Basquete

Fora de casa, Maranhão Basquete vence Brasília e sobe na tabela

Com três vitórias em quatro jogos, o MB está na terceira posição da LBF.

Gustavo Arruda e Paulo de Tarso Jr / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Irene Egler / Ponto Marketing Esportivo)

BRASÍLIA – Em seu primeiro compromisso em 2015 na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Maranhão Basquete atuou longe de sua torcida e teve dificuldades nos primeiros dez minutos de jogo, mas mostrou sua força nos períodos seguintes e bateu o Brasília por 81 a 55, na noite desta quarta-feira (14), no Ginásio Clube Vizinhança. Foi a terceira vitória da equipe maranhense na competição.

Com Iziane bem marcada pela equipe da capital federal e anotando apenas 10 pontos, o Maranhão Basquete contou com ótimas atuações da pivô Letícia e da norte-americana Matee Ajavon. Letícia teve uma atuação firme no garrafão e mostrou desenvoltura no ataque, terminando o jogo com um duplo-duplo: 10 pontos e 17 rebotes. Ajavon, por sua vez, foi a cestinha do MB, com 17 pontos, e ficou a três rebotes de um duplo-duplo. Ex-atleta do Maranhão Basquete, a ala-armadora Cacá foi a melhor em quadra pelo time de Brasília, com 17 pontos.

Com três vitórias em quatro partidas e um aproveitamento de 75%, o Maranhão Basquete somou o seu sétimo ponto na Liga de Basquete Feminino e assumiu a terceira posição, superando o Sport Recife e ficando atrás apenas de Americana (SP) e América (PE). O Brasília, com apenas uma vitória em quatro jogos, está com cinco pontos e com uma campanha superior apenas ao Basquete Jaraguá (SC), que perdeu os seus cinco primeiros compromissos.

De volta a ação após um longo tempo sem jogos, Maranhão Basquete e Brasília terão, a partir de agora, um calendário bastante puxado. Já neste sábado (17), as duas equipes voltam a jogar pela temporada regular da LBF. O MB volta aos braços de sua torcida, no Ginásio Castelinho, para o duelo contra Presidente Venceslau (SP), enquanto o Brasília recebe o São José (SP), no Clube Vizinhança.

O jogo

A partida entre Brasília/Basquetevizi e Maranhão Basquete começou equilibrada. Jogando em casa, o time brasiliense começou um pouco melhor que a equipe maranhense. E a ligeira vantagem em quadra fez com que o time mandante abrisse 9 a 6 no placar. Com o passar do tempo, o Brasília/Basquetevizi seguia na frente, mas não conseguia abrir muitos pontos. Melhor para o MB, que cresceu nos minutos finais e conseguiu passar à frente a 53 segundos do fim do primeiro quarto: 19 a 16.

Na volta para o segundo quarto, o Maranhão Basquete mostrava superioridade em quadra. A pivô Êga comandava os ataques do time maranhense. A norte-americana Ajavon e a cubana Gelis contribuíam bem no setor ofensivo. Já na defesa, Letícia dominava o garrafão. Com tudo isso, o MB terminou o quarto com catorze pontos à frente: 41 a 27.

O terceiro período começou da mesma forma como o quarto anterior terminou. O Maranhão Basquete era superior em quadra e conseguia administrar bem a vantagem no placar. Em contrapartida, Cacá tentava manter o Brasília/Basquetevizi vivo no jogo. Porém, Ajavon estava precisa nos arremessos de quadra e garantia folga ao time maranhense no marcador: 38 a 60 ao fim do período.

No último quarto, o Maranhão Basquete administrou a bela vitória fora de casa. A defesa maranhense seguia tendo uma boa atuação e o ataque era preciso nos arremates. Sem forças para reagir, coube ao Brasília/Basquetevizi tentar diminuir a diferença no placar, mas foi em vão. O Maranhão Basquete fechou a partida com ampla vantagem: 81 a 55.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.