Retrospectiva 2015

Negociações a mil, títulos e definições no futebol em dezembro

Confira os destaques esportivos do último mês de 2015.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

Depois da grande campanha no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa começou dezembro com muita movimentação nos bastidores. Além da perda de alguns jogadores, como o goleiro Rodrigo e o técnico Léo Condé, que deixou uma carta aos torcedores tricolores, a Bolívia Querida anunciou a contratação do treinador Marcelo Chamusca e intensificou a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além disso, o Tubarão ganhou algumas posições no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Léo Condé deixou o Sampaio Corrêa e foi substituído por Marcelo Chamusca. (Foto: De Jesus / O Estado)
Léo Condé deixou o Sampaio Corrêa e foi substituído por Marcelo Chamusca. (Foto: De Jesus / O Estado)

Os rivais do Sampaio Corrêa, por sua vez, estão fortes no mercado da bola. Principal rival do Bolivão, o Moto Club contratou 10 jogadores, com destaque para o zagueiro Hismael, sósia de David Luiz, e apresentou os novos uniformes para a temporada. Sem Aloísio Chulapa, que voltou em sua decisão e acertou com o Comercial (MS), o Maranhão Atlético anunciou o retorno do centroavante Naôh, enquanto o Imperatriz confirmou Marcelo Salles como treinador para as disputas do Estadual e da Copa do Nordeste.

Basquete e lutas maranhenses se destacam nacionalmente

Na disputa da Liga de Basquete Feminino, o Maranhão Basquete fez dois jogos equilibrados contra o Corinthians/Americana, atual campeão, mas sofreu duas derrotas. Já o Sampaio Corrêa, que teve três atletas convocadas para a Seleção, perdeu o primeiro jogo para o Timão, mas se recuperou do tropeço e quebrou a invencibilidade das paulistas. Já no mundo das lutas, o esporte maranhense teve grandes conquistas: Antônio Carlos Buiú, do MMA, venceu no Shooto 60 USC4, Adryelly Santos foi convocada pela Seleção Brasileira para as disputas do Circuito Europeu de Judô, e o imperatrizense Temístocles Júnior conquistou medalha de ouro no Open Internacional de Brasília.

Adryelly Santos foi convocada para Seleção Brasileira de Base. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Adryelly Santos foi convocada para Seleção Brasileira de Base. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Também em dezembro, o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, Giovanni Guerra, assumiu cargo na Comissão de Kart da Federação Internacional de Automobilismo, a equipe de Balsas ficou na terceira colocação da Liga Nordeste de Futsal, o nadador Enzo Raiol foi convocado para o Sul-Americano, a nadadora Júlia Nina conquistou duas medalhas no Brasileiro Infantil e a imperatrizense Carla Del Castilho representou o Maranhão em um dos maiores torneios de poker do país, em São Paulo. O piloto Marcelo Medeiros, por sua vez, foi confirmado no Rally Dakar 2016, enquanto o nadador Frederico Castro garantiu presença na seletiva olímpica, em Palhoça.

Definições e polêmicas no futebol brasileiro

Após conquistar o título brasileiro, o Corinthians teve mais uma premiação: o maranhense Lucca venceu o prêmio de gol mais bonito da competição. No rival São Paulo, o mês foi de muita emoção: além da conquista da vaga na Copa Libertadores, o Tricolor fez festa no último jogo da carreira de Rogério Ceni e lamentou a morte do ex-presidente Juvenal Juvêncio. O Palmeiras, por sua vez, superou o Santos nos pênaltis e conquistou a Copa do Brasil, confirmando a presença de todos os integrantes do Trio de Ferro paulista na Libertadores.

Apesar da luta nas últimas rodadas, o Vasco foi rebaixado pela terceira vez. (Foto: Paulo Fernandes / CR Vasco da Gama)
Apesar da luta nas últimas rodadas, o Vasco foi rebaixado pela terceira vez. (Foto: Paulo Fernandes / CR Vasco da Gama)

No futebol carioca, o Flamengo se movimentou nos bastidores e reelegeu o presidente Eduardo Bandeira de Mello, mesmo com o ano abaixo das expectativas dentro dos gramados. O Vasco, maior rival do Rubro-Negro, não conseguiu evitar o rebaixamento e disputará a Série B pela terceira vez em 2016. Já na CBF, os escândalos na entidade resultaram na licença do presidente Marco Polo Del Nero e na quebra de sigilo de ex-dirigentes na CPI do Futebol. No futebol feminino, Marta se tornou a maior artilheira da Seleção. Outros destaques foram a eliminação do Brasil no Mundial Feminino de Handebol, a conquista do Sorocaba na Libertadores de Futsal, o título mundial de Mineirinho no surfe e a eleição de Ana Marcela e Isaquias Queiroz como atletas do ano, no Prêmio Brasil Olímpico.

Fernando Sarney foi empossado no Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, pelo presidente Issa Hayatou. (Foto: Divulgação / Fifa)
Fernando Sarney foi empossado no Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, pelo presidente Issa Hayatou. (Foto: Divulgação / Fifa)

Fernando Sarney na Fifa

Na Fifa, o maranhense Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, foi empossado como membro do Comitê Executivo da Fifa, sendo condecorado pelo presidente interino Issa Hayatou. No automobilismo, a FIA divulgou o calendário da temporada 2016 da Fórmula 1. Enquanto isso, o Manchester United assombrou o mundo do futebol, com uma suposta proposta bilionária aos astros Neymar e Lionel Messi, do Barcelona. Já o Chelsea, em crise, anunciou a demissão do treinador português José Mourinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.