Basquete

América vence o Maranhão Basquete e mantém liderança

Líder invicto da LBF, o Alviverde não deu chances ao time maranhense.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Ayrton Vale / MB)

SÃO LUÍS – Mesmo em boa fase na Liga de Basquete Feminino (LBF), com duas vitórias nos dois últimos compromissos que disputou, o Maranhão Basquete sabia das dificuldades que teria diante do América, de Pernambuco, que lidera a competição e venceu todos os 10 primeiros jogos que disputou. Apesar dos esforços, o time maranhense foi dominado e batido por 93 a 61 pela equipe pernambucana, que mantém a série invicta e se consolida como time a ser batido na LBF.

Apesar da atuação pouco inspirada do Maranhão Basquete, a maranhense Iziane Castro foi a grande destaque em quadra, com 19 pontos e duas assistências. A cubana Gelis Gonzalez, com 11 pontos, foi a outra atleta do MB a terminar o jogo com duplo dígito em pontuação. Pelo América, destaque para a lateral Tiffany Hayes, com 22 pontos, seis rebotes e três assistências. Tamera Young (17 pontos), Tainá Paixão (16 pontos) e Érika Souza (13 pontos e cinco rebotes) também foram bem pelo Alviverde do Recife.

A derrota diante do América foi a segunda do Maranhão Basquete no Castelinho e a quarta na temporada. Com sete vitórias em 11 jogos, o time maranhense segue na quarta posição, com campanha inferior apenas ao América e aos paulistas São José e Americana. O time pernambucano, por sua vez, segue voando na LBF: 11 vitórias e 100% de aproveitamento.

As duas equipes voltam a jogar ainda nesta semana, dando continuidade ao returno da Liga de Basquete Feminino. O Maranhão Basquete fará o seu terceiro jogo seguido como mandante, no Ginásio Castelinho, contra o Brasília, em duelo que será disputado nesta sexta-feira (6), às 20h (horário local). O América viaja para São José dos Campos, onde enfrentará o São José, na noite de sábado (7).

O jogo

No embalo dos últimos resultados e em casa, o Maranhão Basquete começou bem a partida, com bons lances da cubana Gelis Gonzalez. Experiente, o time do América começou a segurar a pressão das maranhenses e impôs seu jogo, terminando o primeiro período com uma boa vantagem: 27 a 11. Com o ‘apagão’ no Q1, o MB tentou uma reação e até cortou a diferença, mas o Alviverde pernambucano não deixou de pontuar, levando uma vantagem de 12 pontos para o intervalo.

Mesmo com o bom momento no período anterior, o Maranhão Basquete voltou para o segundo tempo desatento e sem conseguir controlar a artilharia do América, que venceu o período por 26 a 15. Apesar de ter encaminhado a vitória, o time pernambucano não diminuiu o ritmo nos minutos finais, vencendo o último período por 25 a 16, terminando o jogo com uma diferença de 32 pontos e mostrando que está firme na briga pelo primeiro título na Liga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.