Liga de Basquete Feminino

Sampaio se recupera, vence o América e assume vice-liderança

Com grande atuação de Iziane e Nádia, o Tricolor fez a festa da torcida no Castelinho.

Gustavo Arruda e Paulo de Tarso Jr / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Com grande atuação defensiva, o Sampaio bateu o América.
Com grande atuação defensiva, o Sampaio bateu o América. (Paulo de Tarso Jr / Sampaio Corrêa Basquete)

SÃO LUÍS - Com uma grande atuação coletiva e muita atenção na defesa, o Sampaio Corrêa conquistou, na noite desta segunda-feira (29), uma vitória crucial para as suas pretensões na temporada 2015/2016 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Jogando no Estádio Castelinho, em confronto direto pela segunda colocação da competição nacional, a Bolívia Querida se vingou da derrota sofrida para o América (PE), no último sábado (27), e derrotou a equipe pernambucana por 73 a 53.

A vitória do Sampaio Corrêa foi construída com uma grande atuação da ala maranhense Iziane Castro, que fez 27 pontos e pegou cinco rebotes em 21 minutos. No garrafão, a pivô Nádia Colhado registrou um duplo-duplo, com 13 pontos e 12 rebotes. Pelo lado do América, a pivô Érika também anotou um duplo-duplo, após marcar 14 pontos e pegar 12 rebotes, enquanto a ala cubana Ariadna contribuiu com 11 pontos e nove rebotes.

Com a vitória em casa, o Sampaio Corrêa chegou a 11 triunfos em 14 partidas na Liga de Basquete Feminino, igualando a campanha do América, mas o time maranhense está na segunda colocação por ter maior saldo de cestas. O aproveitamento de 78,5%, porém, ainda está abaixo do Corinthians/Americana, que lidera a LBF com 85,7% e 12 vitórias em 14 jogos.

Depois da série de partidas em casa, o Sampaio Corrêa volta a jogar como visitante no dia 8 de março, diante do líder Corinthians/Americana. A partida será disputada às 20h, no Centro Cívico. O América, por sua vez, entra em quadra nesta sexta-feira (4), contra o Presidente Venceslau, no Ginásio da Uninassau.

O jogo

Diferentemente do duelo do último sábado (27), o Sampaio Corrêa entrou no Ginásio Castelinho com muita disposição para marcar forte. Com uma defesa sólida, o time maranhense liderou o placar desde o início. No entanto, terminou o quarto inicial com apenas dois pontos de vantagem: 16 a 14.

No período seguinte, a situação permaneceu a mesma. O Sampaio era melhor em quadra, mas não conseguia abrir muita vantagem no marcador. Pelo menos, o time tricolor foi para os vestiários com o placar favorável: 30 a 25.

Na volta do intervalo, a torcida tricolor incendiou o Ginásio Castelinho. Empurrado por seu torcedor, o time maranhense sobrou em quadra. O aproveitamento ofensivo melhorou, enquanto a defesa seguia firme. No fim do quarto, vantagem do Sampaio Corrêa Basquete: 53 a 40.

No período decisivo, era visível que o Sampaio Corrêa Basquete não perderia o jogo. Iziane brilhou no ataque, Nádia dominava o garrafão e a equipe da casa seguia abrindo vantagem. E, para a alegria do torcedor tricolor, a vitória estava garantida: 73 a 53.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.