Copa do Nordeste

Em confronto direto, Ceará vence Sampaio Corrêa e assume liderança

A Bolívia Querida não jogou bem e sofreu a sua primeira derrota no Nordestão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Rafael Costa comemora um dos gols do Ceará.
Rafael Costa comemora um dos gols do Ceará. (Rodrigo Carvalho / O POVO)

FORTALEZA - O Sampaio Corrêa precisou disputar quatro partidas para ser derrotado na Copa do Nordeste, mas o primeiro tropeço custou muito caro ao Tricolor: em confronto direto pela liderança do Grupo E, disputado na noite desta quarta-feira (2), no Estádio Presidente Vargas, a equipe maranhense não jogou bem e foi derrotada por 3 a 1 pelo Ceará, de virada. Com o tropeço em Fortaleza, o Sampaio chegou a quatro jogos sem vitórias.

Pressionado pela série de tropeços, o Sampaio Corrêa precisou de pouco tempo para abrir o placar. Aos quatro minutos, Luiz Otávio aproveitou uma cobrança de falta na grande área e marcou, de cabeça, o primeiro gol do jogo. O Ceará, entretanto, não passou muito tempo no prejuízo: no minuto seguinte, Rafael Costa aproveitou rebote do goleiro Jean e empatou o jogo. Depois disso, brilhou a estrela do atacante Bill, que fez dois gols, um em cada tempo, e decretou a vitória alvinegra no Presidente Vargas.

Líder do Grupo E do Nordestão até o início da rodada, o Sampaio Corrêa foi ultrapassado pelo Ceará, que tem os mesmos sete pontos do Bolivão, mas está na primeira colocação por ter melhor saldo de gols. O Sampaio ainda pode perder mais uma posição nesta quinta-feira (3), se o Vitória da Conquista bater o Flamengo (PI), em Teresina.

Depois de se enfrentarem pela Copa do Nordeste, Ceará e Sampaio Corrêa voltam as suas atenções para os Estaduais. O Ceará enfrenta o Maranguape na tarde deste sábado (5), no Estádio Castelão, pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Cearense, enquanto o Sampaio Corrêa faz o segundo jogo das semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense, diante do Maranhão Atlético, na tarde deste domingo (6), no Estádio Castelão.

O jogo

Disposto a manter a liderança do Grupo E do Nordestão, o Sampaio Corrêa precisou de apenas quatro minutos para mostrar o seu cartão de visitas no Presidente Vargas: após cobrança de falta de Guilherme, o zagueiro Luiz Otávio conseguiu o desvio de cabeça e abriu o placar para o time maranhense. Porém, a festa do Sampaio durou pouco: no primeiro lance depois do gol tricolor, o Ceará conseguiu o empate com Rafael Costa, que aproveitou o rebote de Jean, em finalização de Bill, e balançou as redes para o Alvinegro.

Depois do início eletrizante de jogo, o Sampaio Corrêa passou a valorizar mais a posse de bola, enquanto o Ceará adiantou a marcação e apostou nos cruzamentos para a grande área, buscando Rafael Costa e Bill. Depois de Serginho desperdiçar uma grande chance da entrada da área e chutar para fora, aos nove minutos, Bill teve a chance de marcar o gol da virada aos 22 minutos, mas a finalização não foi das melhores e Jean fez uma defesa tranquila.

Na reta final do primeiro tempo, o cenário não foi alterado: enquanto o Sampaio tocava a bola no campo de ataque, mas não encontrava espaço, o Ceará apostava em uma transição rápida, tentando aproveitar os espaços na defesa tricolor. Quando o empate parecia certo no primeiro tempo, o Ceará marcou o gol da virada: aos 49 minutos, Rafael Costa fez belo lançamento para Bill, que passou por Guilherme e chutou no canto esquerdo de Jean.

Bill decide o jogo para o Ceará

No mesmo ritmo dos minutos finais da etapa inicial, o Ceará pressionou o Sampaio Corrêa no começo do segundo tempo e teve a chance de marcar o terceiro gol logo aos três minutos: após Léo Rodrigues derrubar Serginho na grande área, Bill foi para a cobrança do pênalti, mas Jean se esticou todo e salvou o Sampaio. O lance, entretanto, não animou o Tricolor, que não conseguia passar da forte marcação alvinegra.

Enquanto o Sampaio Corrêa tentava, de forma tímida, criar jogadas no meio-campo, o Ceará seguia melhor em campo e não demorou a ampliar a vantagem. Após troca de passes com Serginho, aos 19 minutos, Bill chutou forte, da entrada da área, e marcou um belo gol no Presidente Vargas.

Com a boa vantagem no placar, o Ceará reduziu o ritmo e apenas controlou as ações do Sampaio, que não conseguia criar boas oportunidades. O time cearense ainda teve duas chances de marcar o quarto gol, com Rafael Costa, aos 28 minutos, e João Marcos, aos 43, mas os dois chutes foram para fora. Os gols perdidos, porém, não fizeram tanta falta para o torcedor alvinegro, que gritou “olé” nos últimos lances de partida no Presidente Vargas.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ: Everson; Tiago Cametá, Carlão, Charles e Fernandinho; Baraka, João Marcos, Jhonnatan (Ricardo Conceição) e Serginho; Bill (Siloé) e Rafael Costa (Buiú). T: Lisca

SAMPAIO CORRÊA: Jean; Léo Rodrigues, Genilson, Luiz Otávio e Guilherme; Walfrido (Levi), Arlindo Maracanã, Diego Valderrama e Felipe (Daniel Barros); Edgar e Jhulliam (Jeanderson). T: Marcelo Chamusca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.