Liga de Basquete Feminino

Atletas do Maranhão Basquete se preparam para a LBF

A estreia do Maranhão Basquete na LBF, temporada 2013/2014, será no dia 12 de janeiro.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - A estreia do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2013/2014 será apenas no dia 12 de janeiro. No entanto, a equipe maranhense quer começar com vitória sua caminhada rumo ao inédito título da principal competição de basquete feminino do país. Por isso, é preciso se preparar com todo cuidado para aguentar a sequência de jogos da LBF. E as meninas do Maranhão Basquete sabem disso e estão dispostas a mostrar, a cada treino, que podem se tornar campeãs nacionais. Suar já faz parte do dia a dia das jogadoras.

E quem pensa que vida de atleta é fácil, não sabe do que as jogadoras do MB vêm “sofrendo”. Os treinos físicos, comandados pelos preparadores físicos Fabiano Furtado e Samir Sotão, estão ficando cada vez mais puxados. A dupla faz realmente as jogadoras suarem a camisa, principalmente quando os treinos físicos ocorrem na praia.

Segundo Fabiano Furtado, as atletas do MB, que começaram a preparação visando a estreia da LBF no início de dezembro estão em nível muito bom. A maioria das jogadoras do elenco estava em plena atividade o que ajuda no trabalho desenvolvido pelos preparadores físicos.

“Temos uma equipe que boa parte dela vinha jogando no Campeonato Paulista. Isso, de certa forma, deu uma condição favorável de nós adiantarmos o nosso trabalho, tendo em vista o tempo de preparação que teremos até o dia do jogo (12 de janeiro). E muito mais do que isso, o próprio compromisso, dedicação e entrega das atletas têm sido notável. Esperamos, durante toda a temporada, realizar uma competição à altura da tradição do basquete do Estado do Maranhão e lograrmos ao êxito que é chegar ao título”, comentou.

Treinar na areia da praia pode representar melhoras significativas para o desempenho das atletas dentro de quadra. Ou seja, o torcedor maranhense pode ter certeza de que as meninas do MB estarão “voando” nos jogos da LBF.

“O treino na caixa de areia ajuda muito em alguns componentes físicos do desporto como força, potência e velocidade. E isso é possível ser trabalhado na areia. Ao longo destes três anos, isso tem nos rendido resultados satisfatórios. Esperamos também, através de outros treinos, aprimorar a condição destas atletas”, explica o preparador físico.

E Fabiano Furtado revela que para que as atletas estejam no nível desejado e planejado pela comissão, elas ainda terão de suar muito. “Todo mundo, até o dia do jogo, vai suar bastante na areia. Vamos suar bastante na quadra e na academia também para que a gente possa aprimorar as condições destas atletas. Vamos dar a elas as condições necessárias para atuarem”, finalizou.

O discurso de trabalhar forte realmente foi compreendido pelo experiente elenco do Maranhão Basquete. Para a armadora Roberta, é preciso dedicação para que o time maranhense alcance seus objetivos dentro desta edição da LBF.

“A preparação técnica e física está perfeita. O trabalho da comissão é magnífico e tudo é planejado para que a gente chegue bem neste primeiro jogo e siga bem durante toda a competição. Está tudo certo”, disse.

O primeiro jogo do Maranhão Basquete nesta edição da LBF está marcado para o dia 12 de janeiro. A equipe maranhense enfrentará o Ourinhos (SP). No dia seguinte (13), o MB volta a quadra para enfrentar o Santo André (SP). As duas partidas ocorrerão no Ginásio Castelinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.