Copa Cidade

Relembre as campanhas de Sampaio e Cordino no 1º turno

As duas equipes iniciam, nesta terça-feira (12), a final do primeiro turno da Copa Cidade.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
 Finalista da Série C, o Sampaio Corrêa também faz bonito na Copa Cidade, com quatro vitórias em cinco jogos. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Finalista da Série C, o Sampaio Corrêa também faz bonito na Copa Cidade, com quatro vitórias em cinco jogos. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (12), Sampaio Corrêa e Cordino iniciarão as finais do primeiro turno da Copa Cidade de São Luís, competição que dá ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2014. De um lado, o Tricolor busca o título para garantir sua vaga na final do torneio e seguir na expectativa de disputar, pelo sexto ano seguido, a competição nacional. Do outro, a equipe de Barra do Corda quer surpreender e mostrar que pode fazer bonito entre os grandes do futebol maranhense. Confira, no Imirante Esporte, como as equipes chegaram até esta final.

Sampaio Corrêa

Campeão em 2012 da então chamada Taça Cidade, o Sampaio não trata a competição deste ano como única prioridade por causa da disputa do Campeonato Brasileiro Série C, onde conseguiu garantir a sua vaga na final. Entretanto, sem ter uma vaga na Copa do Brasil garantida, o Tricolor busca o título do torneio e faz um bom papel com a sua base reserva, formada por ex-titulares da equipe nas conquistas recentes (Denílson, Deca e Robson Simplício) e algumas novidades (Rayllan, Erlon e Raniere).

Logo na estreia, diante do Araioses, o Bolivão mostrou que não estava para brincadeira nesta Copa Cidade: com uma atuação magistral de Rayllan, o Sampaio venceu por 3 a 0 e, já de cara, assumiu a liderança do grupo. A classificação para as semifinais foi garantida, de forma antecipada, após uma vitória sobre o Bacabal, por 1 a 0, em pleno Correão.

No último duelo da primeira fase, o Sampaio enfrentou o Cordino, precisando apenas de um empate para assegurar a liderança. Apesar de precisar de um resultado mais simples, a Bolívia não tirou o pé e venceu o futuro adversário da final por 2 a 0, confirmando a sua ida para a fase seguinte com três vitórias em três jogos.

Nas semifinais, o time da capital enfrentou o Balsas, vice-líder do grupo B. No primeiro duelo, disputado no estádio Cazuza Ribeiro, o Tricolor sofreu, mas conseguiu um empate em 2 a 2. Com a vantagem de um novo empate no segundo jogo, em São Luís, o Sampaio fez mais: em sua melhor atuação na competição, o Bolivão goleou por 5 a 1, em noite inspirada de Júnior Chicão, que balançou as redes duas vezes.

Cordino

Quase rebaixado no Campeonato Maranhense, o Cordino surpreendeu os favoritos para chegar à decisão do primeiro turno. Sob o comando do treinador português Luis Miguel Oliveira, a Onça mostrou que aprontaria na competição logo em sua estreia, diante do Bacabal: mesmo atuando fora de casa, no estádio Correão, o time não se intimidou e conquistou a vitória por 2 a 1 com um gol de Francivaldo, aos 47 minutos do segundo tempo.

 Jogadores do Cordino festejam, na vitória sobre o Moto Club: a Onça de Barra do Corda mostrou muita competência como visitante para conquistar a vaga na final do turno. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Jogadores do Cordino festejam, na vitória sobre o Moto Club: a Onça de Barra do Corda mostrou muita competência como visitante para conquistar a vaga na final do turno. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

A equipe de Barra do Corda, após a ótima estreia, teve a chance de se garantir a sua classificação antecipada em casa, no estádio Leandrão, mas ficou no empate em 1 a 1 contra o Araioses, tendo que decidir a vaga em São Luís, contra o Sampaio. Contra o hoje adversário na decisão, o Cordino poderia perder por até três gols de diferença que confirmaria o passaporte para as semifinais. Foi o que aconteceu: mesmo sofrendo a derrota por 2 a 0, a Onça seguiu no turno.

Nas semifinais, além de ter que decidir como visitante e sem contar com a vantagem dos dois empates, o Cordino teve que encarar o Moto Club, que teve 100% de aproveitamento na primeira fase e que, mesmo com Kléber Pereira fora, contava com o melhor ataque da fase de grupos. No primeiro jogo, um empate em 2 a 2 em Barra do Corda, com Ulisses (ex-jogador do Cordino) marcando os dois gols do Papão. Com a necessidade da vitória na partida da volta, em São Luís, o Cordino voltou a aprontar como visitante: com gols de Rivelino e Dodô, a equipe se garantiu na final do primeiro turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.