Série D

Por liderança, Moto Club enfrenta o River no Albertão

Para seguir na zona de classificação, o Papão precisa vencer em Teresina.

E+

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Arte: Mauricio Araya / Imirante)

TERESINA - River Atlético Clube (PI) e Moto Club se enfrentam hoje, às 17h, no Estádio Alberto Silva, na cidade de Teresina, pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Também neste domingo, pelo Grupo A2, o Guarany de Sobral receberá o Interporto (TO), às 16h, no Estádio do Junco, na outra partida da rodada. O Clube do Remo está de folga. Depois deste compromisso, o time maranhense passará três semanas sem jogar e só volta a campo na fase da volta da chave em duelo contra o próprio River, em São Luís.

O jogo River x Moto vale a liderança do grupo. O Papão é o atual líder, com cinco pontos, seguido do Remo, que tem cinco pontos (perde no saldo de gols). O campeão piauiense ocupa a terceira colocação, com quatro pontos. Quem vencer o confronto ficará isolado na primeira posição.

Na Série D, o Moto realizou três partidas – empatou com Remo por 1 x 1, em Bragança, no interior do Pará, e ficou no 2 x 2 com Interporto, em São Luís. Por último, venceu o Guarany de Sobral por 3 x 1, também no Castelão. O River cumpriu dois jogos – ganhou o Guarany de Sobral por 2 x 1 e empatou com o Remo por 1 x 1.

Para o Moto, o jogo diante do River encerra a fase de ida. O Papão passará dois domingos sem jogar. Seu próximo compromisso, já pela volta, será contra o próprio River, dia 31 deste mês, pela sétima rodada. A partida da segunda fase será realizada no Estádio Castelão. O River, por sua vez, cumprirá neste domingo a sua terceira partida. Depois, ficará faltando o jogo contra o Interporto para finalizar a fase de ida.

Escalações

O time do Moto está em Teresina desde ontem à noite. A viagem da delegação foi antecipada, com a intenção de permitir um treino, na manhã de ontem, no Albertão, para reconhecimento do gramado. O técnico motense, Edson Porto, armou a equipe com três volantes, aproveitando João Neto ao lado de Pierre e Curuca. Com apenas está dúvida, o restante da equipe deve ser a mesma que venceu na rodada passada.

Caso João Neto, que teve sua situação regularizada não jogue, Jefferson Abreu segue na equipe. “Com João Neto, ganhamos na marcação sem perder a criação”, disse Edson Porto.

No River, o técnico Josué Teixeira também espera contar com reforços. O Galo poderá contar com Marquinhos, lateral que foi apresentando no início da semana e está regularizado. Quem volta ao time é o atacante Júnior Chicão, que se recuperou de lesão. Bruno Chocolate, que entrou no jogo passado, pediu para ser liberado porque recebeu proposta para ir jogar em Portugal.

Torcida rubro-negra vai “invadir” o Albertão

Em bom número, a torcida do Moto estará presente no Albertão. De quatro a cinco ônibus lotados e mais os torcedores independentes invadirão o estádio da capital piauiense para apoiar o time na tentativa de se manter na liderança do grupo.

Para assegurar toda tranquilidade aos monteses, que estarão no estádio, o presidente da FMF, Antônio Américo Lobato Gonçalves, se reuniu, no fim da tarde de sexta-feira, com dirigentes do Moto, representantes das torcidas organizadas e toda a diretoria da entidade. Na oportunidade, o dirigente falou das providências tomadas. Disse que conseguiu batedores da Polícia Militar do Piauí para acompanhar os ônibus dos torcedores maranhenses, bem como a Federação Piauiense prometeu reservar um local (na sombra) nas arquibancadas, além de ingressos ao preço popular de R$ 10,00 especialmente para a torcida rubro-negra. Como a recíproca é verdadeira, ficou acertado que, quando os riverinos vierem a São Luís, daqui a duas semanas, o preço será o mesmo no Castelão.

"Conseguimos tomar todas as providências para que a torcida do Moto seja bem recebida no Albertão”, ressaltou o presidente da FMF.

Em retribuição, os torcedores do Moto levarão uma faixa com a inscrição “Saudamos o River a galera do Piauí” agradecendo a hospitalidade.

Partida terá duelo nos bancos de reservas com reencontro de técnicos

Nos bancos de reservas, o jogo terá um duelo à parte. Trata-se do reencontro dos treinadores Josué Teixeira e Edson Porto. Porto dirigiu o River no ano passado e acabou como vice-campeonato estadual e já enfrentou o adversário, à época comandante do Flamengo (PI). Hoje, as cores mudaram. Teixeira agora é tricolor, enquanto Porto é rubro-negro.

No confronto válido pela quarta rodada da Série D do Brasileiro, a liderança do Grupo A2 está em jogo. Para Teixeira, as duas equipes têm totais condições de garantir uma vaga na segunda fase do nacional. Porém, no que depender dos torcedores, o clima de provocação já começou pelas redes sociais. E o treinador não gostou de alguns comentários atribuídos a torcedores adversários.

“A gente não quer mais escutar as histórias que escutamos no fim de semana, que time de São Luís não perde para time de Teresina. Então, vejo como um desafio grande, pois a gente tem de recuperar toda essa imagem e ainda ganhar o jogo”, pontuou o técnico.

Elogios

E mesmo "mordido" pelos comentários, Josué Teixeira reconhece a boa campanha do adversário, mas relembra que, depois de sua chegada ao River, o time conseguiu o título estadual, que não vinha há sete anos. “Porto é um grande treinador, que teve uma passagem muito boa por aqui. Infelizmente, perderam a decisão no último jogo em fatalidade, ao levar um gol contra vencendo por 2 x 0. Mas, ainda assim, marcou a história dele com uma grande campanha. Depois, cheguei aqui e ganhei o campeonato e agora a gente espera fazer o River crescer ainda mais e buscar essa classificação na frente do Moto Clube”, comentou.

Para buscar mais informações do time rubro-negro maranhense, Josué Teixeira contou com a ajuda dos recursos de vídeos. Já Edson Porto tem o conhecimento de alguns atletas que já viu jogar no estadual do Piauí e até comandou, caso do meia Thiago Marabá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.