Campeonato Maranhense

FMF divulga fórmula de disputa do Campeonato Maranhense 2014

As dez equipes participantes foram divididas em dois grupos e disputarão dois turnos.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
 Atual campeão maranhense, o Maranhão Atlético fará o primeiro clássico do Estadual 2014, contra o Sampaio Corrêa. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
Atual campeão maranhense, o Maranhão Atlético fará o primeiro clássico do Estadual 2014, contra o Sampaio Corrêa. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)

SÃO LUÍS – Na tarde desta quinta-feira (7), através de seu site oficial, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense de Futebol de 2014. O torneio, que deverá ter início em janeiro, contará com a participação de dez equipes, que disputarão dois turnos para definir os finalistas.

Os times participantes foram divididos em dois grupos, com os tradicionais Sampaio Corrêa e Moto Club sendo colocados em lados diferentes. No primeiro turno, as equipes jogam entre si em cada chave, com o líder e o vice-líder se classificando para as semifinais. Na semifinal e na final, haverá a vantagem do mando de campo e de dois empates para quem tiver a melhor campanha. Neste turno, haverá o primeiro grande clássico do futebol maranhense em 2014: Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético estão no mesmo grupo e se enfrentarão na primeira fase.

No segundo turno, os confrontos mudam: os times do Grupo A medirão forças contra as equipes do Grupo B, em cinco rodadas. Novamente, classificam-se os dois melhores de cada chave, para realizarem a semifinal e a final. No returno, o Moto Club fará dois clássicos contra o MAC e o Sampaio Corrêa, ambos pela fase de grupos.

A decisão do Estadual 2014 será realizada entre o campeão do primeiro turno e o vencedor do segundo turno. Assim como nos demais confrontos de mata-mata, a equipe que teve o melhor desempenho em toda a competição jogará com a vantagem de dois resultados iguais. Os dois times rebaixados serão aqueles que tiverem menos pontos na classificação geral, que levará em conta o desempenho dos dois turnos.

O campeão estadual de 2014 conquistará vaga para três competições: a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, ambas em 2015, e também para a Série D, no segundo semestre de 2014. Caso o Sampaio Corrêa seja campeão maranhense, a vaga na Quarta Divisão ficará com o vice-campeão, já que o Tricolor estará na disputa do Campeonato Brasileiro Série B.

Confira os grupos do Estadual 2014:

Grupo A: Araioses, Cordino, Imperatriz, Moto Club e São José de Ribamar.

Grupo B: Bacabal, Balsas, Maranhão Atlético, Sampaio Corrêa e Santa Quitéria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.