença e com três atacantes, o Sampaio Corrêa pressionou o Maranhão Atlético nos primeiros minutos, como era esperado. Porém, nem o torcedor mais otimista do Bolivão esperava que o esforço tricolor fosse recompensado tão rápido: aos quatro minutos, em uma jogada de estreantes, Guilherme Lucena cruzou para Carlos Alberto, que não desperdiçou a chance e abriu o placar para o Sampaio.

Ainda com o placar favorável para a classificação, o Maranhão Atlético tentou sair da pressão do Sampaio Corrêa, mas o início tricolor foi avassalador: aos oito minutos, Edgar recebeu passe de Carlos Alberto, driblou Pablo e bateu para o gol, ampliando a vantagem do Sampaio. Pouco depois, aos 13, Alex Baiano teve a chance de marcar o terceiro, de cabeça, mas a bola foi para fora.

Enquanto o Maranhão Atlético tentava se organizar, o Sampaio Corrêa seguiu com as melhores chances de gol. Carlos Alberto, aos 23, obrigou Pablo a fazer defesa em dois tempos, enquanto Guilherme Santos, no minuto seguinte, chutou a bola na rede pelo lado de fora. As oportunidades desperdiçadas custaram caro ao Tricolor: na primeira grande chance do MAC, aos 37 minutos, Gileard aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou firme, no ângulo de Jean. O Sampaio ainda teve uma última chance no primeiro tempo, em cobrança de falta de Guilherme Lucena, que passou perto do ângulo de Pablo.

Com dois gols na reta final, MAC se classifica

Como o Maranhão Atlético seguia com as mãos na classificação para a final, o Sampaio Corrêa teve que manter a postura ofensiva na etapa final. Aos nove minutos, Guilherme Lucena arriscou de longe, a bola bateu no travessão e sobrou para Edgar, que desviou para as redes, mas a arbitragem marcou impedimento. O Tricolor, entretanto, só chegaria ao terceiro gol através de dois reservas: aos 21 minutos, Henrique chutou da entrada da área, Pablo deu rebote e Felipe bateu para o gol vazio.

O terceiro gol do Sampaio Corrêa alterou o cenário do jogo: enquanto o Bolivão tentava segurar a vantagem, o Quadricolor passou a pressionar, principalmente com a entrada de Ratinho e Paulo César. Com um a mais, depois da expulsão do zagueiro tricolor Luiz Otávio, o MAC intensificou as ações no campo de ataque e foi premiado aos 43 minutos: após cobrança de falta de Elton, Paulo César aproveitou a saída errada de Jean e fez o segundo gol do Bode. Com o Sampaio completamente abatido, o Maranhão ainda conseguiu o empate com Ratinho, aos 47 minutos, que chutou de fora da área e marcou um belo gol, sem chances para Jean.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Pablo; Denílson, Leomar, Ribamar e Rômulo César; Wellington, Sandro Bacabal, Rogério (Ratinho) e Elton; Maurício (Paulo César) e Gileard (André Luís). T: Meinha

SAMPAIO CORRÊA: Jean; Guilherme Lucena, Alex Baiano, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Diego Valderrama (Felipe), Arlindo Maracanã e Daniel Barros (Levi); Pimentinha (Henrique), Edgar e Carlos Alberto. T: Vinícius Saldanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.