Troféu Mirante Esporte

Sonhos viram realidade em premiação do ''Oscar'' do esporte do MA

Datinha e Júlia Nina foram os grandes vencedores do Troféu Mirante.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Atletas premiados na 11ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Atletas premiados na 11ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

SÃO LUÍS – Sonhar. Na vida, é fundamental sonhar. Alimentar desejos por conquistas e alcançá-las com aquele sabor que mistura esforço, superação, paixão. Nesta quinta-feira (21), o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana ganhou uma atmosfera que pode ser definida em uma única palavra: vitória. A vitória daqueles que, por amor ao esporte, sofrem, lutam e vencem. Assim, a 11ª edição do Troféu Mirante Esporte, evento promovido pelo Grupo Mirante, premiou os melhores atletas maranhenses de 2015 em uma linda festa que agraciou atletas de 25 modalidades esportivas. Dentre os campeões das modalidades, destaque para Datinha (beach soccer) e a jovem Júlia Nina (natação), eleitos como os atletas do ano pelo júri técnico.

A maior premiação esportiva do Maranhão teve um sabor especial desta vez. Com a participação da “rainha do basquete” Hortência, a solenidade ganhou ares ainda mais reais. Da primeira fila, a rainha viu subir ao palco quem se destacou em 2015. Ao ver o brilho nos olhos dos vencedores, mandou seu recado real: acreditar no que muitos diriam ser impossível.

“Um dia vocês podem chegar lá. Eu sinto que, se existe uma oportunidade, por menor que seja, é possível. Então, acreditem que vocês podem ir longe”, declarou Hortência.

Hortência mostra o caminho do sucesso: acreditar. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Hortência mostra o caminho do sucesso: acreditar. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

E as palavras da ex-atleta da Seleção Brasileira de basquete feminino complementaram o discurso de abertura da 11ª edição do Troféu Mirante Esporte. O presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, valorizou todos os indicados à premiação que, de acordo com ele, são vencedores.

“A cada edição, o Troféu Mirante chancela em ato público uma geração de vitoriosos. São vencedores aqui, não apenas os atletas que erguem a estatueta de premiação, mas todos aqueles embalados pelo desejo de superação. São vencedores os que sonham. O Troféu Mirante é de todos os que sonharam, do atleta que subiu ao pódio, do treinador que, com sabedoria, apontou o caminho e orientou na disciplina e, principalmente, da família, que educou, ultrapassou adversidades, torceu sem moderação e sonhou junto”, disse.

Pelo voto popular, o jovem Gabriel Pires Amorim Azevedo (atletismo) também foi premiado. O atleta foi o mais votado pela internet e cupons de O Estado. Já a Federação Maranhense de Natação foi eleira a federação destaque de 2015.

Homenagens

Atletas do Cenapa são homenageados durante solenidade. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Atletas do Cenapa são homenageados durante solenidade. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Além da premiação aos atletas, que foram escolhidos por votação popular e por votação de um júri técnico, a noite rendeu diversas homenagens. A primeira delas, ao Cenapa, equipe de basquete sobre cadeiras de rodas da cidade de Imperatriz.

Em ano olímpico, os atletas maranhenses que disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro também foram homenageados. Depoimentos emocionados de Iziane Castro, Ana Paula Rodrigues e José Carlos Moreira (Codó) foram exibidos no telão.

Sensei Emílio Moreira recebe homenagem especial pelos anos dedicados ao judô. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Sensei Emílio Moreira recebe homenagem especial pelos anos dedicados ao judô. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Já o sensei Emílio Moreira foi o homenageado especial desta edição do Troféu Mirante Esporte e disse que o prêmio recebido coroou a sua vida de dedicação ao judô.

O Troféu Incentivo ao Esporte foi entregue ao Armazém Paraíba, Cemar, Fribal Franchising, Mateus Supermercados e São Luís Shopping.

A edição deste ano ainda lembrou de alguns importantes ícones do esporte maranhense que faleceram em 2015: Manuel Trajano, Walmir Peixoto e Herbert Fontenele.

CONFIRA OS VENCEDORES DO TROFÉU MIRANTE ESPORTE 2015

Troféu Incentivo ao Esporte: Armazém Paraíba, Cemar, Fribal Franchising, Mateus Supermercados e São Luís Shopping

Homenagem Especial: Emílio Moreira

Federação destaque: Federação Maranhense de Natação

Atleta do Ano (júri popular): Gabriel Pires Amorim Azevedo (atletismo)

Atletas do Ano (júri técnico): Datinha (beach soccer) e Júlia Nina (natação)

ATLETISMO

Larisse do Nascimento de Sousa

AUTOMOBILISMO

Daniel Corrêa

BADMINTON

Daniel Carvalho do Carmo Soares

BASQUETE

Larissa Santana Abreu

BEACH SOCCER

Luís Alberto do Nascimento Braga (Datinha)

CAPOEIRA

Jardieli Santos Sá

CICLISMO

Edson Pereira Coelho

FISICULTURISMO

Eudésia Araújo Martins

FUTEBOL

Luís Otávio Anacleto Leandro

FUTSAL

Carlos Vicente Rocha de Macedo

GINÁSTICA

Antônio da Conceição Silva

HANDEBOL

Gilvana Mendes Nogueira

JIU-JITSU

Ivaldo Alves

JOGO DE DAMAS

Eloisa Brito Almeida

JUDÔ

Pedro Victor Fonseca Rezende

KARATÊ

Débora Raquel F. Pereira

MOTOCICLISMO

Marcelo Medeiros

NATAÇÃO

Julia Leal Nina

SURFE

Júlio César Marques da Silva

TÊNIS DE MESA

Linaldo Neves Pinheiro

TÊNIS DE QUADRA

Isadora Andrade

TIRO ESPORTIVO

Alysson Marquezelli Simeão Almeida

TRIATLON

Shirley Orivane

VOLEIBOL

Ana Luisa Carvalho de Lima

XADREZ

Felipe Soares Damous

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.