Vôlei

Em duelo equilibrado, Pinheiros vence e rebaixa o MV

A equipe maranhense terá que disputar a Superliga B em 2016.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Ricardo Bufolin / EC Pinheiros)

SÃO PAULO – Terminou o sonho do Maranhão Vôlei na Superliga Feminina. Em duelo disputado na noite desta terça-feira (10), no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, o único time nordestino na principal competição de vôlei do país sonhava com uma vitória diante do Pinheiros, para manter as chances de escapar do rebaixamento. Apesar de ter mostrado garra e poder de reação, buscando um empate após perder os dois primeiros sets, o MV não conseguiu a virada e foi derrotado por 3 sets a 2 (25/14, 25/23, 20/25, 20/25 e 18/16), resultado que confirmou a queda para a Superliga B em 2015.

A ponteira Lorenne, de apenas 19 anos, foi o grande destaque do Pinheiros na partida, anotando 25 pontos. Ellen (20 pontos) e Cibele (16 pontos) também tiveram uma boa atuação pela equipe paulista. No Maranhão Vôlei, Talita foi a maior pontuadora, com 22 pontos de ataque, dois aces e um bloqueio, sendo auxiliada pelos 13 pontos de Adri e os 12 pontos de Perê.

Já classificado para os playoffs da Superliga Feminina, o Pinheiros chegou aos 42 pontos, com 14 vitórias em 23 partidas. A equipe paulista já está confirmada na sexta posição e aguarda o adversário nas quartas de final. O Maranhão Vôlei, com 17 pontos, continua na 11ª posição e confirmou o rebaixamento com a vitória de São Bernardo sobre Araraquara, por 3 sets a 1.

Com campanhas definidas na primeira fase da Superliga, Maranhão Vôlei e Pinheiros apenas cumprem tabela na última rodada, que será disputada nesta sexta-feira (13). O MV encerra a sua participação recebendo o Praia Clube, no Ginásio Castelinho, enquanto o time paulista visita o Rio do Sul.

O jogo

Atuando em casa, o Pinheiros teve algumas dificuldades na marcação de Nikolle, que anotou três pontos de ataque pelo Maranhão Vôlei, mas soube controlar a pressão adversária e abriu uma boa vantagem no placar. Com dois pontos de ataque, quatro bloqueios e um ace, Fran liderou a equipe paulista, que fechou o set inicial em 25 a 14.

No segundo set, o Maranhão Vôlei voltou mais atento e com uma melhor produtividade no ataque. Talita e Priscila, juntas, anotaram 11 pontos e se destacaram pela equipe maranhense, que liderou em boa parte do set, mas foi surpreendido pela ótima atuação de Lorenne, que fez 11 pontos e comandou a virada do Pinheiros: 25 a 23.

Perto de garantir a vitória, o Pinheiros perdeu um pouco da concentração e permitiu muitos pontos de graça ao Maranhão Vôlei, que tentava manter as suas chances no jogo, especialmente com os ataques de Larissa, Adri e Talita. Lorenne, com cinco pontos, tentou decidir o jogo pelas paulistas, mas o MV encontrou o caminho para a vitória e fechou o quarto set em 25 a 20.

A vitória no set anterior animou o Maranhão Vôlei, que surpreendeu o Pinheiros com um ótimo aproveitamento em saques e bloqueios. Lorenne, novamente, tentava responder pelo time da casa, mas Perê e Talita, com ataques precisos, lideraram a vitória do MV por 25 a 20, deixando tudo igual no Henrique Villaboim.

Com o jogo empatado, o Maranhão Vôlei começou bem na disputa de um nervoso tie-break. Porém, diante da reação do Pinheiros e da oportunidade de fechar a partida, o time maranhense não segurou a pressão e levou a virada, perdendo por 18 a 16. Ellen, com oito pontos, foi a principal atleta do Pinheiros no set decisivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.