Ele fica!

Sampaio mantém Edgar, que passará por tratamento psicológico

Após reunião, a cúpula tricolor optou pela permanência do atacante de 29 anos.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

SÃO LUÍS – A diretoria do Sampaio Corrêa mudou de ideia e não emprestará mais o atacante Edgar, que seguirá no elenco para o restante do Campeonato Brasileiro Série B. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (3), o técnico Léo Condé e o gerente de futebol Zé Renato revelaram que “Edgol”, que foi afastado pela segunda vez em dois meses, passará por um tratamento psicológico e será monitorado de perto pela comissão técnica do Tricolor. Edgar, de 29 anos, não disputa uma partida pelo Sampaio desde o dia 18 de julho, quando o Bolivão empatou com o Paysandu, em Belém.

Zé Renato explicou que a decisão de manter Edgar no Sampaio foi tomada após uma reunião com Léo Condé e o presidente Sérgio Frota. O gerente de futebol informou que o atacante será acompanhado por uma psicóloga e deixou claro que confia na recuperação de Edgar, cujo passado com a camisa tricolor foi levado em consideração na discussão sobre um empréstimo.

“Fizemos uma reunião para resolver a situação do Edgar. Ele vai continuar no elenco, conseguimos o tratamento com uma psicóloga, que vai fazer um trabalho nesse lado emocional que ele passa dificuldade. Acredito que ele vai se sobressair, é uma questão de doença, a gente tem que ter calma e um controle nisso. É um jogador que tem história no Sampaio. A gente não pode agir de uma forma que prejudique o clube e o jogador, tem que ter calma nessa hora. Ele precisa de uma psicóloga para cuidar dele, vamos dar carinho para ele, que precisa disso. Não vamos botar toda a culpa em cima do cara”, destacou Zé Renato.

A intenção inicial da diretoria tricolor, disse Zé Renato, era emprestar Edgar para algum clube do Nordeste, que esteja disputando a Série C, mas o trabalho psicológico e a permanência no clube foram vistos como fundamentais para uma melhor recuperação do atacante. O gerente de futebol mostrou confiança e acredita que Edgar ainda defenderá o Sampaio nesta Série B.

“A intenção era de emprestar, mas hoje pensamos bem e vimos que ele precisa ser tratado. Vamos continuar observando nos treinamentos, no dia a dia, para ele poder ajudar até o final da Série B. Ele é um ser humano, precisa ser cuidado com carinho. É dessa forma que vamos cuidar do Edgar. (O acompanhamento psicológico) É um trabalho que nunca foi feito com ele e vamos acompanhar de perto, acredito que vamos ter sucesso nisso”, afirma o dirigente.

Léo Condé elogia Edgar: ‘poderia estar em um gigante’

Responsável pelos dois afastamentos de Edgar, o técnico Léo Condé elogiou o talento do atacante tricolor e destacou que ele tinha tudo para defender a camisa de um clube da Primeira Divisão, mas os problemas particulares do atleta falaram mais alto e isso atrapalhou sua carreira.

“Edgar é, talvez, um dos melhores jogadores do elenco do Sampaio Corrêa. Com todo respeito ao Sampaio, ele é um jogador para estar jogando no São Paulo, no Corinthians, em um dos gigantes do futebol brasileiro, mas ele tem um problema, que muitos sabem e é dele, como ser humano. A gente vai tentar, de uma certa forma, ajudar”, disse o treinador.

Além de falar sobre a permanência de Edgar, Condé deu mais detalhes sobre o afastamento e sobre a decisão de mantê-lo em São Luís. “Ele cometeu um erro, na viagem para os jogos contra América e Ceará (início de junho). Afastamos ele, como uma forma de tentar dar uma punição, e o reintegramos, isso nesse período que estou aqui. Ele voltou ao normal, mas chegou fora do horário em uma reapresentação, sem condições normais para treinar. Tomamos a decisão de afastar novamente e, no primeiro momento, pensamos em emprestá-lo, mas nos reunimos e vamos tentar dar um auxílio no lado humano. Não é nem a questão do atleta, é do ser humano mesmo, de tentar ajudá-lo”.

Apesar de saber que Edgar precisa de ajuda, Léo Condé deixou claro que tomou essas decisões pelo bem do grupo. O treinador afirmou que o trabalho no Sampaio precisa ser levado a sério. “É um jogador de muito potencial, mas é claro que, no futebol, a gente tem que prezar pelo profissionalismo. Ele tem uma situação para ser resolvida, mas tem que se enquadrar, porque senão você abre espaço para outros atletas chegarem atrasados. Vamos ver como será esse trabalho, ficamos na torcida para que o Edgar se recupere. É um dos melhores jogadores que trabalhei, tecnicamente falando, mas, no futebol, o atleta tem que querer”, cobrou Condé.

Edgar: gols e problemas

Destaque do Sampaio Corrêa nas últimas temporadas, com sua velocidade, dribles e gols, Edgar acumula confusões fora de campo. Em setembro de 2014, na partida entre Sampaio Corrêa e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro Série B, o atacante foi expulso após agredir o assistente Clóvis Amaral da Silva. Após julgamento, Edgar desfalcou o Tricolor em duas partidas. Dois meses depois, "Edgol" seria barrado pelo então técnico Vinícius Saldanha, que não o relacionou para o confronto do Sampaio diante do Santa Cruz. O treinador não informou qual foi a atitude errada, mas lamentou a postura de Edgar e ressaltou que o atacante precisava de ajuda.

Em 2015, Edgar se envolveu em uma polêmica no Carnaval, sendo acusado de invasão de domicílio e tentativa de agressão. No entanto, apesar do incidente, a diretoria do Sampaio não puniu o jogador, que foi a campo contra o Coruripe e foi expulso. "Ele precisa mais de ajuda do que de punição", disse Oliveira Canindé, que comandou o time maranhense no começo da temporada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.