Copa do Nordeste

Guia Nordestão: conheça os oponentes do Moto

O Papão enfrenta, na primeira fase, Piauí, Náutico e Salgueiro.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
O Náutico é o principal adversário do Moto na primeira fase.
O Náutico é o principal adversário do Moto na primeira fase. (Divulgação / Náutico)

SÃO LUÍS – Vice-campeão maranhense em 2014, o Moto Club inicia, nesta quinta-feira (5), a sua participação na Copa do Nordeste. No grupo C, o Papão terá, pela frente, três equipes que não conquistaram títulos na última temporada, mas que sonham com um bom papel no Nordestão e com a vaga na Copa Sul-Americana, destinada ao campeão da competição. Conheça os oponentes do Rubro-Negro, no especial do Imirante Esporte.

Piauí Esporte Clube

Fundado em: 1948

Títulos: 5 Estaduais (1966, 1967, 1968, 1969 e 1985)

Estádio: Albertão (44 mil torcedores)

Treinador: Marcão

Copa do Nordeste 2014: não disputou

Classificado como: vice-campeão piauiense em 2014

Destaque: Fabiano ‘Trator’ (atacante)

Fique de olho: Jorginho (lateral direito)

Dominante no futebol piauiense na década de 60, o Piauí Esporte Clube atravessa um jejum de 30 anos sem levantar um título estadual. Vice-campeão piauiense em 2014, o Enxuga-Rato estreia na Copa do Nordeste, mas sem muitas ambições, já que está em um grupo equilibrado. O Nordestão será a primeira competição do ano para a equipe.

Auxiliar-técnico na última temporada, o técnico Marcão aposta no entrosamento para ter um bom desempenho na competição, já que boa parte da equipe renovou contrato. O destaque é o atacante Fabiano ‘Trator’.

Clube Náutico Capibaribe

Fundado em: 1901

Títulos: 21 Estaduais

Estádio: Arena Pernambuco (46 mil torcedores)

Treinador: Moacir Júnior

Copa do Nordeste 2014: eliminado na primeira fase

Classificado como: vice-campeão pernambucano em 2014

Destaque: Júlio César (goleiro)

Fique de olho: João Ananias (volante)

Vice-campeão da Supercopa Maranhão, caindo diante do Sampaio Corrêa na final, o Náutico passa por um processo de reformulação, liderado pelo treinador Moacir Júnior. Em 2014, o Timbu decepcionou na Copa do Nordeste, fez uma campanha apenas mediana no Brasileiro Série B e caiu cedo na Copa do Brasil. O objetivo desse ano é melhorar o desempenho nas competições que disputará e voltar a conquistar o Estadual, que não levanta desde 2004.

O maior destaque do Náutico é o goleiro Júlio César, ex-Corinthians, que voltou a atravessar uma boa fase na equipe pernambucana. Outros nomes conhecidos são o zagueiro Leandro Euzébio, o lateral uruguaio Gastón Filgueira e o volante Fellipe Souto.

Salgueiro Atlético Clube

Fundado em: 1972 (refundado em 2005)

Títulos: Campeão pernambucano da Segunda Divisão (2007) e campeão da Copa Pernambuco (2005)

Estádio: Cornélio de Barros (10 mil torcedores)

Treinador: Sérgio China

Copa do Nordeste 2014: não disputou

Classificado como: terceiro colocado no Pernambucano 2014

Destaque: Lúcio (lateral esquerdo e meia)

Fique de olho: Kanu (atacante)

Depois de dois rebaixamentos no Campeonato Brasileiro, o Carcará do Sertão está se recuperando e se consolida, a cada ano, como a força do interior pernambucano. Depois de recuperar a vaga na Série C e beliscar um acesso à Série B, o Salgueiro almeja melhorar o desempenho na Copa do Nordeste: em 2013, a equipe disputou o torneio, mas caiu na fase de grupos.

Ex-treinador e jogador do Santa Cruz, Sérgio China é o comandante do Salgueiro, que conta com os experientes Marcos Tamandaré (ex-Sport e ex-Corinthians) e Lúcio (ex-Palmeiras) para avançar de fase no Nordestão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.