Copa do Brasil

Estrela do Norte encerra série invicta do Sampaio Corrêa

Com boa atuação no primeiro tempo, o Alvinegro bateu a Bolívia Querida.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Fernando Madeira / Gazeta Online)

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – Não é exagero afirmar que a noite desta quarta-feira (25) foi um verdadeiro pesadelo para a torcida do Sampaio Corrêa. Afinal de contas, depois de perder seis pontos na Copa do Nordeste, a Bolívia Querida sofreu com a pressão do Estrela do Norte, que foi superior em boa parte do jogo chegou a abrir três gols de diferença no Estádio Sumaré. Na reta final do jogo, o Sampaio reagiu, mas não evitou a derrota por 3 a 2 e a perda de sua invencibilidade na temporada, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil.

Mesmo com toda a pressão, o Estrela do Norte só balançou as redes em lances de bola parada. Na primeira etapa, o Alvinegro abriu o placar com o zagueiro David, que aproveitou cobrança de escanteio. O lateral Carlos Alberto, em duas cobranças de pênalti, ampliou a vantagem da equipe capixaba. A reação do Sampaio foi liderada pelo centroavante Geraldo, ex-atacante do Estrela, que descontou aos 26 minutos. Artilheiro tricolor na temporada, Robert fez o segundo gol e manteve as esperanças de classificação do Bolivão.

A vitória em casa deu uma vantagem para o Estrela do Norte na partida de volta, que será realizada no dia 1º de abril, no Estádio Castelão, em São Luís. Para garantir a classificação, os capixabas precisam de um empate ou uma nova vitória em terras maranhenses. Enquanto isso, o Sampaio Corrêa precisa bater o Alvinegro por dois gols de diferença ou pode avançar com uma vitória simples, desde que seja por 1 a 0 ou 2 a 1.

Antes de buscar a reação na Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa volta a campo neste domingo (1º), para consolidar a sua presença no G-4 do Campeonato Maranhense. O adversário da Bolívia Querida será o Imperatriz, no Estádio Frei Epifânio. O Estrela do Norte, por sua vez, terá uma semana de preparação até o duelo contra a Desportiva Ferroviária, na quarta-feira (4), em partida que será disputada no Estádio Sumaré, pelo Campeonato Capixaba.

O jogo

Motivado pelo apoio de sua torcida no Estádio Sumaré, o Estrela do Norte precisou de apenas 60 segundos para mostrar que não facilitaria as coisas para o Sampaio Corrêa. No primeiro ataque, Rodrigo Costa arriscou de longe e levou perigo ao gol tricolor. Aos oito minutos, Paulo Matos tentou abrir o placar para o Alvinegro, mas Dida fez boa intervenção. Tímido, o Sampaio só criou a primeira oportunidade aos 13 minutos, em um bate-rebate, mas o chute de Edgar foi para fora.

Mesmo tentando valorizar a posse de bola, o Sampaio Corrêa sofria com a iniciativa do Estrela do Norte, que se aproximava do gol a cada minuto. Aos 19 minutos, Paulo Matos reapareceu no ataque e perdeu uma boa chance pelo time capixaba. Três minutos depois, Carlos Alberto bateu falta com perigo e Dida voou para espalmar.

De tanto pressionar, o Estrela finalmente fez o primeiro gol no Sumaré: após cobrança de escanteio, aos 31 minutos, o zagueiro David subiu mais que a defesa tricolor e abriu o placar. O Sampaio até tentou empatar com Robert, aos 35 minutos, mas o jogo era completamente dominado pelo Alvinegro: aos 37 minutos, Dida evitou o segundo gol, após finalização de Rodrigo Matos. Nos acréscimos, porém, o camisa 1 não teve como salvar o Sampaio e sofreu o segundo gol, em cobrança de pênalti do lateral Carlos Alberto.

Sampaio pressiona e desconta

Pressionado, o Sampaio Corrêa voltou para o segundo tempo apostando no atacante Geraldo, velho conhecido da Estrela do Norte. Nos primeiros minutos, o time maranhense até teve mais posse de bola e parecia que incomodaria o time capixaba, mas a pressão não surtiu efeito. Aos 15 minutos, um balde de água fria nas pretensões do Bolivão: após David ser derrubado na grande área por Luiz Otávio, Carlos Alberto marcou o terceiro gol do Alvinegro, em nova cobrança de pênalti.

Depois do terceiro gol, o Estrela do Norte relaxou e permitiu que o Sampaio voltasse ao ataque. Aos 21 minutos, Luiz Otávio tentou de cabeça e quase diminuiu o placar para o time maranhense. Aos 25 minutos, Willian Simões arriscou de falta, mas Rafael salvou. No ataque seguinte, o Sampaio finalmente furou o bloqueio dos capixabas: após jogada de Raí, Geraldo apareceu na grande área e marcou para o Tubarão.

O gol animou o Sampaio Corrêa, que avançou ainda mais e lutou para reverter o prejuízo. Luiz Otávio, aos 32 minutos, apareceu como elemento surpresa, mas Rafael fez a defesa. A insistência tricolor foi premiada aos 38 minutos, com Robert aproveitando um bate-rebate na área para marcar o segundo gol do time maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.