Tênis

Federer sai atrás, mas vence Schwartzman e garante vaga na final

A vitória por 2 a 1 credencia o suíço a enfrentar Pablo Cuevas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Saeed Khan/AFP)

O começo não foi o esperado, mas o final já era previsível. Roger Federer veio à quadra neste sábado um tanto desligado e, logo no primeiro set, levou a pior diante de Diego Schwartzman. Contudo, o número 2 do mundo se recuperou nas parciais seguintes, devolveu o placar do primeiro set e, na parcial decisiva, contou com precisão e regularidade para forçar o jogo e garantir a vaga na final do ATP de Istambul. A vitória por 2 a 1, com parciais de 2/6, 6/2 e 7/5 credencia o suíço a enfrentar Pablo Cuevas ou Grigor Dimitrov na decisão deste domingo.

No primeiro set da partida, Roger Federer não conseguiu encaixar seus golpes. Exagerando na força e com a reação lenta, o suíço não conseguiu fazer frente a Diego Schwartzman, que entrou em quadra demonstrando vontade e, impondo o ritmo de jogo, venceu a primeira parcial por surpreendentes 6/2.

Depois de não causar boa impressão no início, Federer voltou à quadra mais firme e confiante. Com bom aproveitamento no primeiro saque, confirmando todos os games de serviço, o atual número 2 do ranking da ATP liderou a parcial do início ao fim. Com duas quebras de desvantagem, o argentino, cabeça de chave número 8 do torneio, bem que tentou, mas não conseguiu recuperar o placar e foi forçado a disputar o terceiro e decisivo set.

Após devolver o 6/2 que levou no primeiro set, Federer voltou ao saibro de Istambul decidido a estar presente na final do torneio. Sem desperdiçar um game de saque sequer, o suíço variou o jogo, ora forçando as bolas do fundo da quadra, ora subindo a rede para matar o ponto com voleios calculados. Em baixa no segundo set, Diego Schwartzman voltou atento e manteve a disputa em pé de igualdade, conseguindo confirmar os serviços apesar da dificuldade.

Cometendo poucos erros, Federer preferiu não alongar as trocas de bola na maior parte das vezes, partindo ou para uma bola vencedora do fundo da quadra ou matando o ponto na rede. O adversário, apesar de correr de um lado a outro para devolver as bolas do suíço, não se entregou facilmente e conseguiu igualar o jogo em 5 a 5 salvando um matchpoint.

Com aproximadamente duas horas de partida, o cansaço foi o maior obstáculo de Schwartzman. Apesar da disposição, o argentino não conseguiu fazer frente à regularidade de Federer, que forçou o erro do adversário com bolas do fundo da quadra para vencer o terceiro e decisivo set por 7 a 5, confirmando a vaga na final do torneio. A decisão de Istambul será a 128ª da carreira do suíço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.